Blog

#1 ESTRATÉGIAS DE MARKETING ONLINE – SEO

Actualmente a internet faz parte das nossas vidas e por isso mesmo quem tem uma empresa sabe da importância de investir em acções que ajudem a proporcionar oportunidades para multiplicarem as suas oportunidades de negócio. E é isso mesmo que o Marketing Digital faz, ou seja, criar um conjunto de estratégias voltadas para a promoção de uma marca na internet.

Este conjunto de estratégias compreende diferentes frentes de actuação, sendo uma delas as estratégias de SEO – Search Engine Optimization. O SEO não é mais do que um conjunto de técnicas que tem por objectivo tornar os sites mais amigáveis para os sites de pesquisa (ex. google). Aparecer ou não nos sites de pesquisa é de uma importância crucial e pode muito bem ditar o sucesso ou fracasso de uma empresa, quer se trate de empresas que façam venda online(e-commerce) ou não.

Pesquisas e estudos efectuados em sites nacionais e internacionais, tais como (Marketing LandUzu-MediaSM Web.esCoach Digital, etc) apontam algumas sugestões de estratégias de SEO que gostariamos de partilhar convosco.

  • Voice Search (procura por voz)
    As pesquisas por voz têm vindo a ganhar terreno e estima-se que em 2020 mais de metade das pesquisas online seja feita através do recurso às pesquisas de voz. Num mundo em que cada vez mais procuramos a maneira fácil e rápida de ter acesso às informações a pesquisa de voz torna-se a opção ideal face a escrever questões e por isso mesmo as empresas devem começar a optimizar as suas estratégias para esta nova vertente. A pesquisa por voz, permite consultas e correções ortográficas, aceder ao que foi procurado anteriormente, contexto com base na localização e aplicação, etc.

É importante não esquecer de:

  1. construir o conteúdo utilizando palavras-chave longas (adoptar uma linguagem mais natural e conversacional);
  2. focar-se no mercado local (cada vez mais se pesquisa sobre empresas locais, relativamente a horários, contactos, distâncias, e ter um registo actualizado no Google my Business, por exmeplo, é fundamental para se diferenciar da concorrência).
  3. conteúdo responsivo (dada a importância das pesquisas via mobile é importante que os conteúdos estejam optimizados para estas versões, uma boa ferramenta para avaliar e testar é o Page Speed Insights do Google).
  4. incluir uma pergunta e uma resposta nos conteúdos ( “quem”, “o quê”, “quando” e “onde”, fazem parte da maioria das pesquisas por voz, uma sugestão é criar uma página de FAQ´s)
  • Experiência do utilizador

Desde o ano passado que sabemos que a experiência do utilizador é muito importante. O tempo que um site demora a carregar, sendo o ideal menos de 3 seg, deve ser tido em conta, bem como a sua estrutura de navegação e conteúdos. Este último deverá ser intercativo e relevante, com recurso a video e a fotos.

  • Índice móvel

Quantos de nós ao precisar de algo recorremos a uma pesquisa na internet antes mesmo de fazermos uma visita a uma loja física. A facilidade e a rapidez, aliadas aos avanços da tecnologia e ao facto de os nossos dias serem uma correria, fazem dos smartphones e tabletes uma forma rápida de aceder às informações. Por tudo isto, o investimento em sites “responsivos” com recursos intuitivoe e conteúdos flexíveis e adaptados ao mobile são uma mais valia.

  • Link building

Fragementos em destaque e respostas rápidas são formas de garantir a satisfação dos clientes. Ao invês de abrir um link, ter um fragmento que responda de forma resumida ao site é o ideal. Algumas estratégias de Link Building, passam por:

  1. redes sociais (partilhar nas redes sociais o conteúdo que insere no site);
  2. analisar a concorrência ( liste as páginas que estão a gerar mais tráfego e analise os seus blacklinks, tente relacionar o seu site a site com relevância);
  3. influenciadores digitais (stabeleça parcerias para que os influenciadores digitais o mencionem nas suas plataformas atingindo mais público e visibilidade);
  4. parcerias (comente artigos de sites relacionados com a sua área de negócios);
  5. links de qualidade (sempre que escrever um artigo coloque um link para um site concorrente que aborde o mesmo tema);
  6. novidades (publique artigos com as suas novidades para obter outros links).

Ficou com dúvidas, talvez possamoa judar, clique aqui.

Anita#1 ESTRATÉGIAS DE MARKETING ONLINE – SEO

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *