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6 Ferramentas para reduzir a taxa de abandono do carrinho e aumentar a fidelização

O primeiro desafio de quem vende online é conseguir gerar tráfego para a loja online. Mas isso só por si não lhe garante receita. É necessário depois que esse tráfego resulte em vendas. Para o ajudar deixamos aqui enumeradas 6 ferramentas para taxa de abandono e fidelização.

Estudos indicam que 98% dos consumidores não fazem a compra logo na primeira visita à loja online. No entanto, isso não significa que não tenham interesse nos produtos. Simplesmente têm outras coisas mais importantes para fazer e apesar de até terem adicionado o produto ao carrinho acabam por não efectuar a sua compra logo nessa primeira vista.

São portanto estes clientes que chegaram ao ponto de adicionar produtos ao carrinho mas que depois, por alguma razão, desistiram da compra que lhe interessa recuperar uma vez que o interesse na compra dos seus produtos existe.

Recuperar estes clientes é certamente uma excelente forma de aproveitar o seu investimento em publicidade.

Outros clientes que lhe interessa manter debaixo de olho são os clientes recorrentes.

Desde que ofereça um produto com qualidade, e que tenha um bom serviço de apoio ao cliente, conseguir que alguém compre novamente o seu produto é muito mais fácil do que conseguir fechar uma primeira compra com um novo cliente.

Os clientes recorrentes são igualmente muito importantes para si também.

Veja alguns exemplos de ferramentas que podem ajudá-lo a maximizar as suas vendas e a fazer o follow up das visitas ao seu website.

MAILCHIMP PARA O WOOCOMMERCE

Principais funcionalidades:

  • Configure o envio automático de emails para carrinhos abandonados, 1, 6 ou 24h após o visitante ter saído do website. Inclua sempre que possível um código promocional de oferta de um desconto na compra ou nos portes de envio ou simplesmente envie como lembrete para recuperar o carrinho;
  • Envie igualmente recomendações de produtos baseadas nas compras passadas do cliente;
  • Envie emails customizados baseados em audiências segmentadas, por exemplo nas acções do visitante quando navegou no site. Como exemplos de audiências segmentadas temos os potenciais clientes, clientes recentes, clientes que compram a primeira vez, clientes recorrentes ou clientes “adormecidos”. A segmentação pode igualmente ser feita com base no sexo, idade, valor gasto, tipo de produto e muito mais; e
  • Crie popups automáticos com formulários com o objectivo de converter os visitantes em subscritores da sua newsletter.

RELATÓRIOS DO CARRINHO

Principais funcionalidades:

  • Visualize dados de cada carrinho abandonado individualmente, quando foi abandonado, quando o cliente esteve pela última vez no website, que produtos tinha no carrinho e o seu nome (caso o website tenha a área Minha Conta activa). A partir destes dados pode enviar um email ao cliente com um lembrete, um cupão de desconto ou outra informação que seja pertinente com o objectivo de que ele retorne ao website e finalize a sua compra; e
  • Relatórios com componente visual (gráficos e quadros) com os dados recolhidos. Pode filtrar os dados por intervalos de data de forma a melhor perceber as tendências e actividades dos seus clientes e até analisar ao detalhe que produtos são mais impactados por factores como o período de tempo.

FACEBOOK PARA O WOOCOMMERCE

Principais funcionalidades:

  • Liste e sincronize o seu catálogo de produtos do site de forma simples no Facebook usando a tab Shop do Facebook;
  • Agrupe os seus produtos em colecções e associe tags de imagens com o objectivo de melhorar a sua visibilidade e destacar os seus melhores produtos tanto no Facebook como no Instagram;
  • A loja do Facebook oferece uma experiência de loja optimizada para qualquer tipo de dispositivo, desktop, tablet ou smartphone; e
  • Converse com os seus clientes usando o plugin do chat do Messenger.

FOLLOW UP

Principais funcionalidades:

  • Envie emails para segmentos específicos da base de clientes, por exemplo, clientes que adquiriram um produto específico, ou de categorias específicas, etc. Envie igualmente um agradecimento na sequência de uma compra, mensagem de boas festas ou outro tipo de mensagem que faça com que se mantenha presente na mente do cliente;
  • Conheça a sua audiência de forma a manter a mesma activa, interessada e feliz. Com o relatório fornecido por esta ferramenta você será capaz de entender o valor de cada cliente ao visualizar as suas compras, que emails abriram e em que links dos emails clicaram; e
  • Envie cupões de oferta personalizados, por exemplo se percebe através dos relatórios que um determinado cliente um produto específico regularmente envie um email com uma oferta de 10% de desconto numa próxima compra.

PONTOS E RECOMPENSAS DO WOOCOMMERCE

Principais funcionalidades:

  • Defina facilmente quantos pontos são ganhos por compra e consequente valor dos pontos para atribuição do desconto;
  • Controle o desconto máximo que pode ser ganho usando os pontos ao nível do carrinho, categoria ou produto;
  • Atribua pontos aos clientes em consequência de acções realizadas como subscrever a newsletter ou fazer uma avaliação de um produto;
  • Ajuste facilmente o balanço de pontos para um cliente; e
  • Veja o log de todas as alterações de pontos feitas para um cliente.

COMPRE 1 LEVE OUTRO GRÁTIS

Principais funcionalidades:

  • Defina regras tais como, oferta do produto A na compra de 5 ou mais produtos A; oferta do produto A quando comprado o produto B; oferta do produto A quando são comprados múltiplos do produto B (ex. compre 2 produtos e receba um de oferta, compre 4 produtos e receba 2 de oferta); ou oferta de (…) na compra de um ou mais produtos da categoria C; e
  • Possibilidade de definir as mesmas regras para todos os produtos de uma determinada categoria ou regras específicas para determinados produtos.

Estas ferramentas interagem com o plugin do Woocommerce sendo que algumas são gratuitas e outras pagas. Aconselhamos a que veja com a empresa que desenvolveu a sua loja online a possibilidade de implementação destas ferramentas e quais os custos associados, ou em alternativa peça-nos ajuda.

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