fbpx

A importância dos vídeos para o seu negócio

A importância dos vídeos para o seu negócio, sabe qual é?

Já era uma tendência em 2018 e continua a ser este ano, aliás como diz o ditado “Uma imagem vale mais do que 1000 palavras” e cada vez mais os consumidores preferem ver um vídeo a terem de ler um texto.

Estima-se que, em 2020, o vídeo online represente mais de 80% do tráfego dos consumidores da internet. E isto por ser uma das melhores formas de disseminar conteúdo, divulgar produtos e serviços, fortalecer marcas e alcançar um maior número de pessoas,

A facilidade com que actualmente podemos produzir um vídeo com recurso a algumas aplicações em muito contribuíram para a eficiência e abrangência da utilização do vídeo. Adicionalmente temos o acesso facilitado à internet, a popularização das redes sociais e dos dispositivos móveis.

QUE CONTRAPARTIDAS PODE RETIRAR DA UTILIZAÇÃO DOS VÍDEOS NO SEU NEGÓCIO?

O vídeo pode ser utilizado de forma mais abrangente do que através de anúncios.

Pode certamente difundir informações e reforçar estratégias de marketing de conteúdo. Sendo que esta última procura compreender os hábitos dos consumidores e entender melhor as suas necessidades e problemas porque não utilizar o vídeo como uma forma de alcançar os seus clientes de um modo fácil, didático.

Uma vez que as pessoas tendem a acreditar naquilo que vêm, porque não produzir um vídeo em que mostra o seu produto ou serviço em acção de modo a que os clientes possam entender como funciona.

Um bom vídeo deverá consequentemente ser educativo, transmitindo informações ricas e úteis, ao mesmo tempo que cria empatia com o público, laços emocionais que transmitam confiança e que possam levá-lo eventualmente a compartilhar as informações.

DIFERENTES TIPOS DE VÍDEOS

  • Vídeo de apresentação
    Para além de divulgar os produtos e serviços, pode ser utilizado para fortalecer a identidade da empresa e aumentar a credibilidade e visibilidade da marca.
  • Vídeo institucional
    Serve para informar a missão e valores da empresa bem como fazer o lançamento de produtos e serviços. Também pode ser utilizado para humanizar a relação entre empresa/colaboradores.
  • Tutoriais
    São uma maneira educativa e mais atractiva de transmitir conteúdos.
  • Vídeos educativos
    Permitem disponibilizar conteúdos mais complexos e aulas que podem ser facilmente intuídas.
  • Podcast
    Arquivos de áudio digital que a marca pode utilizar para abordar temas relevantes e que ficam disponíveis numa lista, podendo ser ouvidos a qualquer hora e local.
  • Webinar
    São seminários ou eventos online, transmitidos ao vivo sobre determinado tema e em que o orador expõe o conteúdo e pode interagir com o público via chat. Permitem a sua visualização após a realização.

COMO PRODUZIR VÍDEOS INCRÍVEIS

  • Utilize legendas – muitas pessoas assistem aos vídeos sem som e desta forma garante que a sua mensagem está a ser transmitida como também consegue alcançar as pessoas com dificuldades de acessibilidade;
  • Utilize equipamento adequado – boa iluminação e som de qualidade, nítido e sem interferências;
  • Interacção com o público – é importante permitir que o público tenha espaço para fazer os seus comentários;
  • Optimização do vídeo – deverá adequar-se às diferentes plataformas onde vai ser publicado (imagem vertical ou horizontal, etc). Por exemplo, um vídeo longo funciona no Facebook mas não no Instagram;
  • Mensagem curta e clara – tente deixar a mensagem nos 30 segundos iniciais.

ALGUMAS FERRAMENTAS

Hoje em dia é fácil criar vídeos e dispõe de uma infinidade de ferramentas para o ajudar.

Pode, por exemplo, utilizar o Wave Video. Este criador de vídeos suporta mais de 30 formatos diferentes. Isto significa que poderá facilmente optimizá-lo para qualquer plataforma (Facebook, Instagram, YouTube, etc). Dispõe de uma biblioteca com cerca de 200 milhões de videoclips que pode editar e combinar. Pode adicionalmente acrescentar legendas ao seu vídeo ou um “call to action”.

Outra ferramenta é o Biteable que é muito fácil de utilizar e dispõe de vários modelos relacionados com negócios já criados. Pode escolher o objectivo do seu vídeo (promoção, apresentação, partilha, etc) e depois é só editar as diferentes cenas e personalizá-las a seu gosto.

Finalmente tem ainda o Wideo, uma opção para criar vídeos de marketing animados. Existem vários modelos à sua disposição que poderá personalizar (adicionar cenas, transições, imagens e objectos, textos).

Qualquer uma destas opções que mencionamos é gratuita. Provavelmente o ideal será experimentar os diferentes tipos de vídeo que lhe oferecem, tendo sempre em conta o seu público-alvo e os objetivos de marketing da sua empresa.

O mundo digital é muito dinâmico e constantemente vão aparecendo novas tendências. Não tenha medo de arriscar, aceite os desafios e agarre as oportunidades que lhe parecerem mais adequados para a sua empresa. Quer o seu negócio esteja voltado para o B2B ou B2C não se esqueça de que só terá a ganhar com a utilização dos vídeos na hora de transmitir as suas mensagens.

Recomendar
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIN
Partilhar
Tagged in
Deixar um comentário