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7 Tendências do Email Marketing para 2019

1. Relacionamento com o cliente e fidelização

Segundo dados do relatório “Email Monday Email marketing addiction report” da Zettasphere, o email continua a ser o método preferencial (83%) em relação a todos os outros canais de comunicação, até mesmo em relação ao Facebook que apenas detém 38% das preferências.

No entanto, quando analisamos as preferências do email vs outros canais de comunicação tendo em conta grupos etários, vemos que uma preferência distinta dos Millenials por formatos de comunicação mais curtos como as mensagens de textos (SMS) e mensagem de apps (Whatsapp).

2. Grafismo do email

O grafismo ou aspecto gráfico do email foi sempre um desafio. Desde a abertura dos emails em diferentes plataformas, ao facto de existirem menos pixeis disponíveis na inbox do que no browser, até ao facto de hoje em dia os emails serem maioritariamente abertos em dispositivos móveis. Tudo é um desafio para os marketeers.

Em linhas gerais as tendências em termos de grafismo são as seguintes:

  • Emails mais personalizados e dinâmicos;
  • Emails mais interactivos;
  • Cada vez mais conteúdos gerados por AI (Artificial Intelligence); e
  • Designs cada vez mais simples;

3. AI E Machine Learning

Machime Learning é um processo onde são aplicados algoritmos a blocos interactivos de dados com o objectivo de gerar previsões para futuras comunicações através do histórico de dados existente.

Através da análise deste histórico de dados de respostas de diferentes segmentos de audiência em épocas distintas, e de diferentes tipos de oferta, podem ser criados modelos regressivos que demonstram a propensão ou probabilidade de resposta em situações similares. Isto ajuda-nos a perceber melhor a nossa audiência e o seu comportamento melhorando desta forma a taxa de abertura das nossas comunicações.

4. Personalização Inteligente

A personalização inteligente evoluiu muito além do simples “Olá «primeiro nome»»“. Passou a englobar também as notificações, ex. LinkedIn, que envia um email com a quantidade de notificações por ler. Isto porque os seres humanos, por instinto, prestam mais atenção às novidades, agem com base na urgência e/ou no querer completar/finalizar acções.

Tudo isto combinado com uma pequena recompensa por cada tarefa finalizada, torna estas notificações simplesmente irresistíveis.

Outra forma de personalização são os emails com recompensas de produtos, que são eficientes mesmo que os produtos tenham de ser seleccionados manualmente ou segmentados manualmente ao invés de gerados por AI. No entanto, a tendência é a autonomia das recomendações.

5. Experiência e Copywrite

Ao criar um email é importante pensar na experiência que o mesmo vai causar no cliente. É certo que o design e a personalização do email são importantes para essa experiência, no entanto, o estilo e tom de comunicação também são e devem ser incentivantes e consistentes com as expectativas da marca.

Se não oferece uma primeira experiência simples e agradável ao cliente é muito provável que não tenha uma segunda oportunidade e ele irá, certamente, procurar na sua concorrência quem lhe ofereça a experiência que pretende.

Os 3 pilares que definem a experiência do cliente são: utilidade, personalização e foco no cliente.

Resumindo temos de tornar a experiência fácil para o cliente e entregar benefícios ao invés de funcionalidades.

6. Optimização do assunto do email

O assunto do email é dos aspectos mais importantes, senão mesmo o mais importante, de um email.

Diariamente recebemos em média 77.3 emails e se o assunto do email não capta logo a nossa atenção o mais provável é que fique na caixa de entrada durante algum tempo ou, no pior dos cenários, seja logo apagado sem sequer ter sido lido.

Para garantirmos que temos um assunto apelativo temos de fazer testes com diferentes assuntos de forma a perceber qual reflecte numa taxa de abertura mais alta.

Deixamos aqui 10 sugestões do Alchamy Work para optimização do assunto dos seus emails:

  • Utilize assuntos longos;
  • Insira uma CTA (Call To Action), exemplo “(…) veja as nossas últimas ofertas.”;
  • Coloque questões;
  • Utilize palavras originais;
  • Seja criativo na personalização;
  • Inspire-se nos outros;
  • Utilize símbolos estrategicamente;
  • Mude de tom consoante o conteúdos do email;
  • Brinque com pronomes usando mais vezes “você” do que “nós”; e
  • Continue a testar e optimizar.

7. Actualizações recorrentes da regulamentação de privacidade

Esta regulamentação (eprivacy) define direitos de privacidade em relação a comunicações electrónicas, i.e., emails, com regras específicas para: contactos, telefones, emails, faxes ou textos comerciais; cookies; manutenção da segurança nos serviços de comunicação; e privacidade do cliente no que diz respeito a dados de tráfego, localização, facturação, identificação e directórios.

Podemos assim contar com novos desenvolvimentos da regulamentação, nos próximos anos, e no que diz respeito a:

  • Soft opt-in;
  • Cookies; e
  • Aplicação global.
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1 comment

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  • whatsapp bulk message - Junho 12, 2019 reply

    А гecent technol᧐ցiⅽaⅼ аԁνаncement in ᎳhаtsΑpⲣ alⅼоԝs sеndіng Ƅսⅼҝ ᏔhatsАрр meѕsɑցeѕ ɑnd camⲣaiցn tⲟ սnlіmіtеd numƄerѕ,
    аⅼⅼ thɑt үօu hɑve t᧐ ԁⲟ іѕ
    tο іmрοrt ʏoᥙr cⲟntаctѕ, enter уⲟur meѕѕaɡe and send, cһгоmе ԝіⅼⅼ ߋpеn and ѕtаrt ᏔhаtѕАⲣⲣ ᴡeЬ ⅼߋɡin in ɑnd yօᥙr сampаiɡn ᴡiⅼⅼ ѕtart

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