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Como satisfazer os seus clientes

COMO SATISFAZER OS SEUS CLIENTES

Quem trabalha em negócios B2C sabe o quanto é importante deixar um cliente satisfeito. É necessário manter uma relação com o mesmo e isto implica tempo e dedicação.

Uma relação de proximidade permite ver se os clientes estão satisfeitos e caso contrário terá sempre oportunidade de agir para alterar a situação. Ao dedicar tempo ao um cliente estará a descobrir como ele é realmente, quais os seus gostos, as suas necessidades e desta forma vai criando laços com o mesmo.

Se procura construir uma relação duradoura com os seus clientes aqui ficam algumas sugestões:

  • Não a sua importância
    Cada cliente deve ser tratado de maneira especial, para que se sintam únicos e garantir que não vão procuram aquilo de que necessitam na concorrência.

  • Comunique de forma aberta e eficaz
    Facilite a comunicação entre si e os seus clientes, fazendo-o de forma aberta e honesta. É importante escolher diferentes plataformas e fazer actualizações daquilo em que estamos a trabalhar. Responder rapidamente e avisar das ausências são atitudes que não podem ser negligenciadas.

  • Faça um bom planeamento do que vai fazer
    Coloque por escrito as suas acções e tarefas para que nada fique por fazer.

  • Partilhe os seus conhecimentos
    Quando conhecemos bem os nossos clientes passamos a ter noção das suas necessidades e vamos nos apercebendo em que aspectos poderemos ajudar. Ao partilhar com ele os nossos conhecimentos estamos a cimentar a nossa relação e a potenciar futuras vendas ou vendas a um preço mais elevado.

  • Recompense quem é leal
    Fazer negócios com os clientes que já compraram anteriormente os nossos produtos é um esforço que deverá ser feito, pois estes têm tendência a comprar mais do que aqueles que estão a compram pela primeira vez. Estreite a sua relação oferecendo um cupão, um lembrete sobre um determinado evento ou um PDF com informações importantes e exclusivas.

  • Facilite o acesso à sua rede de contactos
    Partilhar a sua rede de contactos ajuda-o a aumentar a confiança que deposita em si, bem como faz com que lhe dê mais valor pois de certa forma estará a transmitir-lhe conselhos. Por outro lado, também poderá funcionar a seu favor, obtendo novos contactos através dos contactos que os seus clientes partilham consigo.

  • Cumpra prazos
    Ser honesto implica cumprir os seus prazos e isso é essencial para uma boa relação. Quando estabelece um prazo parta sempre do princípio de que vai demorar mais algum tempo do que o previsto e desta forma estará a garantir que o trabalho será entregue antes do prazo final de entrega. Quando não consegue fazê-lo deverá avisar o cliente atempadamente de forma a garantir um bom relacionamento.

  • Seja honesto
    Qualquer relação, seja ela comercial ou não, funciona melhor quando existe honestidade entre as partes envolvidas. Não prometa nem ofereça aquilo que à partida sabe que não conseguirá cumprir. O cliente deve saber exactamente o que esperar de si.

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SETH GODIN
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