Formas criativas divulgar a sua empresa? Como posso divulgar a minha empresa?
Estas são sem dúvida perguntas recorrentes entre os empreendedores que procuram fazer crescer os seus negócios, captar mais clientes, aumentar as vendas e a notoriedade da marca.
A resposta é bastante simples e assenta naquilo que é o ponto de partida de qualquer acção no mundo dos negócios.
Estamos a falar do planeamento estratégico, sendo que este pode e deve incluir o relacionamento com os clientes, campanhas, marketing digital. etc.
Existem variadas formas para divulgar a sua empresa e para o ajudar nesta tarefa, listamos abaixo algumas formas que pode usar para promover o seu negócio ao público certo.
1- Crie um website ou blog
Esta é uma estratégia fundamental se quer criar uma ligação com o seu público e divulgar o seu conteúdo.
Hoje em dia, existem diferentes ferramentas que o podem ajudar a desenvolver um website, inclusive de forma gratuita.
Mas o mais importante é não esquecer de que não basta estar online para ser encontrado, há que saber como fazê-lo da forma mais correcta e eficaz.
Existem também, no mercado, opções de baixo custo que lhe permitem ter um website ou loja online profissional, com um investimento reduzido. Um exemplo é a nossa solução Easy Colour e para saber mais sobre a mesma clique aqui.
2- Investir em redes sociais
Crie uma identidade gráfica para as suas redes sociais e publique conteúdos relevantes para o seu público alvo.
Adicionalmente não se esqueça de que deverá fazer um investimento, nem que seja de 1€/dia em campanhas, de forma a aumentar o seu alcance.
3- Utilizar o gifting
Uma estratégia clássica que consiste em oferecer ao público relevante para o seu negócio um brinde exclusivo.
Para divulgar, nada melhor do que oferecer um miminho a um digital influencer, que tenha autoridade com o seu público alvo.
Para fidelizar clientes pode enviar presentes aos seus clientes.
4- Feriados e datas comemorativas
Independentemente do seu segmento de negócio, estas datas podem ajudar na comunicação da sua empresa.
Feriados e datas especiais são dias que as pessoas aproveitam para relaxar, divertir-se e até fazer compras.
Portanto lançar campanhas e acções promocionais nestes dias pode impulsionar as suas vendas.
5- Parcerias com pessoas famosas
Com esta dica consegue dar visibilidade ao seu negócio com um investimento único.
Ter alguém conhecido a falar sobre os seus produtos/serviços pode atrair muitos potenciais clientes.
Os influenciadores digitais são muito importantes nos dias de hoje, por isso recorrer a youtubers, instagrammers ou blogueres conhecidos pode ser uma óptima solução com baixo investimento.
6- Fazer os clientes se sentirem especiais
Todas as pessoas gostam de se sentir valorizadas e acima de tudo de ter uma boa experiência com as empresas/marcas.
Mostrar que se preocupa com elas e apostar em tácticas de relacionamento e fidelização é fundamental.
Estas tácticas podem passar por, por exemplo:
- o envio de e-mails a felicitar no aniversário,
- oferecer pequenos miminhos,
- criar um programa de fidelização exclusivo, ou
- até mesmo utilizar as técnicas de up selling e cross selling.
7- Combinar negócios e solidariedade
O marketing social pode ajudá-lo a divulgar a sua empresa/marca ao mesmo tempo que contribui para a sociedade e/ou meio ambiente.
Associar a sua empresa a uma causa ajuda a criar valor para a mesma. Pode por exemplo, organizar um evento que reverta a favor de uma associação, doar parte dos seus lucros a uma instituição.
Na Colour Invasion também procuramos desenvolver alguns trabalhos de cariz social e as Patas Errantes, associação sem fins lucrativos, dedicada à proteção dos animais de companhia é um exemplo disso. Gostamos de animais e sabemos bem a dificuldade que estas Associações enfrentam diariamente pelo que para além da organização de um torneio de Padel em que as receitas reverteram para a Associação também oferecemos um novo site.
Resumindo estas são apenas algumas formas criativas divulgar a sua empresa mas existem muitas outras que pode utilizar.
Importa não esquecer que o planeamento estratégico é o ponto de partida, por isso, comece por elaborar um roteiro onde define o que fazer, quando, onde, como e porquê.
Recomendamos que se socorra da Análise Swot para descobrir oportunidades e ameças que existem no mercado. Esta irá ajudá-lo a identificar os seus pontos fortes e fracos.
Após ter o diagnóstico da sua empresa feito é hora de traçar objectivos e metas de divulgação. Opte por Metas Smart e assim irá garantir que as mesmas são alcançáveis e mensuráveis.
Estes dois termos, Análise Swot e Metas Smart são muito importantes, se nunca ouviu falar deles, fique atento ao nosso blog iremos falar deles noutro artigo.
Esperamos que estas formas criativas de divulgar a sua empresa lhe venham a ser úteis e já sabe se tiver dúvidas ou precisar de ajuda fale connosco, estamos cá para ajudar. Contacte-nos.
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