Como criar imagens com SEO optimizado no WordPress, saiba como e qual a sua importância.
A optimização das imagens num website é muitas vezes negligenciada. Não nos referimos apenas ao carregamento rápido das mesmas, mas à utilização do “alt tag”.
O texto alternativo (alt) corresponde às palavras utilizadas no campo alt tag para descrever uma imagem. Este texto não só ajuda os motores de pesquisa a perceber o conteúdo da imagem como além disso a perceber a razão pela qual foi incluída no texto que escreveu.
PALAVRAS CHAVE NA OPTIMIZAÇÃO DE IMAGENS
Se quer que o seu post seja bem classificado pelos motores de pesquisa, utilize as palavras chave, no título e parágrafos do post. Similarmente, se quer que fique ainda melhor classificado então pode igualmente utilizar essas palavras chave:
3 MANEIRAS DE UTILIZAR O ALT TAG
ACRESCENTAR TEXTO ALTERNATIVO (ALT TXT) EM WORDPRESS
A maioria das pessoas faz o upload de uma imagem para um post do WordPress, não dando quase nenhuma atenção ao campo que diz “Attachment Details”. Antes de clicar em Inserir/Gravar, deverá perder algum tempo e atribuir à imagem um “alt txt” apropriado.
Não se esqueça de que o “alt txt” deverá descrever a imagem. Consequentemente não deverá utilizá-lo para encher de palavras chave que nada têm a ver, ou para colocar uma descrição de um Pin do Pinterest.
Aqui a preocupação deverá ser escrever para os leitores. Ou seja, descreva a imagem de maneira a que quem não a possa ver consiga perceber aquilo que está a transmitir. Caso a imagem tenha uma camada de texto sobreposta, o “alt txt” deverá dizer exatamente o mesmo que a legenda da imagem.
Finalmente, inclua as palavras chave naturalmente na descrição para que obtenha os benefícios dos motores de pesquisa.
QUANDO NÃO DEVE UTILIZAR O ALT TXT
Por vezes o website inclui imagens que são meramente decorativas. O plugin WP-Accesssibility proporciona uma caixa de opções que lhe permite marcar uma imagem como decorativa. Este plugin lança igualmente um alerta caso se esqueça de customizar o “alt txt” de uma imagem.
Da próxima vez que escrever um post para publicar no seu website não se esqueça da “alt tag”, a sua importância é enorme e poderá muito provavelmente fazer a diferença entre estar bem classificado ou não nos motores de pesquisa.
Aspectos relacionados com a acessibilidade, que permitem a pessoas com determinado tipo de incapacidade ter o mesmo acesso a todos os conteúdos, são muito bem vistas tanto pelo Google, como pelos restantes motores de pesquisa.
Depois de ler estas dicas e caso tenha ficado com dúvidas ou necessite de ajuda na implementação da mesma, entre em contacto connosco.