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Como saber se o seu website precisa de um facelift

Como saber se o seu website precisa de um facelift

No mundo digital as coisas mudam e desenvolvem-se constantemente. Um website não é excepção. O que a uns meses atrás era original, moderno e actual pode neste exacto momento já ser ultrapassado e daí a importância do website facelift.

De forma a manter a sua audiência e o seu conteúdo interessantes convêm estar informado sobre as últimas tendências. Manter o website igual durante muito tempo e sem conteúdo interessante certamente irá torná-lo irrelevante e aborrecido.

Não queremos com isto dizer que deverá refazer totalmente todo o seu website. Por vezes basta uns simples ajustes para o elevar a um nível superior.

Como sei se tenho um site desatualizado?

Se estas perguntas lhe deram que pensar então talvez o seu website esteja realmente a precisar de um facelift. Nesse caso o melhor mesmo é continuar a ler o nosso artigo.

Reveja o seu conteúdo e design

Website Facelift

Primeiro avalie o que funciona correctamente ou não no seu website de modo a aferir o que terá de ser reajustado. Analise o conteúdo visual (imagens e vídeos) e se o mesmo continua alinhado com a sua imagem de marca.

Consequentemente faça os necessários reajustes em termos de edição de imagem e verifique a velocidade de carregamento dos vídeos e imagens. Vídeos antigos tornam-se pesados o que pode afectar a experiência dos visitantes.

No que respeita ao conteúdo escrito deve prestar atenção a links que estejam quebrados e a informação desactualizada ou incompleta. Poderá também ser relevante actualizar os detalhes de produtos/serviços ou rever os call-to-action de modo a gerar mais cliques no seu website.

Conferir dados do website

Da mesma forma que é importante analisar o website do ponto de vista dos visitantes é igualmente importante analisar o próprio website em si de forma a entender o comportamento da sua audiência e pensar que alterações deverá fazer de forma a atender melhor às suas necessidades.

Caso não tenha ainda feito a integração do seu website com uma ferramenta de análise e analytics para monitorizar o seu tráfego, então está na altura de o fazer. Desta forma poderá obter informações sobre quais as páginas mais visitadas, tempo dispendido em cada página e quantos visitantes abandonaram o site sem tomar nenhuma acção no mesmo.

Após esta análise perca algum tempo a tentar perceber a forma de agir dos seus visitantes. Se tem uma página com uma taxa de abandono elevada tente perceber o que a sua página tem de diferente das outras. Poderá ter mais textos que as outras? Demora mais tempo a carregar?

Avalie os sites da concorrência

É fundamental estar a par da sua concorrência.

Compare o seu website com os outros e analise se está a perder páginas ou conteúdo crucial. Adicionalmente pode sempre adoptar ideias para implementar no seu website.

Adicionalmente pode e deve ainda, comparar os seus dados com os da concorrência. Para tal pode utilizar ferramentas como o SimilarWeb, SEMRush ou Ahrefs.

Inspire-se

Dê uma vista de olhos pelo que o rodeia. Pesquise exemplos de design de websites para se inspirar. Aplique alguns dos seus achados ao design do seu próprio website, mas sem exagerar.

Acrescente elementos multimédia poderosos

As pesquisas mostram que no que toca ao web design, a primeira impressão conta. Mesmo que os seus visitantes tenham dificuldade em encontrar a informação que procurar, se o website for apelativo, tendem a interagir mais facilmente.

Um bom começo é garantir que o website está alinhado com os Princípios do Design.

Adicionar elementos visuais apelativos é certamente uma mais valia para tornar o seu design memorável e o distinguir da concorrência (vídeos, som, imagens, animações, etc). Assim sendo aplique filtros nas suas fotos, utilize efeitos.

Finalmente não se esqueça que tem à sua disposição alguns websites de imagens grátis aos quais poderá recorrer.

Alinhe o seu design com as tendências

Ler blogs ou revistas sobre as tendências do web design ajudam-no a estar a par das mesmas.

Uma visita regular aos websites da concorrência também é certamente útil para obter informações sobre os updates que vão fazendo (maior uso de vídeos, novas páginas, etc).

Websites como o Dribble e Behance podem certamente dar-lhe alguns insights sobre design e o que está a ser feito e utilizado no que respeita ao desenho gráfico, ilustração, tipografia, animação e muito mais.

Realize testes simples A/B

Após as alterações é bom realizar alguns testes simples A/B. Ou seja, crie duas versões do seu website e teste-os para obter dados sobre tráfego e relacionamento com os visitantes. Esta é uma forma de o ajudar nas suas decisões finais.

Pode por exemplo colocar 2 botões diferentes de call-to-action para ver qual resulta em mais visitantes a clicar nele. Pode adicionalmente substituir uma foto do seu slideshow por um vídeo e ver qual gera mais interesse.

Optimize o SEO

Finalmente, se tem um website vai querer que os motores de pesquisa o encontrem facilmente pelo que não se deve esquecer de optimizar o SEO do mesmo.

No nosso post sobre Estratégias de Marketing Online – SEO explicamos melhor como poderá optmizar o seu website.

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