Como analisar a concorrência

Tem por hábito fazer uma análise da sua concorrência? Sabe como deve analisar a concorrência?

Saber que produtos e serviços as empresas suas concorrentes oferecem é fundamental para o sucesso da sua estratégia.

Analisar a concorrência permite-lhe aferir o que distingue os seus produtos/serviços dos demais. Por outro lado, também lhe possibilita identificar necessidades que não são correspondidas por si ou pelos seus concorrentes.

Como analisar a concorrência

Identificar concorrentes

Existem 2 tipos de concorrência que deve ter em consideração:

  • directa – empresas que vendem o mesmo que você, para o mesmo público alvo e com um preço semelhante
  • indirecta – empresas que vendem um substituto ou complemento daquilo que você vende, para o mesmo público alvo

Uma forma simples ver quem são os seus concorrentes, dentro destes 2 aspectos é listar empresas que:

  1. vendem os mesmo produtos
  2. prestam os mesmos serviços
  3. oferecem produtos/serviços semelhantes ou complementares
  4. são líderes no mercado
concorrencia directa e indirecta

Posicionamento da Empresa

Após a reunião de todas as informações mencionadas anteriormente, da sua empresa bem como dos seus concorrentes é chegada a hora de estruturar o seu posicionamento no mercado, de acordo, com tudo aquilo que recolheu.

Analisar os Concorrentes

O objectivo desta análise é descobrir informações, dados e indicadores que demonstrem o que faz essa empresa se destacar, como comunica, como divulga os seus produtos/serviços e os resultados que obtém.

Pesquisa de Mercado

Ouvir o que os consumidores dizem. Se falam de marcas que consomem. Com que frequência. Estão satisfeitos ou ponderam mudar. Que qualidades e defeitos identificam.

O ideal é reunir esta informação junto de consumidores isentos, por isso, nada melhor do que um breve questionário.

Sites e Redes Sociais

É escusado dizer que a presença digital das empresas/marcas também é muito importante e por essa razão também deve ser tida em conta na sua análise da concorrência.

Caso se trate de um site deverá olhar a aspectos como a apresentação do próprio site, produtos e serviços. A linguagem utilizada é coloquial, jovem ou mais formal?

Identifica em que rede ou redes sociais a empresa/marca tem presença. A forma como comunica, número de seguidores, tipo e frequência das publicações.

Não se esqueça também de ver a interacção que as publicações estão a ter.

Seo na Análise da Concorrência

Descobra que palavras chave os seus concorrentes estão a trabalhar e o volume de buscas de cada uma delas.

Não queremos dizer que deve adoptar todas as ideias que vê. Opte apenas por aquilo que faz sentido para si e para o seu negócio e que vá de encontro à sua imagem, estratégia e filosofia da empresa.

Avaliações e Comentários

É importante que fique atento também áquilo que os consumidores estão a falar sobre si e os seus concorrentes. Os comentários e avaliações que fazem nos sites e redes sociais.

Analise igualmente a atitude que têm perante estas avaliações, reclamações ou comentários. Se respondem, tentam solucionar o problema na hora, etc.

Publicidade

Que estratégias de publicidade estão a ser utilizadas? Em que veículos estão a publicitar? Qual o foco das campanhas? Quais os formatos das campanhas? Estão a fazer investimentos nas redes sociais?

Quando terminar este levantamento de dados estará apto a identificar os pontos fortes e fracos da sua concorrência. Nesta fase já consegue também analisar internamente a sua empresa face à concorrência bem como o meio ambiente envolvente.

Queremos ajudá-lo nesta tarefa por isso deixamos-lhe 3 ferramentas que o podem ajudar a analisar a concorrência.

  • Similar Web
  • SEMRush
  • Google Alerts

Agora que já tem tudo o que precisa diga-nos quando vai começar a analisar a sua concorrência?

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