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6 Ferramentas para reduzir a taxa de abandono do carrinho e aumentar a fidelização

O primeiro desafio de quem vende online é conseguir gerar tráfego para a loja online. Mas isso só por si não lhe garante receita, é necessário depois que essas pessoas que acedem ao site façam compras. Um site com muitos acessos mas que não vende não é eficaz.

Estudos indicam que 98% dos consumidores não fazem a compra logo na primeira visita à loja online. Isso não significa que não tenham interesse nos produtos, simplesmente têm outras coisas mais importantes para fazer e apesar de até terem adicionado o produto ao carrinho acabam por não efectuar a sua compra.

São estes clientes que chegaram ao ponto de adicionar produtos ao carrinho mas que depois, por alguma razão, desistiram da compra que lhe interessa recuperar uma vez que o interesse na compra dos seus produtos existe. Recuperar estes clientes é também uma excelente forma de aproveitar o seu investimento em publicidade.

Outros clientes que tem todo o interesse em manter debaixo de olho são os clientes recorrentes. Desde que ofereça um produto com qualidade e que tenha um bom serviço de apoio ao cliente, conseguir que alguém compre novamente o seu produto é muito mais fácil do que conseguir fechar uma primeira compra com um novo cliente. Os clientes recorrentes são por isso muito importantes para si.

Veja agora algumas sugestões de ferramentas que podem ajudá-lo a maximizar as suas vendas e a fazer o follow up das visitas ao seu site. Estas ferramentas interagem com o plugin do Woocommerce sendo que algumas são gratuitas e outras pagas (veja com a empresa que lhe desenvolveu a sua loja online a possibilidade de implementação destas ferramentas e quais os custos associados).

Mailchimp para o WooCommerce

Uma das formas mais eficazes de fazer o follow up dos visitantes do seu site é através de emails.

Principais funcionalidades:

  • Pode configurar o envio automático de de emails para carrinhos abandonados, 1, 6 ou 24h após o visitante ter saído do site. Inclua se possível um código promocional de oferta de um desconto na compra ou nos portes de envio ou simplesmente envie como lembrete para recuperar o carrinho.
  • Pode enviar recomendações de produtos baseadas nas compras passadas do cliente.
  • Envie emails customizados baseados em audiências segmentadas, por exemplo nas acções do visitante quando navegou no site. Como exemplos de audiências segmentadas temos os potenciais clientes, clientes recentes, clientes que compram a primeira vez, clientes recorrentes ou clientes “adormecidos”. A segmentação também pode ser feita com base no sexo, idade, valor gasto, tipo de produto e muito mais.
  • Popups automáticos com formulários para converter os visitantes em subscritores da sua newsletter.

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Relatórios do Carrinho

Fornece métricas visuais e em tempo real dos carrinhos de compras dos seus clientes.

Principais funcionalidades:

  • Visualização de dados de cada carrinho abandonado individualmente, quando foi abandonado, quando o cliente esteve pela última vez no site, que produtos tinha no carrinho e o seu nome (caso o site tenha a área Minha Conta activa). A partir destes dados pode enviar um email ao cliente com um lembrete, um cupão de desconto ou outra informação que seja pertinente e que o faça retomar e finalizar a sua compra.
  • Relatórios com componente visual (gráficos e quadros) com os dados recolhidos. Pode filtrar os dados por intervalos de data para melhor perceber as tendências e actividades dos seus clientes e até analisar ao detalhe que produtos são mais impactados por factores como o período de tempo.

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Facebook para o WooCommerce

Use o Facebook pixel para rastrear os visitantes do seu site e depois crie um anúncio do Facebook segmentado para pessoas que já estiveram no seu site ou até numa página específica ex. carrinho de compras.

Principais funcionalidades:

  • Liste e sincronize o seu catálogo de produtos do site de forma simples no Facebook usando a tab Shop do Facebook.
  • Agrupe os seus produtos em colecções e associe tags de imagens para melhorar a sua visibilidade e destacar os seus melhores produtos tanto no Facebook como no Instagram.
  • A loja do Facebook oferece uma experiência de loja optizada para qualquer tipo de dispositivo, desktop, tablet ou smartphone.
  • Converse com os seus clientes usando o plugin do chat do Messenger.

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Follow Ups

Com este plugin você pode cultivar os clientes existentes automaticamente e assim obter mais vendas de produtos.

Principais funcionalidades:

  • Enviei emails para segmentos específicos da base de clientes, por ex. clientes que adquiriram um produto específico, ou de categorias específicas, etc. Envie um agradecimento pela compra, mensagem de boas festas ou outro tipo de mensagem que faça com que se mantenha presente na mente do cliente.
  • Conheça a sua audiência de forma a mante-la activa, interessada e feliz.Com o relatório fornecido por esta ferramenta você será capaz de entender o valor de cada cliente ao visualizar as suas compras, que emails abriram e em que links dos emails clicaram.
  • Envie cupões de oferta personalizados, por exemplo se percebe através dos relatórios que um determinado cliente um produto específico regularmente envie um email com uma oferta de 10% de desconto numa próxima compra.

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Pontos e Recompensas do Woocommerce

Permita aos seus clientes ganhar pontos que podem ser trocados por futuros descontos.

Principais funcionalidades:

  • Defina facilmente quantos pontos são ganhos por compra e o valor dos pontos para atribuição do desconto.
  • Controle a desconto máximo que pode ser ganho usando os pontos ao nível do carrinho, categoria ou produto.
  • Atribui pontos aos clientes por acções como subscrever a newsletter ou fazer uma avaliação de um produto.
  • Ajuste facilmente o balanço de pontos para um cliente.
  • Veja o log de todas as alterações de pontos feitas para um cliente.

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Compre 1 Leve Outro Grátis

Ofereça um ou mais produtos com a compra de outro produto.

Principais funcionalidades:

  • Definição de regras como, oferta do produto A na compra de 5 ou mais produtos A; oferta do produto A quando compram o produto B; oferta do produto A quando são comprados múltiplos do produto B (ex. compre 2 produtos e receba um de oferta, compre 4 produtos e receba 2 de oferta); ou oferta de (…) na compra de um ou mais produtos da categoria C.
  • Possibilidade de  definir as mesmas regras para todos os produtos de uma determinada categoria ou regras específicas para determinados produtos.

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