Como usar o seu site para aumentar as vendas do seu espaço físico?
Numa loja online é muito mais fácil atrair visitantes. É também mais fácil medir se as estratégias de venda estão a ser bem utilizadas ou não.
O cliente dos dias de hoje têm a tendência do showrooming. Experimenta o produto na loja física e depois compra-o por um preço mais acessível na loja virtual.
Os consumidores são multicanais. Eles percorrem os diferentes meios que têm disponíveis (websites, redes sociais, loja física) para comparar preços, experiências e finalmente realizar a compra.
Não queremos com isto dizer que a ascenção do digital torna as lojas físicas obsoletas. Mas é verdade que as pesquisas online estão em alta. Por isso o digital pode muito provavelmente ser um excelente recurso para disponibilizar as informações que os consumidores não encontram nas lojas.
Uma pesquisa do Google realizada com a Ipsos Media CT e a Sterling Brands, apurou que 2 em cada 3 consumidores não encontram as informações que necessitam nas lojas. 71% das pessoas que utilizam os smartphones para fazer pesquisas referem que o dispositivo tornou a sua experiência mais relevante. Com base nesta e outras conclusões do estudo, uma empresa que consiga utilizar estas informações para se conectar e interagir com os seus clientes terá consequentemente uma grande vantagem. Isto porque pode oferecer-lhes informações antes da visita à loja, ou a personalizar a sua experiência quando o consumidor já se encontra na loja,
INFORMAÇÕES RELEVANTES
As informações que disponibiliza online podem ajudá-lo a impulsionar as compras na loja física.
Disponibilizar informações relevantes aquando de uma pesquisa torna os clientes certamente mais propensos a uma visita ao espaço físico. Estamos a referir-nos a stock de um produto, localização da loja, horário e preços.
Uma boa forma de utilizar o digital para estabelecer a ligação/interacção entre os consumidores e a sua loja física é o recurso a anúncios de inventário local. Um anúncio que informe o consumidor do stock disponível de um determinado artigo na loja mais próxima da sua localização actual, facilmente o levará a agir.
O mesmo estudo, referido anteriormente, demonstrou que 42% dos compradores pesquisam informações online enquanto se encontram dentro nas lojas. Esta é assim uma optima oportunidade para se conectar com os mesmos.
Quando um consumidor se desloca a uma loja, ele procura uma experiência informativa e personalizada. Ofertas exclusivas na loja, cupões personalizados, opções alternativas de serviços (entrega ao domicílio) são consequentemente boas práticas que as empresas podem utilizar.
Finalmente, de forma a tornar a loja física mais atrativa é necessário utilizar todos os recursos de que dispõe de forma eficiente. Torne o negócio omnichannel, interligue os diferentes canais de venda com o objectivo final de melhorar a experiência de compra do cliente.
87% dos consumidores procuram informações sobre os artigos antes de visitarem a loja física. 79% fazem as suas pesquisas já dentro da loja e finalmente 35% fazem as suas pesquisas após a visita à loja.
Tendo em conta estes dados, e tudo o que falamos neste post, está na hora de pensar que estratégias irá utilizar. Estas estratégias devem acima de tudo visar fazer com que as visitas ao seu website revertam a favor de visitas ao seu espaço físico.