7 Estratégias para fazer a análise da concorrência

É crucial monitorizar de forma contínua a sua concorrência pois este tipo de análise permite-lhe fazer o tracking de desempenho da sua concorrência e de forma similar revela oportunidades de negócio e evidencia eventuais erros de funcionamento do mesmo.

Partilhamos abaixo 7 estratégias para o ajudar a manter a sua concorrência debaixo de olho.

1. DESCUBRA AS PALAVRAS-CHAVE QUE A SUA CONCORRÊNCIA USA

Utilize uma ferramenta como Spyfu para descobrir as palavras-chave que a sua concorrência utiliza para as pesquisas orgânicas e campanhas. Em resultado pode usar essas informações para identificar potencias palavras que lhe estão a escapar e aproveitar oportunidades para usá-las no seu site.

2. ANALISE OS RANKINGS DA SUA CONCORRÊNCIA VS PALAVRAS-CHAVE

Em primeiro lugar determinou que palavras-chave a sua concorrência usa, em segundo recorra a uma ferramenta de ranking de SEO, como por ex. Accuranker, para analisar o seu progresso vs o da concorrência. Pode, igualmente, usar esta ferramenta para ver qual a performance da sua concorrência para as palavras-chave, caso estas seja diferentes das mencionadas no ponto acima.

Em situações em que a sua concorrência tenha um desempenho melhor que o seu, analise o website deles e procure conteúdo que possa estar a ajudá-los a obter um melhor posicionamento. Caso esse conteúdo exista reflita se acima de tudo se trata de algo que consiga fazer melhor?

3. PROCURE QUAIS OS CONTEÚDOS DA SUA CONCORRÊNCIA QUE SEJAM MAIS PESQUISADOS

Buzzsumo permite-lhe pesquisar os conteúdos sociais mais partilhados por tópico, bem como por marca. Ao inserir um assunto, ou uma palavra-chave, ser-lhe-à apresentada uma lista de conteúdos ordenados por popularidade. Consequentemente consegue ver se a sua concorrência está a ter um desempenho bom o suficiente para aparecer nesta lista e ajuda-o a identificar concorrentes que não tinha ainda considerado.

Adicionalmente, esta ferramenta é excelente para destacar as melhores peças de conteúdo produzidas pela sua concorrência. Coloque o URL/domínio do seu concorrente para obter uma lista dos seus conteúdos mais partilhados.

4. ESTEJA ALERTA PARA NOVOS CONTEÚDOS DA SUA CONCORRÊNCIA

A ferramenta do Google Alerts é fácil de utilizar e gratuita e além disso permite-lhe monitorizar a concorrência. Crie alertas para palavras específicas para ver quem aparece regularmente associado a elas, bem como alertas para as marcas dos seus concorrentes. Poderá também ser interessante criar notificações para os seus termos e marca de forma a rastrear o sentimento em relação à mesma e gerir a reputação da marca.

5. MONITORIZE NOVOS LINKS DA SUA CONCORRÊNCIA

Monitorize qualquer novo link que a sua concorrência obtenha através de ferramentas, como por ex., Link Research Tool. A sua funcionalidade de alerta para links envia-lhe um email de cada vez que a sua concorrência obtém um novo link. Para descobrir conteúdo específico da sua concorrência que tenha tido uma boa performance basta inserir o URL/domínio deles no Majestic. Esta ferramenta fornece-lhe uma lista dos domínios que apontam para esse conteúdo permitindo-lhe criar uma lista de conteúdos divulgados.

6. MONITORIZE A ACTIVIDADE SOCIAL DA SUA CONCORRÊNCIA

Ao manter-se atento à actividade e redes sociais da sua concorrência, certamente irá obter dicas sobre o que eles estão a partilhar, como estão a falar com os clientes e qual o desempenho dos seus posts.

Existem diferentes formas de fazer esta monitorização, sendo a mais fácil e barata a criação de uma lista do Facebook e Twitter. Faça Gosto ou Siga as páginas dos seus concorrentes nas redes sociais mais relevantes (deverá fazê-lo com um perfil pessoal e não enquanto empresa) antes de organizá-los em listas. Consequentemente, pode monitorizar facilmente o seu conteúdo ao navegar pela lista com regularidade, sem ter de visitar as suas páginas ou confiar que os posts lhe vão aparecer no seu mural.

Para fazer esta monitorização recorra a ferramentas como por ex. Hootsuite que lhe permite criar listas focadas em páginas específicas bem como hashtags.

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