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8 dicas criativas para os seus posts de Natal

A época de compras deixou de ser uma maratona às lojas e centro comerciais para passar, cada vez mais, a ser algo que acontece em pouco minutos. Ao invés de andar de centro comercial em centro comercial à procura dos presentes de natal ideais para oferecer, os consumidores recorrem cada vez mais aos seus telemóveis e tablets para fazer as suas pesquisas e compras sem sair do conforto do seu lar. É por isso cada vez mais importante para todos os negócios estarem presentes nos meios online e redes sociais.

Já preparou as suas acções de marketing para captar a atenção dos seus clientes e activar o espírito natalício de consumo de Natal?  Veja as 8 dicas que deixamos abaixo e que certamente irão tornar os seus posts mais festivos.

1. DECORRE A IMAGEM DE PERFIL E COVER IMAGE DAS SUAS REDES SOCIAIS

A cover image das suas páginas deverá acima de tudo representar os valores e personalidade da sua empresa/marca. Se pretende que a sua audiência entre no espírito natalício tem de alterar a cover image de modo a reflectir a época natalícia.

Cada vez mais pessoas passam mais tempo nas redes sociais por isso alternar as cover images frequentemente irá motivá-las a navegar pela sua página e procurar ofertas especiais e ideias para presentes.

Comece por imaginar a sua cover image como um placar/billboard e pergunte-se que tipo de informação gostaria de promover durante a época de Natal. Talvez tenha alguns produtos especiais de Natal que queira dar a conhecer ou algumas ofertas especiais que os seus fãs gostariam de ter conhecimento!

Transmita isso à sua audiência através de um layout simples e eficaz que consista numa imagem de background e numa combinação de fontes serif e sans serif, como por exemplo Garamond ou Arvo.

De forma semelhante deverá ir alternando a sua imagem de perfil de forma a levar as pessoas a pensar no Natal sempre que vejam os seus updates nos seus murais. Tente colocar um gorro de Pai Natal no seu logótipo ou símbolo. Caso contrário pode sempre utilizar hashtags relacionadas com as festividades e colocá-las abaixo do seu logótipo.

Escolha hashtags genéricas como #Wishlist2015 ou #Natal2015 ou crie as suas próprias hashtags como parte da sua campanha de marketing de Natal.

Isto irá fazer a ligação entre todas as suas redes sociais e ajudar os consumidores que estão a utilizar o Facebook ou o Instagram a chegar às suas ofertas com maior detalhe e mais rapidamente.

2. CRIE UMA OFERTA DE “FELIZ NATAL”

O Natal é uma das maiores épocas de compras do ano e durante a qual a maioria dos retalhistas ganha mais de 20% da sua receita anual e por isso que o esforço para atrair clientes é maior.

Mensagens como “apenas um dia”, “stock limitado”, “compre 1 leve 2”, “descontos especiais” ou “cupões de Natal” estão ainda mais entre as ofertas frequentes neste altura do ano. Por isso para atrair a atenção para a sua mensagem certifique-se que coloca o texto sobre um background que não seja demasiado confuso. Aplique o princípio da hierarquia de fonte e coloque uma fonte maior nas partes mais importantes da mensagem, tais como o valor de desconto.

A Amazon, por exemplo, aproveita um dos dias mais populares de Dezembro, o Free Shipping Day, mais provavelmente para incentivar os clientes a comprar. Se for possível adopte este dia para incentivar também os seus clientes a comprarem os seus produtos/serviços. Crie uma imagem para os seus posts que destaque essa informação usando uma fonte clássica e que transmita confiança, como por ex. a Chunk Five.

Outra forma de incentivar a compra é ter ofertas com prazos associados que vão criar um sentimento de urgência e inspirar os clientes a actuar rapidamente caso contrário correm o risco de perder uma excelente oferta.

Acentue o seu grafismo com flocos de neve, laços, um trenó de Pai Natal e outros motivos que considere pertinentes para a época natalícia.

3. PARTILHE A ALEGRIA DO NATAL

As redes sociais são acima de tudo sociais, por isso aproveite a altura de festas para dar aos seus posts um ar e espírito festivo. O resultado será fãs entusiasmados com a época em si como também com a sua marca.

Pode começar por criar posts que questionem quais os seus momentos de Natal mais memoráveis, a sua comida favorita, as melhores momentos da altura da época festiva (abrir presentes, jantar ou os sentimentos), etc.

Precisa de dicas?

Se está numa área de negócio em que pode beneficiar de posts relacionados com receitas, não deve perder a oportunidade para falar sobre comida durante a época festiva. Partilhe receitas e dicas de cozinha, peça aos seus fãs para partilhar as suas receitas ou dicas e publique os testemunhos dos seus fãs sobre uma receita sua que tenham experimentado.

As pessoas gostam de responder a perguntas “este vs aquele”, por isso pode perguntar-lhes o que mais gostam de comer ou beber na época das festas “cidra ou eggnog?”.

Qualquer que seja o tema sobre o qual escolha escrever, certifique-se que os seu texto não cobre toda a imagem. Use formas como background dos textos para que seja fácil a leitura da receita e teste fontes festivas e engraçadas, como por exemplo Amatic ou Toscuchet. Estas fontes vão captar a atmosfera descontraída desta época.

As dicas e truques podem ir além de ideias de cozinha. pode ajudar a sua audiência a aprender a decorar a casa, escolher o melhor presente ou embrulhar os presentes de forma criativa.

Conversas sobre qualquer um destes temas vai torná-lo perito e aproximá-lo dos seus potenciais clientes.

As pessoas tem tendência a relembrar informação agrupada em 3 por isso se pretende que a sua mensagem seja retida escolha 3 pontos relevantes e apresente-os com bullets ou em lista. Isto irá ajudá-lo a comunicar a informação sem tornar a sua imagem complexa ou confusa.

4. REALIZE UM DESEJO

Uma forma clássica para encorajar a interacção é organizar um passatempo na sua página ou recorrendo a aplicações externas. Um giveaway que decorra durante alguns dias, e no qual oferece diariamente prémios, é uma excelente forma de gerar intercação e faz com que os seus fãs regressem regularmente à sua página. A mecânica do giveaway/passatempo pode ser tão simples como um questionário relacionado com tópicos da época ou convidar a sua audiência a partilhar fotos da sua mesa de Natal.

Mantenha a conversa activa partilhando posts com informação relativa aos prémios, contando os dias que faltam para o passatempo terminar ou anunciando os vencedores. Use imagens consistentes e as mesmas fontes em todos os seus materiais promocionais pois isso vai fomentar a associação à empresa/marca e ajudar a sua audiência a diferenciar os seus posts promocionais dos restantes. Acrescente algum espírito natalício às suas imagens colocando o texto sobre background com formas.

5. COMECE A ÉPOCA FESTIVA COM UM EVENTO

Se pretende que o seu convite para o evento seja visto no mural ou no email dedique-se a criar uma imagem com ícones criativos, formas decorativas e cores vibrantes que simbolizam a época. Utilize fontes inspiradas na época tais como Titan One para os títulos e opte por algo mais simples como Bebas para o corpo do texto que contenha informação sobre a hora e local do evento.

6. DÊ O EXEMPLO PARTILHANDO A MAGIA DO NATAL

A época natalícia é a altura do ano em que nos lembramos de que devemos ajudar mais os outros, por isso partilhe esse pensamento e os seus esforços/acções com a sua audiência.

Prepare um ebook e encoraje os downloads anunciando uma oferta a cada 100 downloads. Em alternativa crie uma hashtag especial e prometa que dará 1 euro por cada tweet partilhado que contenha essa hashtag.

Ao pensar nos seus posts use imagens das pessoas que vão receber as suas ajudas/donativos pois isso terá maior impacto na sua audiência. Para obter mais legitimidade coloque uma layer transparente sobre a imagem e contraste as cores do texto com a cor do background. utilize até 2 fontes com tamanhos e pesos diferentes para criar mais variedade.

7. GRITE COM A SUA AUDIÊNCIA

Alcançar potenciais consumidores significa expô-los ao que a sua empresa/marca tem para oferecer. A única forma garantida de conseguir isto é promovendo as suas mensagens de marketing através de anúncios em redes sociais e banners online.

Se optar por anúncios no Facebook lembre-se de evitar cores azuis e brancas. Estas podem confundir-se com o background da rede social. Certifique-se que o seu texto não ocupa mais de 20% da imagem.

Os banners digitais, por outro lado, não têm regras em termos de tamanho ou texto. Mas é igualmente importante transmitir segurança colocando o seu logotipo no topo ou rodapé da imagem, dependendo da localização do texto. Não se esqueça de informar o que pretende que a sua audiência faça (comprar, seguir, download) com uma instrução clara de acção.

8. DESEJE BOAS FESTAS

Se acha que a altura das festas é a ideal para dar um descanso às suas redes sociais, pense novamente. A sua audiência vai estar lá para desejar as boas festas à sua família e amigos. Consequentemente é um altura perfeita para a sua empresa/marca desejar também boas festas.

Procure uma imagem que tenha uma decoração de Natal mas também um pequeno espaço em branco que lhe permita colocar texto. Pode ficar pelas cores natalícias, o verde e vermelho, ou adicionar um toque de dourados e prateados para transmitir um sentimento mais festivo. Escreva o seu texto utilizando 2 fontes que contrastem. Use, igualmente, fontes como Sig Painter ou Wisdom Script. Irá transmitir afecção e personalidade à mensagem. Finalmente, pode ainda utilizar fontes como Selena ou Linear para manter um toque forte e amigável.

Acima de tudo não se esqueça de tirar vantagem do pós época natalícia que é quando começam realmente as vendas e descontos. Brinque com cores claras e foque a atenção dos seus posts no texto e em criar ofertas excelentes para os seus clientes.

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