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7 Ferramentas de pesquisa de palavra chave

A pesquisa de palavra chave deverá ser um dos fundamentos da sua estratégia de SEO.

A optimização do SEO é um trabalho complexo e que implica variados processos. A pesquisa de palavra chave é um exemplo desses processos e deve por isso ser levada muito a sério pois é a base de toda a criação de conteúdos bem sucedidos.

Imagine que vai acampar e precisa de montar uma tenda, obviamente irá começar pelos alicerces. A criação de conteúdos funciona da mesma forma e terá mais resultados, ser mais bem classificado se encontrar primeiro as palavras chave certas para o construir.

Existem muitas opções à sua escolha pelo que vamos enumerar apenas algumas que julgamos serem as mais interessantes.

1- Rank Tracker

Ideal para pesquisas abrangentes, inclui 23 ferramentas que utilizam um variedade de mecanismos de pesquisa e métodos diferentes com o objetivo de auxiliar a sua pesquisa. Entre outros pontos positivos, o Rank Tracker, ajuda-o a avaliar as possibilidades de uma classificação alta para as palavras chave escolhidas bem como também analisa as visitas esperadas. Permite-lhe encontrar combinações de palavras incluindo os erros ortográficos mais populares.

A grande limitação prende-se com o facto de implicar o download da aplicação para o seu desktop, no entanto, tem a vantagem de possuir uma versão gratuita e 2 pagas: Pacote Profissional e o Enterprise.

2- Google Keyword Planner

Esta ferramenta gratuita é fornecida pelo Google Ads e permite aceder ao banco de dados de palavras chave do Google. Com ela consegue pesquisar até 10 palavras chave, frases ou URL´s de uma só vez.

Tem a grande desvantagem dos resultados apresentados serem uma média anual o que os torna por isso menos precisos. tem igualmente a desvantagem de não distinguir as palavras chave singulares e plurais.

3- Google Search Console

Embora não seja especificamente uma ferramenta para pesquisa de palavras chave, pode ainda assim ser muito útil nesse contexto. Especialmente indicada para pessoas que já têm websites e querem optimizar artigos, com ela consegue perceber que consultas atraem utilizadores aos seu website e analisar as impressões, cliques e posição do seu website na Pesquisa Google.

Tem acima de tudo a vantagem de ser gratuita e de lhe enviar alertas por email quando são identificados problemas no seu site.

4- Keyword Search Tool

Se o que procura são sugestões de palavras chave para um conteúdo, então esta é a ferramenta ideal. Fácil de utilizar suporta até 8 mecanismos de pesquisa diferentes.

Tem a desvantagem de não fornecer muitas palavras chave em comparação com as restantes ferramentas para lém de só pesquisar uma palavra chave de cada vez. A versão gratuita é um tanto limitada fornecendo apenas análises para algumas palavras sem verificação de dificuldade ou projeção de visitas esperadas.

5- MarketMuse

Essencialmente uma ferramenta de análise de conteúdo fornece sugestões de optimização. Basta colocar um URL e ela localiza as falhas de palavras chave e compara-as com as URL´s relacionadas.

6- Keyword Everywhere

Fácil de instalar no Chrome ou no Firefox esta ferramenta mostra o volume mensal de pesquisas, o custo por cliques e os dados de concorrência de palavras chave em vários sites. Para além do acesso a métricas de palavras chave para qualquer lista de palavras, permite fazer o download da lista para diferentes formatos (Excell, CSU ou PDF).

7- Answer the Public

Esta é uma ferramenta que cria grandes listas de palavras chave de cauda longa com base no recurso ampliado do Google Auto Complete.

Caso necessite de gerar uma ideia para um tópico para o seu conteúdo então esta ferramenta é a ideal. As listas apresentadas em colunas alfabéticas sendo que a ferramenta ainda o pode ajudar a encontrar novas maneiras de expressar as suas palavras chave.

Dispõe da versão gratuita e da paga, sendo a principal desvantagem o facto de não apresentar insights sobre parâmetros de CPC ou da concorrência.

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