Já sabe que é importante conhecer a sua audiência, sobretudo porque só dessa forma poderá oferecer o conteúdo certo para a mesma.
Se ficou com dúvidas ou não leu o nosso artigo sobre a Público Alvo – Porque é importante definir o seu, aconselhamos a que o leia para evitar perder tempo dirigindo os seus esforços para o target errado.
Abaixo deixamos-lhe uma check-list dos 10 aspectos mais importantes que precisa saber sobre a sua audiência.
1- Quem é a sua audiência?
- Que idade têm
- Qual é a sua formação académica
- Onde vivem
- O que faze nos tempos livres
- Qual o estilo de vida
- Onde gostam de estar fora do horário de trabalho, onde convivem
- Que sites visitam
- Que tipo de conversas estão a ter
- Estão a falar com os seus parceiros/concorrência
- Qual é o seu vencimento
- Qual é a sua linguagem/ tom / casual ou profissional
2- Quais são as suas necessidades?
- Porque necessitam do seu produto/serviço
- Qual é o impacto financeiro e emocional que a necessidade tem na sua vida
- O que acontece se não tiverem o seu produto/serviço
- Que alternativas existem
- Conseguem mitigar ou reduzir as suas necessidades por si próprios caso não os ajude
3- De que forma o seu produto/serviço pode mitigar ou reduzir a necessidade ?
- Como resolve as necessidades do negócio
- Que alívios oferece e por quanto tempo
- Melhora a sua eficiência
- Ajuda a suster melhor o seu negócio
- Ajuda-os o melhor o seu ROI
- Simplifica o seu negócio
- Ajuda-os a servir melhor os clientes e aumenta a sua satisfação
- Inspira-os e ajuda no relacionamento com a audiência e com os clientes
4- De que forma o seu produto/serviço consegue inspirar pessoalmente e profissionalmente?
- Transmite esperança
- Ajuda a ter um dia melhor
- faz com que a sua família esteja mais em paz
- Ajuda a manter o emprego
- Ajuda a ter melhor qualidade de vida e a viver mais anos
- Aumentas as oportunidades de carreira
5- Como se posiciona o seu produto/serviço?
- Que produtos/serviços substituem os seus, incluindo concorrência e produtos/serviços faça você mesmo
- Porque razão escolher uma opção faça você mesmo (tempo, valor, falta de confiança ou tudo ao mesmo tempo)
- Eles optam por uma solução faça você mesmo porque a necessidade não é forte o suficiente para justificar investimento e gastos extra
- Qual a posição do seu produto/serviço relação à concorrência (melhor ou pior e porque razão)
6- De que forma é diferente?
- Como se diferencia o seu produto/serviço
- Os clientes acreditam na sua história
- Percebem porque razão é diferente
- Porque razão devem comprar consigo e não com a concorrência
- Qual a sua posição de mercado em relação à concorrência
7- O que está a fazer a sua concorrência?
- Como é qua a sua audiência se relaciona com a sua concorrência
- O que estão a fazer os seus concorrentes que você não faz
- Porque razão fazem as coisas de forma diferente
- Que tipo de resposta estão a receber online e offline do seu público alvo
- O relacionamento é diferente do que estabelecem consigo
- A sua concorrência tem um tom, uma mensagem e marca consistentes
- A sua concorrência está a relacionar-se da forma que a sua audiência deseja
- Quais são os pontos fracos da forma como a sua concorrência se relaciona e vantagens que pode usar em seu benefício
8- Quais os produtos/serviços substitutos aos que oferece?
- Se não compram os seus produtos/serviços o que compram
- Quais os produtos/serviços que mais concorrência fazem aos seus
- Quais são produtos/serviços gratuitos que podem ser usados como substitutos do seu
- O facto de não lhe comprarem produtos/serviços terá algum tipo de impacto nas suas vidas
9- O que está o seu público alvo a fazer online e offline?
- Que sites visitam e offline o que costumam ler
- Que conversas têm e sobre o quê
- Com quem falam
- Qual o tom de comunicação
- O tom muda consoante a pessoa com quem estão a falar
- O tom varia consoante a plataforma utilizada (Facebook, Instagram, LinkedIn, etc)
- Como estão a interagir e a responder aos seus parceiros, negócios locais e concorrência
10- Quais as razões emocionais para lhe comprarem a si?
- Têm uma necessidade de pertencer a algo?
- Querem fazer parte de algo maior que eles, talvez até maior que você
- Querem ter conhecimentos
- Procuram mais estatuto
- Têm intenção de aumentar a sua posição de mercado, na indústria ou nicho
- Procuram apenas inspiração
- Necessitam que você os inspire
O conteúdo que se relaciona com a audiência é a chave para incentivar essa mesma audiência a ouvi-lo, a interagir e executar uma determinada acção.
Lembre-se que o conteúdo é a base de qualquer conversa e que esta é o combustível que o irá levar ao sucesso nas redes sociais. Por isso, é tão importante usar o conhecimento que tem da sua audiência para criar conteúdo interessante que capte a sua atenção e os inspire a ligar-se, conversar e interagir com a sua marca.
Não basta dizer que existe, é necessário dizer que existe e demonstrar que é de confiança.