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Como utilizar o Google Analytics para ver onde está a falhar

De certeza que já lhe aconteceu ter visitantes no site que estão a fazer compras e de um momento para o outro desistem. As razões para tal são inúmeras, podem ter sido obrigados a parar porque tinham outras coisas a fazer ou até podiam estar meramente a comparar preços entre sites.

Dispor de um formulário onde os visitantes deixam algumas informações permite-lhe, quando abandonam a compra, estabelecer novamente contacto com eles e ajudá-los na tomada de decisão para efectivar a compra ou para terminarem de preencher o respectico formulário.

Quantificar esta informação, do que está a correr mal, quantos carrinhos estão a ser abandonados e em que fase isso acontece, é importante para o seu negócio e o Google Analytics pode ajudá-lo.

Já todos sabemos que o Google Analytics é uma poderosa ferramenta que fornece uma quantidade imensa de informação: de onde veêm as visitas ao site, quanto tempo passaram no site, número de páginas visitadas, bounce rate, motor de pesquisa através do qual acedem ao site, etc. Apesar de muito conhecido e utilizado a verdade é que algumas funcionalidades desta ferramentas passam despercebidas.

Uma dessas funcionalidades são os Goals (ou metas) e que dizem respeito ao que temos estado a falar. Todos os sites têm um objectivo, seja efectuar vendas no caso dos e-commerce, obter seguidores e comentários no caso de blogs, recolher emails no caso de sites promocionais, etc. A forma de verificar se estes objectivos estão ou não a ser cumpridos é através dos Goals. Para perceber onde está a falhar na sua taxa de conversão pode utilizar o Google Analytics e fazer uma análise de caminho de meta reversa através dos Goals.

Vamos explicar melhor. Tal como o nome indica a análise de caminho de meta reversa implica começar do fim. Imagine que tem um cliente a comprar no seu site, a última página que ele irá ver é a agraceder o facto de ter comprado consigo e é a partir dessa página para as anteriores que irá fazer a sua análise. Eis dois exemplos para uma situação de compra e uma situação de conclusão de um formulário.

Caminho de meta reverso - Compra 
Página Inicial:Página de agradecimento
Meta etapa anterior 1:Página de detalhes do cartão
Meta Etapa anterior 2:Página de compra
Meta anterior Etapa anterior 3:Cesta

Caminho de meta reverso - Formulário 
Página Inicial:Página de agradecimento
Meta etapa anterior 1:Página de detalhes de interesse do cliente
Meta Etapa anterior 2:Página de detelahes da empresa
Meta anterior Etapa anterior 3:Página inicial de captura

Como configurar goals (objectivos)

Na página do Google Analytics aceda á sua área de administrador e escolha o perfil no qual deseja configurar os goals.

Clique no botão  + novo objectivo. Na configuração do objectivo escolha entre os modelos que lhe são apresentados (receita, aquisição, pedido ou relação).

Após selecionar o modelo que pretende terá de descrever o seu objectivo: nome (ex: solicitar cotação), Id de posição do objectivo (ex: conjunto de objectivos 1) e tipo (ex: destino). Para escolher o tipo de objectivo tenha em consideração:

destino: quando o objectivo é o visitante chegar a uma determinada página do site (contacto enviado, compra concluída, cadatro efetuado com sucesso)

 duração: quando o objectivo é ter o visitante a navegar no site por determinado período de tempo. Se tiver um site de motor de pesquisa certamente não lhe interessa que os visitantes fiquem tanto tempo como caso tenha um site de publicação de vídeos, onde o seu interesse é que os visitantes vejam os vídeos até ao fim

 páginas/ecrã por sessão: quando quer medir a conversaão de páginas visitadas durante a visita. Se tem uma site ou portal de notícias esta é uma boa escolha para analisar

  eventos: quando quer medir a conversão da acção de um visitante que vá para além da visualização de uma página (download, clicar num botão ou num link, etc)

Após preencher todos os campos clique em continuar.

Destino – Acesso a uma página específica

Caso tenha optado pelo tipo destino irá aparecer uma página semelhante à da imagem. Aqui terá de escolher o URL da página de destino e o tipo de correspondência que pretende (ex: é igual a). Tem à sua disposição 3 tipos de correspondência:

  1. é igual a – a URL de variação terá de ser exetamente igual à indicada de forma a ser considerada válida
  2. começa com – são considerados URLs que começem com a informação indicada (mensagem-de-agradecimento, mensagem-de-agradecimento-formulario, mensagem-de-agradecimento-seo)
  3. expressão regular – permite o uso de expressões regulares sendo esta o tipo de combinação mais poderoso.

Tem ainda a opção de selecionar um valor à conversão e o funil de conversão que lhe permite avaliar  quantos visitantes navegam no site passando por determinada sequência de páginas. Uma vez que estas páginas são selecionadas por si, de acordo com os passos que os visitantes necessitam de cumprir de forma a que se dê uma conversão no site, fica com uma ideia geral de quantas pessoas efectivamente preencheram e enviaram por exemplo um formulário. Desta forma poderá fazer as alterações que julgue necessárias de forma a que mais pessoas o utilizem.

Duração – Tempo que o vistante fica no site 

Esta configuração não tem muito que se lhe diga basta selecionar o tempo minímo a considerar (horas, minutos e segundos).

Páginas/ecrã por sessão – Quantidade de páginas vistadas

Tem apenas de selecionar um número mínimo de páginas e assim que este número é ultrapassado pelo visitante o Google Analytics regista uma conversão.

Eventos – Acções para além das visualizações

Tal como as anteriores esta também é uma configuração bastante intuitiva e permite-lhe activar no seu site o chamado Event tracking que monitoriza todas as acções dos visitantes que não sejam mera visualizações de páginas. Por exemplo, o download ou impressão de um ficheiro, play de um vídeo ou audio, clique em links externos, etc.

Com os objectivos criados e configurados resta-lhe recolher as informações, sendo que poderá optar por uma análise isolada de cada um deles ou geral de todas os objectivos (Overview).

O Google Analytics é uma ferramenta crucial para medir a performance do seu site. Aproveite para acompanhar as taxas de conversão do seu site, verificar se existem páginas que fazendo parte do caminho de leva a essa conversão estão a dar problemas ou como poderá melhorá-las em termos de usabilidade e navegação.

 

 

 

 

Fonte: https://www.pure360.com/how-to-see-where-things-are-failing-with-google-analytics/
AnitaComo utilizar o Google Analytics para ver onde está a falhar

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