Blog

9 Tendências de logos para 2020

Diariamente somos confrontados com muita informação visual, desde a televisão passando pelas redes sociais. Na procura por ambientes mais relaxantes e “clean” alguns designers têm-se dedicado a esta nova tendência, tanto no que respeita ao web design como a aspectos relacionados com a própria tipografia em si.

Estamos a mudar de uma “versão too much information” para designs mais simples que funcionam em qualquer contexto, desde um cartaz publicitário a um cartão de empresa.

Sendo o logotipo da sua empresa uma parte crucial da estratégia de marketing da mesma, uma vez que têm um forte impacto na forma como é percepcionada pelos clientes, talvez seja importante estar a par das tendências para logotipos para o próximo ano.

Tendências para logotipos para 2020
1- Logotipos Intemporais

Esta intemporalidade têm a ver com a utilização de determinado tipo de letra. A simplicidade é importante, bem como elementos crucais tais como o espaçamento entre as letras e as linhas de texto. A utilização de maiúsculas e de sinais de pontuação ( ponto de exclamação, ponto final, etc) também são aspectos a analisar.

2- Contrastes entre tipos de letras

Muitas marcas têm vindo a criar os seus próprios tipos de letra personalizados e esta é uma tendência que se vai manter no próximo ano. A escolha das fontes a combinar deve criar um contraste grande o suficiente entre elas. Combinar uma fonte manuscrita com uma digitada ou por exemplo uma fonte com serigrafia (detalhes decorativos nas pontas) com uma fonte sem serigrafia (linhas limpas) são boas opções a ter em conta.

3- Logotipos variáveis

Tendo em conta que a comunicação visual é feita através de diferentes meios com diferentes tamanhos (desde as minúsculas dos smartwatch até aos grandes vídeos de outdoors), convêm ter várias versões de logotipos de forma a se adaptar as todas as situações possíveis. Existem marcas que já estão a criar versões em miniatura, com apenas a primeira letra do seu nome, para as suas apps dos dispositivos celulares.

4- Tipos de letra alterados

Uma alteração subtil e inesperada num tipo de letra pode funcionar como um extra num logotipo e até mesmo ajudar a expressar um sentimento que a marca queira expor.

5- Caracteres especiais

Os caracteres especiais não passam de símbolos sem letras. Esta pode ser uma maneira sofisticada de adicionar um toque divertido a um logotipo. Por exemplo, a utilização do @ pode parecer não fazer sentido mas também pode significar uma piscadela de olho divertida dependendo do contexto onde é inserida.

6- Emblemas contemporâneos

Emblemas em logotipos por norma são associados a distintivos, têm uma aparência mais tradicional e estão cheios de detalhes. A tendência para o novo ano é o recurso a ilustrações vectoriais, com linhas limpas e fontes simples. Se tiver um logotipo com muitos detalhes convêm criar um mais simples para ser utilizado numa escala menor.

7- Letras de mão rústica

É certo que um bom logotipo com letras de mão pode ter um efeito poderoso. Ao sugerir a mão humana que está por detrás dele facilmente expressa sensações de intimidade e familiaridade na sua criação. O importante é garantir que mesmo em dimensões pequenas o logotipo seja perceptivel.

8- Formas arquitetônicas

Esta é uma tendência que se inspira no mundo da arquitectura e da construção. Reduzir as formas às suas formas mais básicas, sobreposição de camadas de formas geométricas, resulta em uma aparência que lembra desenhos arquitectônicos ou esqueletos de edifícios. Muitas linhas sobrepostas podem-se tornar desorganizadas e confusas, pelo que o ideal é manter o estilo limpo e simples. Uma sugestão interessante é adicionar diferentes espessuras de linhas de forma a dar hierarquia e ênfase.

9- Formas geométricas em 3D

Podemos entender esta tendência como o ir mais além da tendência anteriormente mencionada. Linhas retas e formas geométricas recebem profundidade, resultando em composições tridimensionais, permitindo brincar com ilusões de perspectiva e ópticas. Pode utilizar este estilo para representar a primeira letra do nome da marca ou para criar um logotipo mais abstrato que reflete a personalidade e mensagem da marca. A utilização de cores para preencher a estrutura permite criar uma estética mais divertida.

Estas são algumas das tendências no que respeita a logotipos para o ano que se avizinha. Caso queira por em prática algumas destas sugestões e precise de ajuda ou de uma simples opinião, não hesite em nos contactar, temos todo o gosto em ajudá-lo.

Anita9 Tendências de logos para 2020

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *