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Como agilizar a produção de conteúdos para as redes sociais

Necessita de uma estratégia eficaz para para produção de conteúdos de uma forma mais ágil?

Perde demasiado tempo a criar e a publicar posts nas redes sociais e pouco a interagir com os seus fãs?

Já experimentou criar e agendar conteúdos em “lotes”? Sabia que ao fazê-lo está a optimizar o tempo que gasta a gerir as redes sociais?

Quais as vantagens de produção de conteúdos em “lotes”?

Digamos que decide começar a comer uma bolacha caseira todos os dias após o jantar. Certamente que não iria dar-se ao trabalhar de fazer bolachas diariamente dividindo os ingredientes da receita original de forma a fazer apenas uma bolacha de cada vez. Iria antes fazer um conjunto de bolachas no início da semana.

Criar um post dia a dia faz tanto sentido como cozinhar uma bolacha por dia, como no exemplo acima referido. Adicionalmente acaba também por atrapalhar a sua agenda porque sempre que pretender partilhar algo tem de reservar algum tempo para escrever e publicar o seus post. Acaba por ter de alterar constantemente as suas tarefas o que pode influenciar a sua produtividade sem sequer se dar conta disso.

É aqui que entra a produção de conteúdos de posts em “lotes”.

Praticamente tudo o que faz nas redes sociais pode ser englobado em 2 categorias: publicar posts originais (actualizações de estado, fotos/vídeos e links para os seus conteúdos ou de outros) e interacções ao vivo (respostas, retweets, partilhas e por aí em diante).

Seguem algumas dicas de como preparar tudo o que necessita para as redes sociais de forma antecipada para que não tenha de fazer tudo do zero diariamente.

1. CRIE UM “LOTE” DE ACTUALIZAÇÕES

Vai necessitar de uma variedade de diferentes tipos de posts. Seguem alguns exemplos:

  • Links para o seu próprio conteúdo: este parece óbvio, mas é sempre bom relembrar. Faça link para os seus próprios conteúdos, vídeos ou podcasts;
  • Menções à marca: sempre que alguém o mencionar em conteúdos originais (podcasts, entrevistas, comentário a um produto, etc.) certifique-se de que todos ficam a saber disso. Isto ajuda-o a gerar tráfego para o seu site;
  • Promoções sazonais: se vocês estremece de receio ao pensar em realizar as suas promoções sazonais, é porque provavelmente o estará a fazer de forma errada. Simplifique ao preparar as suas promoções em “lotes”, considerando que cada promoção é uma categoria isolada. Guarde o seu trabalho numa “biblioteca” a que possa aceder todos os anos para maximizar o retorno do seu esforço ao criar essas promoções;
  • Conteúdo de outras pessoas: isto é uma parte importante de uma estratégia social bem sucedida. Por outras palavras, existe tanto conteúdo excelente já feito e disponível na web que não se deveria sentir pressionado a criar tudo a partir do zero.;
  • Uso único: em geral repetir conteúdo nas redes sociais é excelente. No entanto, por vezes pode querer dizer algo uma única vez. Este pode ser um “lote” simples de criar e que poderá incluir tudo desde questões sensíveis até promoções de curta duração; e
  • Conselhos: subdivide-se em 2 categorias: dicas e conselhos próprios ou mencionar dicas e conselhos de outras pessoas. Se está a começar a criar uma biblioteca de conteúdos é preferível e mais útil trabalhar numa só categoria.

Agora é tempo de tornar estas categorias em algo que lhe poupe realmente tempo.

2. CRIE UM “LOTE” DE ACTUALIZAÇÕES

Digamos que fica com 5 tipos de categorias que pode partilhar regularmente. E vamos assumir que vai partilhar cada categoria com a mesma frequência. Nesse caso uma vez por mês tem de se sentar e escrever 10 posts por categoria. 10 links para posts que considera interessantes, 10 dicas ou citações, 10 links para o seu site ou blog e por aí em diante.

Quando terminar pegue no “lote” de posts, carregue-os no seu calendário de publicações, agende nas redes sociais e, por fim, descanse sabendo que nas próximas 4 semanas as suas redes sociais vão publicar uma série de posts a todas as horas independentemente de onde vocês estiver ou do que estiver a fazer.

Uma vez que não está a perder tempo todos os dias a pensar em novos assuntos para publicar, pode passar mais tempo a interagir com os seus fãs.

3. AGENDE PARA PODER INTERAGIR COM OS FÃS

É claro que não consegue planear interacções ao vivo com antecedência porque não sabe com antecedência quando as outras pessoas vão publicar algo nas suas redes sociais, mas pode, no entanto, planear com antecedência quanto tempo vai dedicar a interagir com os seus fãs.

Ao invés de tornar o tempo que passa nas redes sociais em algo que usa para preencher lacunas na sua rotina diária, torne-o parte da sua rotina. Coloque de parte alguns períodos de tempos ao longo do dia para analisar e interagir ao vivo. Responda a notificações, interaja com outros utilizadores, procure artigos para partilhar, faça retweet de posts que interessem, faça qualquer coisa, mas faça-o no seu calendário de publicações.

Pense nas suas categorias de interacção: retweets, perguntas e respostas, responder a mensagens, etc. Utilize estas categorias para ajudá-lo a planear o seu “lote” de interacções ao vivo. Por ex. sente-se uma tarde e pense em mais do que 12 questões para colocar aos seus fãs. Depois coloque essas questões de forma alietória no seu calendário de publicações ao longo das próximas 2 semanas.

Experimente as dicas acima e irá ver que trabalhando com “lotes” de posts não só elimina as distracções, e aumenta a sua produtividade como o ajuda a interagir com os seus fãs. Esperamos que tenha gostado do nosso post e que este o ajude na produção de conteúdos para as suas redes sociais.

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