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Como aumentar o número de seguidores no Instagram

Saiba como encontrar as pessoas certas e fazê-las seguir o seu perfil nas redes sociais

O Instagram que começou como um aplicativo básico, é nos dias de hoje uma plataforma cheia de recursos. Edição de fotos, stories, reels e vídeos ao vivo são só alguns dos recursos ao seu dispor.

O número de seguidores é importante no entanto este número deve composto por pessoas que realmente se interessam e querem envolver com a sua marca/empresa. Hoje é fácil encontrar empresas que se disponibilizam para aumentar o seu número de seguidores. É óbvio que ao comparar seguidores vê a sua rede aumentar significativamente mas se pensar bem de que é que isto lhe serve.

Passa de 500 para 1000 seguidores mas metade deles, os chamados falsos seguidores não lhe trazem nenhum valor. Não vão interagir com a sua marca, não vão ajudar a divulgar e nunca vão ser seus clientes, pois não se tratam de pessoas reais, na grande maioria dos casos.

O foco no número de seguidores é importante sim, mas o número de seguidores reais, os quais poderá converter em clientes.

As redes sociais, actualmente, conquistaram uma importância enorme quer se trate de uma empresa, consumidor, influenciador, etc.

As marcas já perceberam a importância de estar presente nas redes sociais e sabem que quanto mais pessoas as seguirem, maior é a sua audiência. Quanto maior esta for maior será a chance de transformar estes seguidores em clientes.

O Instagram não é diferente das outras redes sociais. As marcas/empresas que têm um perfil na rede social quer ver o número de pessoas que as acompanha a aumentar. Desta forma conseguem estabelecer relacionamentos e mais tarde torná-los clientes fiéis.

Em se tratando de negócios novos a preocupação com o número de seguidores parece ainda maior. Como chamar a atenção do público alvo e aumentar a rede de seguidores?

Leia o resto do artigo e seja algumas das estratégias que poderá utilizar.

calendário editorial

Calendário Editorial

A chave para o sucesso nas redes sociais passa pela organização. Com um calendário editorial não só optimiza o seu tempo como consegue garantir de forma mais adequada a distribuição dos conteúdos ao longo de determinado período de tempo (semanal, mensal ou anual). Isto não quer dizer que não possa fazer publicações momento, acontecimentos não previstos mas que são relevantes para o seu negócio.

O importante é que consiga organizar com antecedência a grande maioria dos seus conteúdos de forma a seguir uma linha editorial.

Não se esqueça de que a rede social irá espelhar a identidade da sua marca/empresa (a forma como se apresenta e aquilo em que acredita).  Aqui não há certo ou errado. Ela deve refletir, em toda a sua comunicação, quer visual, quer gráfica, os seus valores, objectivos e o público para o qual se destina.

Conteúdo de Qualidade

Quando falamos de conteúdo não nos referimos apenas ao texto que escreve. A qualidade das fotos e/ou vídeos que publica é muito importante e pode fazer toda a diferença.

No Instagram o conteúdo visual continua a ser muito importante. Publicar imagens de qualidade é uma forma de atrair seguidores. Procure pesquisar um pouco sobre como fazer boas fotos e a utilizar os recursos de edição.

Hashtags relevantes

Parecem muito fáceis de utilizar mas a verdade é que a maior parte das pessoas sabe exactamente como utilizá-las.

São de uma importância crucial pois a sua utilização adequada permite ao usuário encontrar mais facilmente o seu negócio. Ao utilizar as hashtags mais relevantes para o seu público alvo está a aumentar as suas chances de alcançar o mesmo.

Por outro lado, elas também são uma óptima forma de resumir a temática da publicação. Existem, já, muitos usuários que fazem as suas pesquisas no Instagram através das hashtags. u seja, se utilizar termos relacionados com a sua publicação poderá estar a atrair pessoas que estão interessadas no tema.

Interação com a audiência

O número de gostos pode ser relevante, mas é mais relevante ainda conhecer e relacionar-se com os seus seguidores.

A interação é um dos segredos para aumentar o número de seguidores. Dá trabalho! Sim é verdade mas compensa e muito e se pensar bem, só investe em tempo dispendido, não existe gasto financeiro.

Interagir com os seguidores é uma forma de mostrar que se preocupa com o que eles têm para dizer. Cria simpatia e aumenta as chances de que estes os recomendem aos seus amigos.

Uma boa ideia é organizar concursos, promoções, sorteios ou outro tipo de acção que beneficie quem o consumidor. Quando este é interessante facilmente é partilhável. Importante ter em conta que este tipo de acções obedece a determinadas regras que não deverá infringir.

Não se esqueça nunca que ninguém gosta de ficar sem resposta. Por isso, não deixe comentários nas suas publicações sem resposta. Responda mencionando a pessoa com @.

Publique stories

Este é um recurso que o poderá ajudar a aumentar o número de seguidores.

Estes são optimos para utilizar o gatinho da escassez. Pode gravar vídeos, fotos ou gifs que estão visíveis apenas por 24h. Muito útil para promoções, divulgação de novidades ou lançamentos.

Ter muitos seguidores é importante sim, mas mais importante é que estes sejam relevantes, que possam se tornar clientes e não apenas um número.

Para saber se os seus esforços estão a produzir efeitos, ou seja, se está a conseguir engajamento e conversões é necessário que vá analisando os resultados que obtêm. Existem muitas plataformas que o podem ajudar a mensurar os seus resultados, mas a grande maioria das redes sociais dispõe de ferramentas próprias. Analisar os dados permite-lhe ir segmentando os seus seguidores.

Esperamos que este artigo lhe venha a ser útil. Caso se lembre de alguém que também possa ganhar com leitura dela, marque-o nos comentários.

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