fbpx

As cerâmicas Portuguesas

Esta semana voltamos com mais recomendações de produtores nacionais. Se ainda não está a acompanhar a nossa viagem, vá até o nosso Facebook ou Instagram e veja todas as recomendações assim que elas são postadas.

Depois de uma bela volta pelas vinhas e por alguns dos melhores vinhos de Portugal, voltamos à cidade e lembramos que a beleza também está nos detalhes. Lisboa é uma cidade única por muitos motivos, mas os que mais chamam a atenção são as cores e a luz. Muito dessa beleza se deve aos azulejos.

Por isso hoje falamos das cerâmicas que são produzidas no nosso país, desde azulejos até peças de decoração únicas.

Azulejos

Há muitas versões sobre a história dos azulejos, alguns dizem que a palavra vem da cor azul, visto que muito da produção portuguesa utilizava o azul nas suas composições. Mas historiadores concordam que a palavra tem origem no árabe. Zellig significa pequena pedra polida e esta técnica era muito usada por todo o Império bizantino.

A verdadeira proliferação dos azulejos deu-se nos finais do século XV com o Dom Manuel I. Os temas dos desenhos em Portugal têm três grandes influências. Influência do Oriente distante, como a China, influência árabe com desenhos geométricos intrincados e, finalmente, um estilo tipicamente português. Este estilo representa a época das explorações marítimas junto com motivos barrocos e alguns religiosos

 Há muitos sítios onde podemos apreciar os mais diferentes tipos de azulejos em Lisboa. Um sítio que reúne diferentes tipos de azulejos é a Casa do Alentejo, com exemplares árabes, tradicionais portugueses e ainda outros únicos.

Mas nem só de azulejos vive a cerâmica Portuguesa.

casadoazulejo

Loiças

Queremos mostrar aqui diferentes tipos de cerâmicas, e um dos mais presentes nas nossas casas são as loiças. Ter loiças bonitas é trazer arte para dentro de casa. É transformar o ato de cozinhar e comer em um momento especial. 

E não é à toa que o melhor restaurante do mundo utiliza loiça Portuguesa!

Todos nós temos mães que têm diversos jogos de loiça e que se recusam a usá-los para que não se estraguem, mas nós somos apologistas de termos loiças que vamos usar. Uma refeição, mesmo que banal, servida num prato da Vista Alegre já se transforma num evento!

Um jantar com pessoas amadas deve ser sempre uma ocasião especial. Agora que finalmente começamos a voltar à “normalidade” temos de valorizar cada momento com os nossos amigos e família. Por isso procuramos os produtos mais bonitos e mais diferenciados para vos mostrar aqui.

Acreditamos no consumo local e de pequenos produtores, assim, incentivamos a economia e fazemos a diferença. A seguir mostramos alguns dos nossos ceramistas e lojas de cerâmica preferidos:

A primeira foto é da Maria Atarefada. Esse jogo de pratos, bem como o resto das suas louças deixam-nos sempre com vontade de fazer grandes jantares e convidar as pessoas mais importantes! Até já pensamos em fazer um instagram de comida só para podermos mostrar as loiças!

 

“As cerâmicas que escolhemos para servir também transformam a nossa experiência com a comida”

Aqui na foto da Chef Larissa Abbud está um exemplo perfeito de como podemos usar as cerâmicas (como este prato maravilhoso da Cerâmicas na Linha) para criar obras de arte com a comida, afinal todos sabemos que primeiro comemos com os olhos e só depois com a boca.

Terminamos a sessão de loiças com um merecido café e depois seguimos com cerâmicas diferentes das que colocamos na mesa de jantar.

Claro que não podemos ter uma refeição completa sem um café no fim. Por sorte existe o ceramista Duarte Galo para transformar esse ritual diário. Essas chávenas de café fazem-nos sentir que a nossa pequenina varanda é uma esplanada de um café em Paris. É com esse mindset de Paris que fomos atrás de cerâmicas diferentes, vasos e peças que preenchem o espaço e o olhar.

mariaaterafada
larissa.cozinha ceramicas.na.linha

Decoração

malgaceramicdesign
bailarico_benfica

Além de lindas, os produtos em cerâmica são feitos com o toque, produtos que são delicados e frágeis, mas também duradouros e com um longo processo por trás. A foto da Malga Ceramic Design remete-nos a isso, à história por trás das peças que utilizamos.

Esta foto dá-nos contexto e faz-nos valorizar ainda mais cada objeto e sua história. Esta é, para nós, a maior beleza de comprar de produtores locais. Através de cada compra podermos perceber não só a história do objeto mas também de quem o produz.

Além de prática, a cerâmica também tem um papel decorativo. Objetos do dia-a-dia ganham outra vida se forem feitos com o design em mente. Por isso continuamos a nossa busca por cores nas cerâmicas com uma loja muito colorida!

Na Bailarico as loiças vêm do Alentejo diretamente para colorir as nossas casas. Se procura um presente especial ou um jarro para pôr as flores da estação, recomendamos uma visita à loja em Benfica.

“A beleza das cerâmicas está presente na forma, mas também nas cores que os artistas escolhem.”

A Lala Cerâmica é um belo exemplo de uma escolha acertada de cores. Produzidas em Cascais, as Summer Vibes transparecem nas suas obras. Ficamos apaixonadas pelo vaso da foto principalmente pelas suas cores e a naturalidade com que se misturam.

Terminamos (por enquanto) a nossa busca pelas cerâmicas mais bonitas e coloridas. Todos nós conhecemos bem as Andorinhas em cerâmica, uma decoração tão linda quanto tradicional, mas nem só de Andorinhas vive a decoração em cerâmica e este post veio provar!

Concluímos com uma artista que alguns poderiam chamar de menos convencional, mas nós adoramos especialmente pela representação do feminino em formas diferentes das que estamos habituados a Mystic Art é o sítio para encontrar peças únicas para uma decoração incontornável.

“Procure produtores locais para as suas compras, incentive a economia e tenha produtos únicos”

 

Para a semana continuamos com mais produtos de alta qualidade que são feitos em Portugal. Enquanto isso siga-nos no Facebook e Instagram para acompanhar-nos em tempo real!

Recomendar
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIN
Partilhar
Deixar um comentário