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3 Princípios de Psicologia para aumentar o engagement social

Os seus posts estão a gerar engagement social suficiente?

Necessita de dicas de como se relacionar com a sua audiência?

O engagement nas redes sociais é fortemente determinado pela forma como os seus posts geram interacção com a sua audiência. Por conseguinte uma boa forma de aumentar este engagement social é incorporando uma vertente psicológica nos seus posts. Seguem alguns exemplos:

1. FOQUE-SE NUM DESEJO

“A general ‘law of least effort’ applies to cognitive as well as physical exertion. The law asserts that if there are several ways of achieving the same goal, people will eventually gravitate to the least demanding course of action.”

De forma a aplicar este princípio ao seu conteúdo deve mantê-lo simples.

No exemplo abaixo da GetResponse, vemos que a empresa reconhece que eles pretendem que as pessoas que subscrevem as suas newsletters se sintam como se estivessem a ter uma conversa real com a marca. Por essa razão, a GetResponse sugere que as empresas utilizem estas estratégias.

O post inclui igualmente a palavra “querer” que acciona um desejo nos leitores que os convence de que eles podem conversar mesmo com uma pessoa real.

Finalmente, a GetResponse capta a ideia de simplicidade no artigo a que o post está linkado, “7 Strategics to Give Your Email Campaign a Human Touch”. Em resultado de apresentar o conteúdo de uma forma simples e directa os leitores começam a acreditar que não é assim tão difícil de criar uma relação com a sua audiência, através de emails, como eles pensavam que era e que, consequentemente encontraram uma solução para o seu problema.

Dica: Poderá obter mais interacção com o seu conteúdo se conseguir que a sua audiência acredite que consegue fazer tudo.

2. APELE A PESSOAS QUE PROCURAM CONHECIMENTO

Não há nada que as pessoas mais gostem do que uma explicação.

A palavra “porquê” é uma excelente palavras-chave para usar nos seus posts. Por essa razão use-a para despertar a curiosidade dos leitores que querem obter respostas a uma determinada questão. Mesmo que não estivessem a pensar na sua questão antes, mais provavelmente agora já o estarão a fazer. É este o poder do “porquê”.

Dica: Diga à sua audiência porque razão necessitam de algo como o que vão conseguir alcançar ao ler o seu conteúdo, ver o seu vídeo ou usar o seu produto/serviço.

3. EXPLORE O MEDO DE PERDA

Faz parte da natureza humana estar apreensivo em relação a ser deixado de fora, ser colocado de parte. Queremos saber tudo e estar onde a acção acontece. Querem, basicamente, ser incluídos.

Quando recusamos uma oportunidade ficamos com receio de que vamos perder algo que até poderia acabar por vir a ser um grande benefício para nós. Por ex. se existir uma conferência importante na na sua área de actuação, pode-se sentir tentado a assistir à mesma por receio de que se não o fizer pode estar a perder uma boa oportunidade e que outras pessoas da sua área, e até mesmo da concorrência, podem beneficiar. Ao assistir a uma conferência destas consegue fazer evoluir a sua marca e negócio através de networking com outros colegas.

Como se aplica ao meu negócio

Aplicando ao seu negócio seria o equivalente a oferecer um ebook com um relatório sobre a indústria na qual a sua empresa se insere ou até a dar acesso a funcionalidades extra do seu produto ou serviço. O que quer que seja que decida convide sempre a sua audiência para fazer parte da sua experiência.

Quando começar a incluir a sua audiência no que está a fazer vai notar as melhorias no engagement dos seus posts nas redes sociais. Não permita que a sua audiência receie ficar de fora do seu negócio. Dê-lhes todas as oportunidades para fazer parte e participar do seu negócio.

É tudo uma questão de inclusão e você deve começar a colocar isso em prática na sua estratégia de redes sociais. Ao fazê-lo está a envolver a sua audiência no que está a fazer e a tornar também mais pessoal para eles. Com isto a sua audiência acaba por criar um sentido de pertença à sua marca.

Dica: Identifique um conteúdo valioso que pode fornecer para as pessoas da sua área de actuação e ao qual elas não vão conseguir dizer que não e partilhe-o nas diversas redes sociais.

Esperamos que tenha gostado do nosso texto e acima de tudo que tenha conseguido reter como o engagement social é uma parte vital de qualquer estratégia de marketing..

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