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10 Coisas que precisa saber sobre a sua audiência

Já sabe que é importante conhecer a sua audiência, sobretudo porque só dessa forma poderá oferecer o conteúdo certo para a mesma.

Se ficou com dúvidas ou não leu o nosso artigo sobre a Público Alvo – Porque é importante definir o seu, aconselhamos a que o leia para evitar perder tempo dirigindo os seus esforços para o target errado.

Abaixo deixamos-lhe uma check-list dos 10 aspectos mais importantes que precisa saber sobre a sua audiência.

1- Quem é a sua audiência?
  • Que idade têm
  • Qual é a sua formação académica
  • Onde vivem
  • O que faze nos tempos livres
  • Qual o estilo de vida
  • Onde gostam de estar fora do horário de trabalho, onde convivem
  • Que sites visitam
  • Que tipo de conversas estão a ter
  • Estão a falar com os seus parceiros/concorrência
  • Qual é o seu vencimento
  • Qual é a sua linguagem/ tom / casual ou profissional
2- Quais são as suas necessidades?
  • Porque necessitam do seu produto/serviço
  • Qual é o impacto financeiro e emocional que a necessidade tem na sua  vida
  • O que acontece se não tiverem o seu produto/serviço
  • Que alternativas existem
  • Conseguem mitigar ou reduzir as suas necessidades por si próprios caso não os ajude
3- De que forma o seu produto/serviço pode mitigar ou reduzir a necessidade ?
  • Como resolve as necessidades do negócio
  • Que alívios oferece e por quanto tempo
  • Melhora a sua eficiência
  • Ajuda a suster melhor o seu negócio
  • Ajuda-os o melhor o seu ROI
  • Simplifica o seu negócio
  • Ajuda-os a servir melhor os clientes e aumenta a sua satisfação
  • Inspira-os e ajuda no relacionamento com a audiência e com os clientes
4- De que forma o seu produto/serviço consegue inspirar pessoalmente e profissionalmente?
  • Transmite esperança
  • Ajuda a ter um dia melhor
  • faz com que a sua família esteja mais em paz
  • Ajuda a manter o emprego
  • Ajuda a ter melhor qualidade de vida e a viver mais anos
  • Aumentas as oportunidades de carreira
5- Como se posiciona o seu produto/serviço?
  • Que produtos/serviços substituem os seus, incluindo concorrência e produtos/serviços faça você mesmo
  • Porque razão escolher uma opção faça você mesmo (tempo, valor, falta de confiança ou tudo ao mesmo tempo)
  • Eles optam por uma solução faça você mesmo porque a necessidade não é forte o suficiente para justificar investimento e gastos extra
  • Qual a posição do seu produto/serviço relação à concorrência (melhor ou pior e porque razão)
6- De que forma é diferente?
  • Como se diferencia o seu produto/serviço
  • Os clientes acreditam na sua história
  • Percebem porque razão é diferente
  • Porque razão devem comprar consigo e não com a concorrência
  • Qual a sua posição de mercado em relação à concorrência
7- O que está a fazer a sua concorrência?
  • Como é qua a sua audiência se relaciona com a sua concorrência
  • O que estão a fazer os seus concorrentes que você não faz
  • Porque razão fazem as coisas de forma diferente
  • Que tipo de resposta estão a receber online e offline do seu público alvo
  • O relacionamento é diferente do que estabelecem consigo
  • A sua concorrência tem um tom, uma mensagem e marca consistentes
  • A sua concorrência está a relacionar-se da forma que a sua audiência deseja
  • Quais são os pontos fracos da forma como a sua concorrência se relaciona e vantagens que pode usar em seu benefício
8- Quais os produtos/serviços substitutos aos que oferece?
  • Se não compram os seus produtos/serviços o que compram
  • Quais os produtos/serviços que mais concorrência fazem aos seus
  • Quais são produtos/serviços gratuitos que podem ser usados como substitutos do seu
  • O facto de não lhe comprarem produtos/serviços terá algum tipo de impacto nas suas vidas
9- O que está o seu público alvo a fazer online e offline?
  • Que sites visitam e offline o que costumam ler
  • Que conversas têm e sobre o quê
  • Com quem falam
  • Qual o tom de comunicação
  • O tom muda consoante a pessoa com quem estão a falar
  • O tom varia consoante a plataforma utilizada (Facebook, Instagram, LinkedIn, etc)
  • Como estão a interagir e a responder aos seus parceiros, negócios locais e concorrência
10- Quais as razões emocionais para lhe comprarem a si?
  • Têm uma necessidade de pertencer a algo?
  • Querem fazer parte de algo maior que eles, talvez até maior que você
  • Querem ter conhecimentos
  • Procuram mais estatuto
  • Têm intenção de aumentar a sua posição de mercado, na indústria ou nicho
  • Procuram apenas inspiração
  • Necessitam que você os inspire

O conteúdo que se relaciona com a audiência é a chave para incentivar essa mesma audiência a ouvi-lo, a interagir e executar uma determinada acção.

Lembre-se que o conteúdo é a base de qualquer conversa e que esta é o combustível que o irá levar ao sucesso nas redes sociais. Por isso, é tão importante usar o conhecimento que tem da sua audiência para criar conteúdo interessante que capte a sua atenção e os inspire a ligar-se, conversar e interagir com a sua marca.

Não basta dizer que existe, é necessário dizer que existe e demonstrar que é de confiança.

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