Blog

Como manter um site wordpress

O WordPress está em constante mudança e a receber novas actualizações. Por norma são actualizações que são lançadas a cada 2 meses e incluem novos recursos que tornam os sites mais eficientes. Para além disso as actualizações servem igualmente para corrigir problemas de segurança que possam ter surgido em versões anteriores.

Da mesma forma os temas e plugins do WordPress precisam de ser actualizados. Plugins não actualizados podem conduzir a violações de segurança do site, por exemplo, podem aumentar o risco de o site ser invadido por hackers.

Não são necessários grandes conhecimentos técnicos para manter o seu site, por isso, compilámos uma lista de plugins e ferramentas que poderá instalar no seu site e que o ajudarão na manutenção do mesmo.  Não se esqueça de que, tratando-se também estes de plugins, deverão ser mantidos actualizados.

1- Easy Updates Manager

Este plugin ajuda a gerir e actualizar todas as actividades do WordPress num só lugar. Ao selecionar a opção “activar actualizações automáticas”, o Easy Updates Manager, irá actualizar a instalação do seu WordPress, os temas que utiliza e os pluggins.

2- Updraft Plus

Antes que tenha um azar mais vale prevenir. Caso não faça backups para a empresa onde tem o alojamento do seu site, instale o Updraft Plus para gravar cópias de backup.

Com este plugin pode definir backups automáticos numa base diária, mensal ou semanal, para além de gravar os plugins e temas.

Caso tenha de restaurar o seu site necessita apenas de instalar uma cópia do WordPress novamente no seu domínio.

3- All-In-One Security & Firewall

Este plugin dispõe de todos os recursos para aumentar a segurança do seu site. Quando faz a instalação do WordPress no seu domínio é criado um usuário padrão denominado “adiministrador”. O All-In-One plugin “remove” este nome de usuário do site como prática de segurança de forma a não ser pirateado.

4- Broken Link Checker

O Broken Link Checker faz um scan ao seu site à procura de links quebrados e posteriormente envia-lhe alertas com uma listagem dos mesmos. Para além dos links quebrados não serem bem vistos pelos motores de pesquisa também não são apreciados pelos visitantes do seu site uma vez que tornam a experiência de navegação aborrecida.

5- Anti Spam Bee

Muito útil para impedir que sejam deicados comentários com spam antes que invadam a sua secção de comentários. Todos nós já nos deparamos com este problema que se pode tornar bastante irritante quando é constante. Basicamente o Anti-Spam Bee captura o spam imediatamente e move-o para uma “pasta especial” onde são excluídos automáticamente do seu blog.

AnitaComo manter um site wordpress

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *