fbpx

Como criar imagens com SEO optimizado no WordPress

Como criar imagens com SEO optimizado no WordPress, saiba como e qual a sua importância.

A optimização das imagens num website é muitas vezes negligenciada. Não nos referimos apenas ao carregamento rápido das mesmas, mas à utilização do “alt tag”.

O texto alternativo (alt) corresponde às palavras utilizadas no campo alt tag para descrever uma imagem. Este texto não só ajuda os motores de pesquisa a perceber o conteúdo da imagem como além disso a perceber a razão pela qual foi incluída no texto que escreveu.

PALAVRAS CHAVE NA OPTIMIZAÇÃO DE IMAGENS

Se quer que o seu post seja bem classificado pelos motores de pesquisa, utilize as palavras chave, no título e parágrafos do post. Similarmente, se quer que fique ainda melhor classificado então pode igualmente utilizar essas palavras chave:

  • nome de ficheiro das imagens (ex. meu-pc.jpg.)
  • legendas da imagem
  • texto alternativo (alt tag)

3 MANEIRAS DE UTILIZAR O ALT TAG

  • Motores de pesquisa não vêem imagens
    Eles lêem texto na indexação das imagens e dependem da “ALT ATRIBUTE” para compreenderem e interpretarem as imagens

  • Leitores
    O “ALT TEXT” não é útil apenas para os motores de pesquisa. Ele  proporciona, igualmente, texto que será usado pelos leitores para tornar o site acessível a pessoas invisuais ou com dificuldades de visão

  • Identificação da imagem
    Caso o carregamento da imagem falhe no site o “ALT TEXT” aparece no ecrã em sua substituição

ACRESCENTAR TEXTO ALTERNATIVO (ALT TXT) EM WORDPRESS

A maioria das pessoas faz o upload de uma imagem para um post do WordPress, não dando quase nenhuma  atenção ao campo que diz “Attachment Details”. Antes de clicar em Inserir/Gravar, deverá perder algum tempo e atribuir à imagem um “alt txt” apropriado.

Não se esqueça de que o “alt txt” deverá descrever a imagem. Consequentemente não deverá utilizá-lo para encher de palavras chave que nada têm a ver, ou para colocar uma descrição de um Pin do Pinterest.

Aqui a preocupação deverá ser escrever para os leitores. Ou seja, descreva a imagem de maneira a que quem não a possa ver consiga perceber aquilo que está a transmitir. Caso a imagem tenha uma camada de texto sobreposta, o “alt txt” deverá dizer exatamente o mesmo que a legenda da imagem.

Finalmente, inclua as palavras chave naturalmente na descrição para que obtenha os benefícios dos motores de pesquisa.

QUANDO NÃO DEVE UTILIZAR O ALT TXT

Por vezes o website inclui imagens que são meramente decorativas. O plugin WP-Accesssibility proporciona uma caixa de opções que lhe permite marcar uma imagem como decorativa. Este plugin lança igualmente um alerta caso se esqueça de customizar o “alt txt” de uma imagem.

Da próxima vez que escrever um post para publicar no seu website não se esqueça da “alt tag”, a sua importância é enorme e poderá muito provavelmente fazer a diferença entre estar bem classificado ou não nos motores de pesquisa.

Aspectos relacionados com a acessibilidade, que permitem a pessoas com determinado tipo de incapacidade ter o mesmo acesso a todos os conteúdos, são muito bem vistas tanto pelo Google, como pelos restantes motores de pesquisa.

Depois de ler estas dicas e caso tenha ficado com dúvidas ou necessite de ajuda na implementação da mesma, entre em contacto connosco.

Recomendar
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIN
Partilhar
Deixar um comentário