O tempo do atendimento ao cliente feito de forma padronizada já lá vai e por essa razão é cada vez mais importante perguntar-se se conhece o perfil dos seus clientes.
Nos dias de hoje o cliente quer sentir que é especial e em resultado é essa mesma característica que o poderá distinguir da concorrência.
Mesmo que tenha plena noção de que vai “perder tempo” com um cliente indeciso que mais provavelmente não irá finalizar a compra naquele momento e que um cliente decidido é uma compra garantida, deve sempre, acima de tudo, ter em conta as particularidades de cada um deles.
Conhecer o perfil de cada cliente, identificar os seus desejos e necessidades é um requisito básico se quer oferecer produtos e serviços de qualidade. Eis alguns tipos de clientes e algumas dicas de como lidar com cada um deles:
CLIENTE DECIDIDO
Sabe o que quer comprar e conhece as características do produto/serviço. Normalmente é um cliente que já dispõe das informações de que precisa e por essa razão vai à loja apenas para finalizar a compra. Por causa disso não é fácil de influenciar e tem, igualmente, em consideração a qualidade do que compra e analisa os preços.
CLIENTE INDECISO
Procura informações para esclarecer e acima de tudo justificar a sua compra. Faz sempre uma comparação entre as diferentes soluções oferecidas no mercado.
CLIENTE CONFUSO
Este não é mais do que um cliente indeciso e que por essa razão tem apenas um vaga ideia daquilo que deseja.
CLIENTE APRESSADO
Apesar de aparentar ser um cliente mais fácil de atender irá dar-lhe algum trabalho. Por norma parece estar agitado e impaciente, com pressa para efectuar a compra e não verificando as opções à disposição bem como as informações que lhe são transmitidas.
CLIENTE SEM PRESSA
Trata-se de um cliente metódico, que não faz compras por impulso e por essa razão pensa muito bem antes de tomar as suas decisões.
CLIENTE COMUNICATIVO
O cliente comunicativo é aquele cliente que mais do que a compra em si, procura um momento para conversar, para estabelecer contacto social.
CLIENTE POUCO COMUNICATIVO
Não é um cliente fácil de atender devido ao facto da comunicação verbal por vezes poder ser difícil de estabelecer.
CLIENTE ATENTO
Cliente atento que ouve com muita atenção todas as informações que são transmitidas pelo vendedor e por conseguinte faz muitas perguntas.
CLIENTE DESATENTO
Em comparação com o anterior, este tipo de cliente é impaciente e desatento, difícil de prender a atenção. Por norma chega com algum tipo de problema e por essa razão não presta a devida atenção à comunicação (ex. vem acompanhado por crianças pequenas).
CLIENTE QUE SE PREOCUPA COM O PREÇO
Começa por perguntar o preço e acha sempre demasiado caro. Igualmente antes de qualquer argumentação do vendedor cria sempre objeções.
CLIENTE TÍMIDO
Este tipo de cliente não é conversador e consequentemente tem dificuldade em demonstrar o que pensa. Gosta de ouvir opiniões e conselhos mas não é fácil de impressionar pelos benefícios dos produtos/serviços, deixando, em consequência, muitas vezes o vendedor com a sensação de que está a falar sozinho.
CLIENTE BEM DISPOSTO
Um tipo de cliente fácil de atender mas que facilmente se distraí devido a adorar conversar.
CLIENTE NEGOCIADOR
O negociador é aquele que tem necessidade de sentir que está em vantagem com a compra.
CLIENTE ESTRELA
Aquele que gosta de “sair por cima”, de chamar a atenção para si e demonstrar que tem mais conhecimentos do que realmente possuí.
CLIENTE SIM
Na disposição de gastar dinheiro com alguém que lhe dê algum “tempo de antena”, este cliente, quase, diz que sim a tudo.
CLIENTE DESCONFIADO
Certos clientes precisam de provas para acreditar nos benefícios dos produtos/serviços. Acima de tudo gostam de discutir e apresentar os seus pontos de vista.
CLIENTE IMPORTANTE
Demonstram um desejo insaciável de poder, são vaidosos e não aceitam opiniões, além disso muitas vezes desprezam a opinião dos vendedores.
CLIENTE OPORTUNISTA
Tenha cuidado com este tipo de clientes, pois normalmente acabam por se aproveitar dos vendedores, sendo que o que procuram na verdade, é que lhes sejam dadas informações que mais tarde irão utilizar em seu benefício próprio.
CLIENTE IRRITADO
Conflituoso e nervoso, costuma ofender e expor as suas opiniões de forma de crítica.
CLIENTE EXPLOSIVO
Apesar de ser racional por vezes zanga-se com pouco. Igualmente quando algo corre mal no processo facilmente grita e procura sempre atirar as culpas para cima dos outros que não ele.
Agora é o momento certo para refletir se realmente conhece os seus clientes e analizar se os tem atendido da forma mais correta. Se conhecer ou quiser acrescentar outro tipo de cliente com o qual tenha de lidar compartilhe connosco, deixe o seu comentário.