Como atrair clientes para a minha empresa? Este deve ser muito provavelmente o calcanhar de Aquíles da maioria das empresas. Perceber como conquistar clientes e fazer com que estes se interessem pelos seus produtos/serviços é meio caminho andado para fazer crescer o seu negócio.
Certamente que atrair clientes para o seu negócio não é uma tarefa fácil, mas quando existem estratégias bem definidas torna-se mais simples de alcançar este objectivo.
Existem muitos canais de comunicação que podemos utilizar na nossa estratégia para atrair clientes, no entanto, é aconselhável que trabalhe um de cada vez de forma a fazê-lo da forma mais eficiente.
Está mais do que visto que a internet veio par ficar, por isso, é fundamental pensar numa estratégia de marketing digital. Em Portugal, por exemplo, estima-se que em 2020, os portugueses estivessem em média cerca de 7h e 20m/dia na internet. Dito isto qual é a conclusão a que chega?
Para atrair clientes as empresas precisam de ter uma presença online e ter uma comunicação eficaz na internet.
“87% dos compradores começa pesquisando por produtos na internet”
Salesforce & Publicis. Sapient
Como fazer para atrair clientes?
Existem variadas estratégias que pode utilizar para atrair clientes mas antes convêm que conheça muito bem quem é o seu público alvo, a sua buyer persona. Descobra quem esta é, onde está, o que faz, como se comporta, onde se junta com os seus pares, que assuntos consumem e quais são as suas verdadeiras necessidades.
Quando estiver a definir que estratégias vai utilizar tenha em mente que as buyer persona podem encontrar-se em diferentes estágios do funil de vendas. Existem aquelas que desconhecem o problema, ainda não o identificaram claramente como tal, as que já identificaram mas de momento não procuram uma solução para o mesmo e as que já se encontram activamente à procura de uma solução para os seus problemas.
Eis algumas estratégias que pode utilizar para atrair clientes para a sua empresa.
a) criar um blog
Esta é uma optima forma de atrair a sua buyer persona, através da divulgação de conteúdo relevante. Existem muitas ferramentas que pode utilizar para desenvolver um blog. Nós recomendamos o WordPress, uma plataforma que dispõe de soluções bastante interessantes e com investimentos reduzidos.
b) criar um canal de vídeos no YouTube
Este canal para além de ser de simples utilização é gratuito. É actualmente o 2º maior motor de pesquisa do mundo, sendo por isso uma boa oportunidade para abordar diferentes temas através do recurso a vídeos. Mais facilmente as pessoas veêm um vídeo, por exemplo um tutorial, onde aprendem como fazer algo, do que lêem um texto que lhes explica exatamente como fazer a mesma coisa que o vídeo do YouTube.
c) criar perfis nas redes sociais
Esta é outra optima ferramenta para atrair clientes mas não se deve esquecer que não deverá utilizar as redes sociais apenas com o intuito de vender. 95% do seu conteúdo deve ser produzido com o intuito de entreter, informar, educar e apenas 5% para vender os seus produtos ou serviços.
Produzir conteúdo relevante ajuda-o a criar valor para a sua empresa. As pessoas vão vê-lo como alguém entendido, que sabe do que fala e você acaba por vender sem ter tido o esforço da venda em si.
d) criar relacionamentos com a audiência
Construir relacionamentos é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Para tal deve conversar, ouvir, responder a dúvidas e dar atenção a quem o procura. Tente colocar-se no lugar dessas pessoas de forma a conseguir ajudá-las da melhor maneira.
Mostre disponibilidade, seja no Messenger, no Direct do Instagram e no WhatsApp. Pode ainda fazê-lo nos comentários dos seus posts ou blog ou até mesmo nos seus e-mails.
e) criar anúncios pagos
O recurso à publicidade paga permite-lhe segmentar e direcionar as suas mensagens. Estamos a falar de anúncios do Facebook e Instagram, no Google Adwords ou outro tipo de anúncios.
Estas são estratégias de atracção de clientes extremamente eficazes e mesmo com um investimento mais baixo é possível alcançar resultados e ter algum retorno.
Estas são apenas algumas estratégias que poderá utilizar para atrair mais clientes para a sua empresa. Certo que nem todas funcionam da mesma maneira para todos os tipos de negócios mas não há nada como experimentar, avaliar e reformular.
É importante que não se esqueça de que enquanto tenta atrair clientes poderá fazer exatamente o inverso, ou seja, afastá-los. Este afastamento basicamente deve-se à forma como comunicamos os nossos produtos/serviços. Tenha em consideração que o cliente poderá não querer comprar aquilo que está a oferecer, não acreditar que a sua solução seja a mais adequada para ele ou simplesmente não confiar, ainda, em si para lhe comprar.
Procure ter uma mensagem clara e que transmita confiança e segurança.
Se tem dificuldade em atrair clientes para a sua empresa ou se pelo contrário este não é um problema para si partilhe connosco. Não se esqueça, juntos vamos mais longe 😉