As informações sobre os leads são muito importantes pois permitem identificar melhor que tipo de pessoas o site está a atrair.
Quando o objetivo final é uma venda mais importante se torna a receber destas informação pois permite qualificar e iniciar uma abordagem com os leads mais qualificados.
Abaixo listamos 8 aspectos importantes a ter em consideração no seu questionário.
Enfatizar qual a oferta a receber em troca da resposta ao questionário
Mesmo que já tenha mencionado anteriormente o benefício que o usuário ira receber ao preencher o formulário. Coloque também na página de conversão.
Pedir apenas as informações essenciais para qualificação dos leads.
O objetivo nesta etapa é obter informações que permitam fazer um filtro inicial. Este é o primeiro passo de aproximação ao cliente por isso não convém incomodar com demasiadas questões e sobretudo desnecessárias nesse momento.
Não pedir informação delicada logo de inicio
Pedir este tipo de informação logo no contacto inicial pode assustar potenciais clientes. Devera deixar para os passos mais a frente, no decorrer do processo de venda, altura em que os mesmo vão ser realmente necessárias.
No primeiro passo precisas apenas dos dados necessários para continuar o relacionamento com a base de leads que está a construir.
Resposta imediata apos preenchimento do questionário
Hoje em dia as pessoas querem recompensas imediatas. Caso o objetivo do seu formulário seja entregar um conteúdo exclusivo, faculte o link para o mesmo logo após o preenchimento do formulário.
De seguida não se esqueça de enviar a mesma informação por email. Assim estará a dar uma segunda oportunidade ao usuário para consumir o seu conteúdo, no momento que lhe for mais conveniente.
Guardar as informações dos leads de forma segura
É importante que guarde as informações que recolhe em uma ferramenta ou banco de dados que lhe dê garantias de segurança. Certamente não vai querer por em causa as leis de proteção de dados pessoais.
O ideal é que o sistema envie os dados preenchidos automaticamente para a sua base de dados.
Esclarecer que não vai enviar spam
Coloque no formulário um alerta em como se compromete a não utilizar as informações recolhidas para outros fins, incluindo spam.
Não fazer o usuário pensar ou escrever muito
Campos de texto com perguntas abertas obrigam a pensar e escrever muito. Opte por perguntas objetivas e com opções de resposta definidas.
No final do formulário pode sempre deixar um campo não obrigatório para uma pergunta aberta.
Tenha atenção à usabilidade
Evite utilizar letras demasiado pequenas e sem contraste. Não coloque o botão de reset no final do formulário nem campos extra para confirmação de email. São tudo ações desnecessárias.
Resumindo o objetivo de um formulário inicial (landing page) é obter informações pessoais de leads. Não é vender produtos. Existem várias etapas e deve procurar seguir o que é essencial em cada uma delas para garantir que não perde leads e que aqueles que recolhe são qualificados.
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