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9 Tendências de logos para 2020

Quais as 9 tendências de logos para 2020 e porquê?

Diariamente somos confrontados com muita informação visual, desde a televisão passando pelas redes sociais.

Na procura por ambientes mais relaxantes e “clean” alguns designers têm-se dedicado a esta nova tendência, tanto no que respeita ao web design como a aspectos relacionados com a própria tipografia em si. Consequentemente é importante estar a par das tendências de logos para 2020.

Estamos a mudar de uma “versão too much information” para designs mais simples e que em resultado disso funcionam em qualquer contexto, desde um cartaz publicitário a um cartão de empresa. Esta é um das tendências de logos para 2020 que tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos.

Sendo o logótipo da sua empresa uma parte crucial da estratégia de marketing da mesma, uma vez que têm um forte impacto na forma como é percepcionada pelos clientes, talvez seja importante estar a par das 9 tendências de logos para 2020.

1. LOGÓTIPOS INTEMPORAIS

Esta intemporalidade têm a ver com a utilização de determinado tipo de letra.

Acima de tudo a simplicidade é importante, bem como os elementos cruciais tais como o espaçamento entre as letras e as linhas de texto.

Certamente que a utilização de maiúsculas e de sinais de pontuação (ponto de exclamação, ponto final, etc) são também aspectos a analisar.

2. CONTRASTES ENTRE TIPOS DE LETRAS

Muitas marcas têm vindo a criar os seus próprios tipos de letra personalizados e esta é certamente uma tendência que se vai manter no próximo ano.

A escolha das fontes a combinar deve criar acima de tudo um contraste grande o suficiente entre elas.

Provavelmente combinar uma fonte manuscrita com uma digitada ou por exemplo uma fonte com serigrafia (detalhes decorativos nas pontas) com uma fonte sem serigrafia (linhas limpas) são boas opções a ter em conta.

3. LOGÓTIPOS VARIÁVEIS

Em resultado da comunicação visual ser feita através de diferentes meios e com diferentes tamanhos (desde as minúsculas dos smartwatch até aos grandes vídeos de outdoors), convêm ter várias versões de logótipo de forma a este se adaptar a todas as situações possíveis.

Por causa disto existem marcas que já estão a criar versões em miniatura, com apenas a primeira letra do seu nome, para as suas apps dos dispositivos celulares.

4. TIPOS DE LETRA ALTERADOS

Uma alteração subtil e inesperada num tipo de letra pode funcionar como um extra num logótipo e consequentemente ajudar a expressar um sentimento que a marca queira expor.

5. CARACTERES ESPECIAIS

Os caracteres especiais não passam de símbolos sem letras.

Esta pode ser uma maneira sofisticada de adicionar um toque divertido a um logótipo. Por exemplo, a utilização do @ pode parecer não fazer sentido mas também pode significar uma piscadela de olho divertida dependendo do contexto onde é inserida.

6. EMBLEMAS CONTEMPORÂNEOS

Emblemas em logótipos por norma são associados a distintivos, têm por isso uma aparência mais tradicional e estão por causa disso cheios de detalhes.

A tendência para o novo ano é o recurso a ilustrações vectoriais, com linhas limpas e fontes simples.

Se tiver um logótipo com muitos detalhes provavelmente convêm criar um mais simples para ser utilizado numa escala menor.

7. LETRAS DE MÃO RÚSTICA

É certo que um bom logótipo com letras de mão pode ter um efeito poderoso.

Ao sugerir a mão humana que está por detrás dele facilmente expressa sensações de intimidade e consequentemente familiaridade na sua criação.

Primeiro que tudo o importante é garantir que mesmo em dimensões pequenas o logótipo seja perceptível.

8. FORMAS ARQUITECTÓNICAS

Esta é uma tendência que se inspira no mundo da arquitectura e da construção.

Reduzir as formas às suas formas mais básicas, sobreposição de camadas de formas geométricas, resulta numa aparência que lembra desenhos arquitectónicos ou esqueletos de edifícios.

Muitas linhas sobrepostas podem-se tornar desorganizadas e confusas, por isso o ideal é manter o estilo limpo e simples.

Uma sugestão interessante é adicionar diferentes espessuras de linhas de forma a dar hierarquia e ênfase.

9. FORMAS GEOMÉTRICAS EM 3D

Podemos entender esta tendência como o ir mais além da tendência anteriormente mencionada.

Linhas rectas e formas geométricas recebem profundidade, resultando em composições tridimensionais, permitindo brincar com ilusões de perspectiva e ópticas.

Pode utilizar este estilo para representar a primeira letra do nome da marca ou para criar um logótipo mais abstracto que reflecte a personalidade e mensagem da marca.

Finalmente a utilização de cores para preencher a estrutura permite criar uma estética mais divertida.

Resumindo estas são algumas das tendências no que diz respeito a logótipos para o ano que se avizinha.

Caso queira por em prática algumas destas sugestões e precise de ajuda ou de uma simples opinião, não hesite em nos contactar, temos todo o gosto em ajudá-lo.

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