Criar um calendário de conteúdos sociais não necessita de ser um bicho de 7 cabeças nem tem de ser feito numa plataforma totalmente inovadora e feita à medida.
Quais as vantagens de criar um calendário de publicações?
As redes sociais são utilizadas acima de tudo para interacções, promoção de conteúdo, assistência ao cliente, promoção de ofertas e etc. Gerir todas estas acções acaba por envolver muitas pessoas e estratégias e por essa razão quando não é efectuado correctamente pode gerar múltiplos problemas.
Enquanto centraliza num só local todos os seus “rascunhos” de posts nas redes sociais, está a permitir que todas as pessoas envolvidas nessa tarefa saibam o que cada um está a fazer, vejam as últimas alterações e updates e possam planear o seu próprio conteúdo de acordo com o seu.
Utilize o calendário de conteúdos sociais para rastrear uma série de itens, nomeadamente:
Depois de determinar o que adicionar ao seu calendário, chegou a hora de o criar. Como fazê-lo?
1. FOLHA DE CÁLCULO EXCEL
Para começar o seu calendário em primeiro lugar pode criar uma folha em branco num ficheiro Excel ou, pode igualmente, procurar um template online. Ao invés pode adicionar uma folha para cada rede social em que vai trabalhar de forma a manter a informação separada.
Mais provavelmente mesmo que utilize um template vai querer customizá-lo. Adicione toda a informação que a sua equipa necessita de saber e deixe de fora tudo o que não é necessário, por ex. é importante saber quem é o responsável por cada update, adicione então uma coluna para essa informação. Se a maioria dos seus posts não têm links, consequentemente, não vai necessitar de uma coluna para essa informação.
Tenha em mente que nem todas as informações necessitam de estar escritas no calendário, por isso, pode por ex. utilizar um código de cores para identificar os membros ou outra segmentação relevante de forma a organizar melhor o seu calendário.
2. GOOGLE CALENDER
Os calendários geridos no Google Calender são, acima de tudo, familiares e acessíveis. São fáceis de usar por qualquer pessoa que se sinta à vontade com folhas de cálculo. A funcionalidade colaborativa é muito útil e permite ainda o upload de informação via ficheiro .csv.
Crie diferentes calendários para cada membro, cliente ou rede social para tornar mais fácil a segmentação do conteúdo. Em resultado irá obter uma vista de calendário não só do que está a ser publicado como também de quem é o responsável pelo conteúdo ou em que categorias ele se insere.
Decida que sistema quer adoptar para o seu calendário (colorido por rede social ou por tipo de conteúdo) enquanto cria os seus múltiplos calendários. Finalmente, crie um evento para cada post.
Organize os detalhes como preferir, por ex. utilize a localização para pontar quem escreve cada post. Depois utilize a descrição do evento para adicionar informação (ex. link após publicação na rede social).
3. TRELLO
Esta ferramenta organiza-se por cartões e listas de cartões e por essa razão é excelente para brainstorming ou colaboração.
Se é uma pessoa mais visual ou se gosta de organizar o seu conteúdo por um determinado processo, provavelmente, vai querer experimentar o Trello.
Quando cria o seu calendário decida primeiro como o pretende organizar. Faça uma lista para as diferentes fases de progresso, redes sociais ou campanhas de marketing.
O Trello tem igualmente uma vista para datas ultrapassadas o que torna possível criar um plano com a flexibilidade e layout do Google Calender. Por ex. quando cria as suas ideias para posts, adicione um cartão com o título do post (“Promoção: 2 em 1”). Depois do responsável pelo post criar o texto para cada post relativo à promoção, pode mover o cartão para a coluna “Escrito”. Após aprovação e agendamento na rede social, a pessoas responsável pode arrastar novamente o cartão para a coluna “Agendado” e por aí em diante.
4. SOFTWARE DE GESTÃO DE PROJECTO
Se a sua empresa já utiliza um software de gestão de projecto, como por ex. o Asana, Trello ou Basecamp, está deverá ser a sua primeira opção para gerir o seu calendário de conteúdos sociais.
Crie um novo projecto para o conteúdo das redes sociais ou divida-o em projectos mais pequenos, por ex. um projecto para cada rede social em que está presente. Em segundo adicione mensagens como tarefas para serem executadas por si ou por outros membros da equipa. Consequentemente delegue os posts aos seus colegas e estabeleça uma data para a sua entrega ou realização.
Veja as tarefas realizadas e por realizar em lista ou em calendário.
Em resumo utilizar um calendário de conteúdos sociais ajuda-o e à sua equipa a estar em sintonia sendo consequentemente a ferramenta perfeita para a sua estratégia de conteúdo.
[…] chave para o sucesso nas redes sociais passa pela organização. Com um calendário editorial não só optimiza o seu tempo como consegue garantir de forma mais adequada a distribuição dos […]