A aposta nas redes sociais deve ser encarada como um investimento que deve ter a preocupação de que o mesmo lhe dê o retorno esperado. Não é tarefa fácil e sobretudo quem tem presença em mais do que uma rede social, sabe o quanto é complicado gerir e monitorizar todas as contas. Por isso partilhamos consigo 9 ferramentas para gestão de redes sociais.
Criar conteúdo, gerir o feedback em tempo real, analisar os resultados de cada acção e planear as seguintes, são tarefas que exigem tempo. Existem algumas ferramentas que o podem ajudar a gerir e monitorizar todas as suas contas a partir de uma só aplicação. Abaixo deixamo-lhe algumas sugestões.
AGORA PULSE
A Agora Pulse é uma ferramenta que permite-lhe responder às mensagens de todas as suas redes sociais num só lugar, programar e publicar conteúdo. Tem ainda a opção de gerar relatórios de análise de dados para o Facebook, Instagram e Twitter. Por último tem uma funcionalidade que o ajuda a lançar concursos, passatempos, sondagens, quizzes, etc..
Está disponível em 4 planos distintos que vão desde os 79€/mês (versão para pequenas empresas) a 450€/mês (para grandes equipas com muitos perfis).
BUFFER
Tal como a anterior, a Buffer permite gerir as suas redes sociais e publicações num só lugar. Adicionalmente permite-lhe descobrir o melhor horário para publicar em cada uma delas.
A sua principal vantagem é a criação de conteúdos em colaboração com a equipa podendo dar feedback sobre os mesmos.
Até 3 contas, são-lhe disponibilizadas, gratuitamente métricas e KPI´S.
Os preços variam consoante as opções de produto pretendido, Publish, Reply e Analyze e vão desde os 15€/mês a 225€/mês.
HOOTSUITE
Sendo a Hootsuite uma plataforma que trabalha com um sistema de streaming, permite-lhe acompanhar diversas redes sociais no mesmo ecrã e visualizar os diversos feeds de notícias em tempo real. Permite adicionalmente a criação de alertas sobre o que está a ser dito sobre a marca proporcionando a oportunidade de responder de imediato.
É possível não só agendar posts no Facebook, Instagram e Twitter como também no LinkedIn e no WordPress.
Esta ferramenta está disponível em 4 planos e é mais vocacionada para grandes equipas e organizações, sendo que os custos variam entre os 25€/mês e os planos com valores personalizados
SPROUT SOCIAL
A Sprout Social permite gerir e programar posts, relatórios das métricas e KPI´s. Ao adicionar palavras-chave e hashtags para acompanhar as redes sociais é-lhe possível ver quem está a falar sobre a sua marca e o que está a dizer. Se tem uma equipa grande esta ferramenta ajuda-o a dividir projectos pelos seus colaboradores e a definir diferentes níveis de permissão. É possível não só agendar posts no Facebook, Instagram e Twitter como também no LinkedIn e no WordPress.
Os planos vão desde o Standard com um custo de 99€/mês por usuário até ao Advanced com um custo de 249€/mês por usuário.
BrandWatch
A Brandwatch monitoriza os dados das redes sociais e exibe-os num dashboard visual que lhe permite obter insights para definir as suas tácticas de marketing.
Permite fazer a gestão da marca, definição de estratégia de conteúdo, análise da concorrência, avaliar a experiência do usuário, marketing de influência e fazer a gestão de crise.
No próprio site são disponibilizados guias bastante interessantes e que abordam diversas temáticas como o caminho para uma visão mais holística e centrada no cliente, inteligência competitiva, como medir de forma eficaz o ROI de campanhas usando dados analíticos das redes sociais, entre outros.
SENDIBLE
A Sendible, tal como outras ferramentas que já falamos, permite-lhe fazer publicações em diferentes redes sociais num só lugar, mas tem a vantagem de lhe possibilitar agendar posts em horários diferentes para cada uma delas. Para além de anexar imagens, publicar em audiências segmentadas e gerir leads geradas nas redes sociais.
Esta ferramenta está disponível em 4 planos distintos que vão do Micro (um utilizador) com o custo de 24€/mês até ao plano Large (permite até 12 utilizadores) com um custo de 274€/mês, existindo ainda a possibilidade de ter mais utilizadores tendo um plano customizado.
NIMBLE
As suas funcionalidades estão divididas entre áreas como cultivar relacionamentos, vender de forma mais inteligente, como alanvacar insights sociais e trabalhar de forma inteligente em qualquer lugar.
A ferramenta disponibiliza apenas um plano de adesão, o Nimble Business, que tem um custo de 19€/mês, por utilizador, quando pago anualmente.
SYNTHESIO
Numa só ferramenta, a Synthesio, consegue juntar pesquisas de mercado com insights, segmentação de audiências, gestão de marca, lançamento de campanhas e de produtos, gestão de crise e de clientes.
É acima de tudo uma ferramenta de “escuta” social e de insights de audiências que assenta na recolha extensiva de dados disponíveis sobre os clientes.
COMMUN.IT
Finalmente a Commun.it é uma ferramenta que tal como a maioria, funciona apenas para o Facebbok, Instagram e Twitter, permitindo-lhe receber notificações em tempo real de likes, comentários e mensagens directas.
Tem 4 planos disponíveis que começam na versão Free que apenas permite um perfil social e 3 dias de dados estatísticos, até ao plano Corporate que já permite ter 12 perfis sociais e acesso a dados estatísticos ilimitados e que tem um custo mensal de 105€.
Existem muitas outras ferramentas que o podem ajudar a gerir as redes sociais da sua empresa de forma mais eficiente. Caso tenha interesse em conhecer mais algumas abaixo deixamos alguns links onde poderá analisá-las melhor. Se conhece alguma que não tenha sido mencionada por nós e queira partilhar connosco, enviemos o nome que teremos todo o gosto em acrescentar à nossa lista.
Ter presença nas redes sociais nos dias de hoje é fundamental e se optar por uma ferramenta que o ajude a geri-las terá o processo facilitado. Deixamos-lhe algumas sugestões agora compete-lhe a si decidir qual delas se adequa melhor aos objetivos da sua empresa.
Fonte: Sambatech e Automação de Vendas
Excelente post, essas ferramentas são fantásticas para gestão de redes sociais.
Obrigada pelo feedback. Tem alguma ferramenta de eleição que queira partilhar connosco?
Obrigada pelo feedback AP Digital, estas são sem dúvida nenhuma óptimas ajudas. Utiliza alguma delas?