Tem por hábito fazer uma análise da sua concorrência? Sabe como deve analisar a concorrência?
Saber que produtos e serviços as empresas suas concorrentes oferecem é fundamental para o sucesso da sua estratégia.
Analisar a concorrência permite-lhe aferir o que distingue os seus produtos/serviços dos demais. Por outro lado, também lhe possibilita identificar necessidades que não são correspondidas por si ou pelos seus concorrentes.
Como analisar a concorrência
Identificar concorrentes
Existem 2 tipos de concorrência que deve ter em consideração:
- directa – empresas que vendem o mesmo que você, para o mesmo público alvo e com um preço semelhante
- indirecta – empresas que vendem um substituto ou complemento daquilo que você vende, para o mesmo público alvo
Uma forma simples ver quem são os seus concorrentes, dentro destes 2 aspectos é listar empresas que:
- vendem os mesmo produtos
- prestam os mesmos serviços
- oferecem produtos/serviços semelhantes ou complementares
- são líderes no mercado
Posicionamento da Empresa
Após a reunião de todas as informações mencionadas anteriormente, da sua empresa bem como dos seus concorrentes é chegada a hora de estruturar o seu posicionamento no mercado, de acordo, com tudo aquilo que recolheu.
Analisar os Concorrentes
O objectivo desta análise é descobrir informações, dados e indicadores que demonstrem o que faz essa empresa se destacar, como comunica, como divulga os seus produtos/serviços e os resultados que obtém.
Pesquisa de Mercado
Ouvir o que os consumidores dizem. Se falam de marcas que consomem. Com que frequência. Estão satisfeitos ou ponderam mudar. Que qualidades e defeitos identificam.
O ideal é reunir esta informação junto de consumidores isentos, por isso, nada melhor do que um breve questionário.
Sites e Redes Sociais
É escusado dizer que a presença digital das empresas/marcas também é muito importante e por essa razão também deve ser tida em conta na sua análise da concorrência.
Caso se trate de um site deverá olhar a aspectos como a apresentação do próprio site, produtos e serviços. A linguagem utilizada é coloquial, jovem ou mais formal?
Identifica em que rede ou redes sociais a empresa/marca tem presença. A forma como comunica, número de seguidores, tipo e frequência das publicações.
Não se esqueça também de ver a interacção que as publicações estão a ter.
Seo na Análise da Concorrência
Descobra que palavras chave os seus concorrentes estão a trabalhar e o volume de buscas de cada uma delas.
Não queremos dizer que deve adoptar todas as ideias que vê. Opte apenas por aquilo que faz sentido para si e para o seu negócio e que vá de encontro à sua imagem, estratégia e filosofia da empresa.
Avaliações e Comentários
É importante que fique atento também áquilo que os consumidores estão a falar sobre si e os seus concorrentes. Os comentários e avaliações que fazem nos sites e redes sociais.
Analise igualmente a atitude que têm perante estas avaliações, reclamações ou comentários. Se respondem, tentam solucionar o problema na hora, etc.
Publicidade
Que estratégias de publicidade estão a ser utilizadas? Em que veículos estão a publicitar? Qual o foco das campanhas? Quais os formatos das campanhas? Estão a fazer investimentos nas redes sociais?
Quando terminar este levantamento de dados estará apto a identificar os pontos fortes e fracos da sua concorrência. Nesta fase já consegue também analisar internamente a sua empresa face à concorrência bem como o meio ambiente envolvente.
Queremos ajudá-lo nesta tarefa por isso deixamos-lhe 3 ferramentas que o podem ajudar a analisar a concorrência.
- Similar Web
- SEMRush
- Google Alerts
Agora que já tem tudo o que precisa diga-nos quando vai começar a analisar a sua concorrência?