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Como usar o seu site para aumentar as vendas do seu espaço físico

Numa loja online é muito mais fácil atrair visitantes e também é mais fácil medir se as estratégias de venda estão a ser bem utilizadas ou não.

O cliente dos dias de hoje têm a tendência do showrooming, ou seja, experimenta o produto na loja física e depois compra-o por um preço mais acessível na loja virtual. Os consumidores são multicanais, percorrem os diferentes meios que têm disponíveis (site, redes sociais, loja física) para comparar preços, experiências e finalmente realizar a compra. Não queremos com isto dizer que a ascenção do digital torna as lojas físicas obsoletas. É verdade que as pesquisas online estão em alta e por isso mesmo o digital pode ser um excelente recurso para disponibilizar as informações que os consumidores não encontram nas lojas.

Uma pesquisa do Google realizada com a Ipsos Media CT e a Sterling Brands, apurou que 2 em cada 3 consumidores não encontram as informações que necessitam nas lojas. 71% das pessoas que utilizam os smartphones para fazer pesquisas referem que o dispositivo tornou a sua experiência mais relevante. Com base nesta e outras conclusões dadas pelo estudo, uma empresa que consiga utilizar estas informações para se conectarem e interagirem com os seus clientes, oferecendo-lhes informações antes da visita à loja, ou a personalização da experiência quando o consumidor já se encontra na loja, é um grande passo em frente.

As informações que disponibiliza online podem ajudá-lo a impulsionar as compras na loja física.

Disponibilizar informações como o stock de um produto, localização da loja, horário e preços, aquando de uma pesquisa torna os clientes mais propensos a uma visita ao espaço físico.

Uma boa forma de utilizar o digital para estabelecer a ligação/interacção entre os consumidores e a sua loja física é o recurso a anúncios de inventário local. Um anúncio que informe o consumidor do stock disponível de um determinado artigo na loja mais próxima da sua localização actual, facilmente o levará a agir.

O mesmo estudo, referido anteriormente, demonstrou que 42% dos compradores pesquisam informações online enquanto se encontram dentro nas lojas. Esta é uma optima oportunidade para se conectar com os mesmos.

Quando um consumidor se desloca a uma loja, ele procura uma experiência informativa e personalizada. Ofertas exclusivas na loja, cupões personalizados, opções alternativas de serviços (entrega ao domicílio) são boas práticas que as empresas podem utilizar.

De forma a tornar a loja física mais atrativa é necessário utilizar todos os recursos de que dispõe de forma eficiente ou seja, tornar o negócio omnichannel, interligar os diferentes canais de venda com o objectivo final de melhorar a experiência de compra do cliente.

87% dos consumidores procuram informações sobre os artigos antes de visitarem a loja física, 79% fazem as suas pesquisas já dentro da loja e finalmente 35% fazem as suas pesquisas após a visita à loja.

Tendo em conta estes dados e tudo o que falamos neste post está na hora de pensar que estratégias irá utilizar para fazer fazer com que as visitas ao seu site revertam a favor de visitas ao seu espaço físico.

AnitaComo usar o seu site para aumentar as vendas do seu espaço físico

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