O novo ano está quase aí e por essa razão convém estar a par das 7 tendências do Marketing Digital que estão em ascensão, não fossem estas, provavelmente, alguns dos pilares mais fortes de qualquer negócio que se preze.
Na sequência de algumas pesquisas que fizemos deixamos aqui a lista das 7 tendências do marketing digital para 2020 que julgamos serem certamente as mais relevantes.
1. MARKETING CONVENCIONAL
Estudos demonstram que 42% das pessoas espera uma resposta imediata (5 segundos) e 36% das pessoas que esta resposta seja dada no prazo máximo de 5 minutos. O cliente procura, por isso, uma interacção instantânea e personalizada.
O cliente quer acima de tudo que lhe sejam mostradas soluções para aquilo que procura, seja através de live chat, chabots ou outra forma de Inteligência Artificial/ Machine Learning.
2. GESTÃO DE DADOS BASEADA NA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
A recolha de dados que as empresas fazem é muito importante mas é necessário que se saiba posteriormente tirar partido desses insights.
As técnicas relacionadas com a Inteligência Artificial/ Machine Learning, são muito importantes para a gestão destes dados, identificação de padrões e interpretação de tendências.
3. MARKETING DE CONTEÚDO
A criação de espaços onde as pessoas podem partilhar informações e interesses é muito útil. Não só possibilita a resposta a questões comuns como ajuda a construir relações.
Por causa disto as redes sociais têm tido um papel fulcral neste aspecto e espera-se que em 2020 esta tendência continue e venha a ganhar novos contornos.
4. PRIVACIDADE DO CONSUMIDOR
A entrada em vigor do novo RGPD (Regulamento Geral da Proteção de Dados) veio realçar a importância da privacidade e segurança dos consumidores.
Em consequência disso cada vez mais as marcas terão de ter mais cuidado com a forma como utilizam as cookies. Acima de tudo no que respeita às listas de terceiras com quem partilham as informações que recolhem.
5. CONTEÚDO EM FORMATO VÍDEO
O marketing através de vídeo começou como uma grande aposta para o ano de 2019 e vai continuar no ano de 2020.
Este é um dos formatos de conteúdo preferidos dos consumidores. Tem adicionalmente a vantagem de permitir a combinação de imagens, sons e movimentos.
Será, muito provavelmente, por isso muito utilizado nas redes sociais.
6. STORYTELLING, CONTEÚDO DE QUALIDADE
O bombardeamento de conteúdos e informação com que nos confrontamos no nosso dia-à-dia teve as suas consequências. Para começar distingue-se quem consegue produzir conteúdo de qualidade e interessante. E adicionalmente quem consegue criar histórias apelativas e envolventes à volta dos seus produtos.
7. PESQUISA POR VOZ
Finalmente, uma das grandes tendências para o novo ano, a pesquisa por voz, permite uma navegação mais rápida e cómoda uma vez que não precisa de digitar texto, basta “falar”.
Consequentemente, é primordial garantir que os conteúdos do website da empresa são escritos numa linguagem simples, como que “falada”.
O mundo digital muda à velocidade da luz, existem novas tecnologias a surgir a toda a hora. Em resultado disso as empresas têm de estar actualizadas e em cima do acontecimento.
O vídeo que se segue dá-lhe uma ideia das áreas nas quais a sua empresa deverá investir de forma a começar o novo ano da melhor forma.