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Benefícios de integrar o Mailchimp no seu site WordPress

Quem tem um negócio necessita de entrar em contacto com o seu público alvo de uma forma consistente. Uma forma de o fazer é através de email marketing e o Mailchimp, não é mais do que uma plataforma de automação de marketing e serviços de email marketing. 

Com o Mailchimp consegue criar listas de email com as informações de contacto de quem subscreve a sua newsletter.  Esta plataforma é muito intuitiva e fácil de utilizar, sendo que pode sempre utilizar os modelos pré-criados, enquanto não se sentir à vontade para fazer as suas newsletters de raiz.

Pode criar uma conta gratuitamente que lhe permite ter até 2000 subscrições, o que para começar não é nada mau.

Benefícios da integração do Elementor e do Mailchimp

Se o seu site tiver sido desenvolvido em WordPress e com o construtor de páginas Elementor torna-se muito simples integrar com o Mailchimp. O Elementor é uma das melhores opções para criar e gerenciar formulários de inscrição.

O Elementor permite adicionar um formulário de contato em qualquer sítio do seu site e vincular o Mailchimp nas suas configurações. Quer isto dizer que, quando os visitantes do site fazem a sua inscrição, automaticamente eles são acrescentados à sua lista no Mailchimp.

Para ver alguns sites desenvolvidos com o Elementor visite o nosso portfólio.

Como integrar o Elementor e o Mailchimp

Agora que já sabemos que a integração do Elementor com o Mailchimp pode ser benéfica para os eu site, está na hora de aprender como fazer.

1ª Passo – Criar conta no Mailchimp

Aceda ao Mailchimp e crie uma conta. Basta colocar o seu endereço de email, nome usuário e password.

De seguida irá receber um email de ativação por parte do Mailchimp. Quando clicar no link é redirecionado para uma página com diferentes opções de planos. Na sua opinião o plano gratuito é mais do que suficiente, pelo menos de início, mas caso queira pode Comparar recursos do plano e ver qual deles vai de encontro aquilo que pretende.

planos_maichimp
elementor

Preencha o seu nome e as informações do seu negócio. A opção de colocar  o nº de telefone o URL do seu site e são opcionais, mas caso coloque este último o conteúdo do site irá ser importado.

De seguida, preencha as informações de endereço.

Quando o Mailchimp lhe perguntar se já tem algum assinante, em caso afirmativo, selecione sim e preencha a informação de quantos têm. Para ajudar a plataforma perceber um pouco mais do seu negócio pode optar por indicar se vende produtos ou serviços ou simplesmente ignorar esta questão.

E está concluído o processo de inscrição.

2ª passo – Criar um público e uma chave de API

Agora passamos a parte em que irá criar o seu público. Sendo uma conta gratuita apenas será possível criar um público, sendo esta a recomendação da própria plataforma. Se optou por um dos planos avançados, tem a possibilidade de incluir 3 ou mais públicos.

O Mailchimp permite criar tags e segmentos para organização dos seus contatos em diferentes subconjuntos.

Para adicionar contatos aceda a Audience/ Audience Dashboard. De seguida, clique em adicionar seus contatos. Irá ser redirecionado para uma página para importar as informações de contato dos subscritores. Aqui tem 3 opções: copiar e colar os nomes e endereços de email numa caixa de texto; importar dados automaticamente de uma ferramenta que já utiliza ou fazer o upload de um arquivo CSV ou TXT.

Após adicionar os contatos, vá ao Painel de Audiência, a Gerenciar Audiência/Configurações. Aqui pode alterar o nome e as configurações padrão. Garanta que escolhe um nome De e um endereço de email De.

Também tem a possibilidade, caso queira, de habilitar um duplo opt-in para enviar aos subscritores um email de confirmação após terem feito a inscrição.

Terminada a criação e configuração da sua conta, aceda ao seu perfil. Clique em Extras/Chaves de API.

chaves_api
audiencia_mailchimp

Se não tiver uma chave de API tem de clicar em Criar uma chave e o Mailchimp automaticamente adiciona uma chave para si. Após a chave estar ativa deverá copiar a mesma e apontar num local seguro. Estas informações dão acesso à sua conta no Mailchimp, pelo que não deverá partilhá-las com ninguém.

3º Passo – Criar um formulário de inscrição do Mailchimp com o Elementor

Baixe e instale o Elementor Pro. Neste está incluído um WordPress Form Builder que poderá utilizar para criar formulário personalizados.

Após ativar o Elementor Pro, tem de ir a Elementor/Configurações/Integrações. Vá até à seção Mailchimp e cole a chave de API.  Clique em validar a chave.

Se a integração tiver ficado feita irá ver marca de seleção verde ao lado deste botão. Não se esqueça de gravar as alterações.

Esperamos que a informação que deixamos seja útil e que tenha conseguido perceber quais são efetivamente os benefícios de ter o seu site WordPress integrado com o Mailchimp. Agora falta apenas aprender como criar um formulário. Se quiser saber como fazer fique atento ao nosso próximo post.

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