Blog

Como o Google Shopping pode ajudar o seu Ecommerce

O Google Shopping é uma plataforma do Google que permite aos utilizadores pesquisar produtos em websites de compras online e comparar preços, através de uma busca tradicional no motor de pesquisa. Basicamente exibe produtos relevantes mediante a pesquisa feita pelos utilizadores, bem como lojas onde poderá adquirir esses mesmos produtos e avaliações/comentários de outros utilizadores.

Enquanto proprietário de um Ecommerce a sua empresa tem tudo a ganhar com a utilização desta plataforma. Não só pode promover a sua gama de produtos, bem como aumentar o número de visitas tanto da loja online como do seu espaço físico.

Como pode verificar o Google integra o shopping (compras) aos resultados patrocinados, exibindo uma foto do produto, nome, preço e o nome da loja onde o produto poderá ser adquirido. Ao clicar na seta do lado direito o utilizador vê um carrossel com várias opções de produtos. e ao clicar sobre o produto é direccionado para a página do anunciante.

Requisitos necessários para criar campanhas no Google Shopping

Existem determinadas exigências que devem ser cumpridas para que possa criar campanhas no Google Shopping. São elas:

  • Ter um ecommerce que venda produtos físicos
  • Ter uma conta Google AdWords e uma conta Google Merchant Center conectadas
  • Ter um processo de checkout seguro
  • Ter políticas de devolução e reembolso definidas
  • Disponibilizar informações de contacto (morada, email e telefone)
  • Disponibilizar termos e condições de faturação
  • Definir opções de entrega na morada indicada pelo cliente

Como criar campanhas no Google Shopping

O primeiro passo é criar uma conta no Google Merchant Center. Este não é mais do que uma ferramenta que o ajuda a fazer o upload dos dados da sua loja e dos seus produtos no Google, ao mesmo tempo que os disponibiliza no Shopping Ads e outros serviços do Google (como por exemplo o Youtube).

O segundo passo passa pela conexão da sua conta AdWords com a sua conta Google Merchant Center. É esta útlima que envia o convite para a sua conta AdWords bastando-lhe, para aceitar o mesmo, ir à divisória Contas Associadas – Merchant Center. No momento em que estas contas ficam vinculadas poderá exibir os seus produtos directamente aos utilizadores através dos anúncios do Shopping.

A seguir só lhe falta criar a sua campanha do Shopping, veja aqui como o fazer. Ao seu dispor têm dois tipos de anúncios sendo o custo dos mesmos dependente da sua opção. Na primeira opção, os Product Shopping Ads, é-lhe cobrado apenas quando alguém clica no seu anúncio. Na segunda opção, o Showcase Ads, é cobrado quando alguém expande o anúncio de forma a obter mais informações e depois clica no mesmo.

Sejam quais forem as suas opções, não se esqueça da importância que esta plataforma, o Google Shopping, poderá ter para a sua empresa, nomedamente no aumento do número de vistas ao seu website, número de pesquisas pela marca e número de compras.

 

 

 

 

Fonte: https://www.marcogouveia.pt/consultoria-campanhas-google-shopping-portugal/ , https://support.google.com/google-ads/answer/ , https://www.smartinsights.com/ecommerce/ecommerce-strategy/using-7-google-shopping-ads-strategies/
AnitaComo o Google Shopping pode ajudar o seu Ecommerce

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *