fbpx

6 Benefícios do Marketing por SMS

Á medida que cada vez mais as empresas procuram alcançar o seu público esteja ele onde estiver, as SMS estão a tornar-se parte essencial no marketing multicanal.

Erradamente acredita-se que o marketing através dos dispositivos móveis requer um grande investimento em aplicações, não permite personalizar e segmentar a comunicação e não é possível de analisar os resultados. Para além de não ser um método ultrapassado, as SMS permitem estabelecer uma ligação com os receptores das mensagens e captar a sua atenção de forma eficaz. De acordo com a Forbes, 90% das SMS, enviados, são lidas até 3 minutos após a sua recepção, tornando o marketing por SMS um dos mais rápidos e uma das formas mais fiáveis para alcançar a sua audiência.

Numa estratégia multicanal o marketing por SMS é certamente um método a não esquecer e aqui ficam algumas razões para tal:

1. CANAL DIRECTO E IMEDIATO

De todos os canais de comunicação disponíveis, a SMS é a mais imediata. Continuamos a receber muito menos mensagens via SMS do que emails, por isso quando recebemos uma SMS muito mais rapidamente vamos abrir e ver o conteúdo da mesma. O imediatismo com que os clientes podem agir com as mensagens de texto, não exigindo que se desloquem, com que tenham que preencher algum tipo de formulário ou que percam muito tempo são mais valias.

Sendo pouco utilizadas no marketing, as SMS, apresentam menos concorrência e têm menos probabilidades de ficarem esquecidas no meio de outras mensagens assim como não vão directamente para o SPAM – garantindo que alcança os seus destinatários.

2. APELO GLOBAL

Não precisa de ter um smartphone ou ligação à internet para receber um SMS, basta que tenha um telemóvel. Ou seja, através da SMS consegue alcançar áreas e pessoas que o marketing digital não consegue. Tratando-se de uma audiência global ou quando está a tentar alcançar um público-alvo que não tem facilidade de acesso digital, este aspecto torna-se crucial.

3. PESSOAL

Uma SMS é mais pessoal do que um email. Ninguém dá o seu número de telefone a alguém caso não queira manter contacto. Têm a vantagem de permitir que se dirija pessoalmente aos seus clientes.

Este é sem dúvida um óptimo canal para receber feedback dos seus clientes.

4. ANÁLISE DOS RESULTADOS

Ao contrário do que se pensa, também é possível fazer uma analise/avaliação dos dados fornecidos pela estratégia de marketing por SMS. Algumas plataformas permitem-lhe não só monitorizar as taxas de entrega e identificar os clientes envolvidos, como também lhe dizem onde poderá melhorar. Tal e qual como recebe um alerta cada vez que uma das suas newsletters são abertas, também poderá receber um aviso quando as suas SMS são visualizadas.

É importante ir criando uma base de dados onde anota que clientes aderem a que tipo de estratégias de marketing para futuramente poder redirecionar as suas campanhas da forma mais eficiente.

5. INTEGRAÇÃO COM OUTROS CANAIS

Tal como as restantes estratégias de marketing, as SMS, não devem ser utilizadas isoladamente. São um óptimo canal autónomo mas têm a capacidade de aprimorar e oferecer suporte a outros meios de marketing  (redes sociais, email) ajudando a reforçar a sua mensagem.

Com o recurso às SMS consegue não só melhorar o alcance da sua campanha com aumentar a taxa de sucesso dos restantes canais. Por exemplo, poderá enviar uma SMS a alertar para um email que enviou uns dias antes com um texto simples do género “leu o nosso email?”. Isto ajuda a aumentar as taxas de abertura de emails entre 20% a 30%.

6. AUMENTAR O ENVOLVIMENTO DO CLIENTE

Pense nas SMS como uma forma de aumentar o relacionamento da sua marca  com os seus clientes. Não se pode esquecer de ir variando o tipo de conteúdo que envia. Mensagens longas e criativas com actualizações e notícias da marca/produtos devem ser enviadas via email.

AS SMS são boas para mensagens de texto com ofertas imediatas, descontos, promoções, ou até mesmo mensagens de aniversário.

Para quem procura o máximo retorno do seu investimento em marketing, as SMS, são uma boa opção, quando combinadas com outras estratégias. Não se esqueça de que um dos seus maiores benefícios é o imediatismo.

Fonte: Pure 360 e Smart Insights

Este artigo foi útil?

Obrigado pelo seu feedback!
Recommend
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIN
Share
Tagged in
Leave a reply