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Criar conteúdo para aumentar as vendas

A profissão de comercial é uma das mais antigas do mundo. O acto de vender não se encontra ligado exclusivamente a uma troca monetária. Vender é ajudar alguém a solucionar um problema disponibilizando as informações de que se dispõe. É convencer alguém de algo e para convencer é necessário (vendedor e consumidor) que ambos saíam a ganhar.

O consumidor actual é exigente, activo e informado. Na internet, ele dispõe de todas as ferramentas para testar produtos, procurar informações e testemunhos de outras pessoas que já compraram determinado produto ou pesquisar sobre a idoneidade de uma empresa, entre muitas outras informações. Quer isto dizer, que nos dias de hoje, para convencer um consumido sobre um produto/serviço serviço é necessário informá-lo tanto quanto ele deseje. Um consumidor informado é um consumidor comprador. Antes de um consumidor comprar um produto/serviço, ele compra informação sobre esse mesmo produto/serviço, sendo a venda em si uma mera consequência.

Tendo estes aspectos em conta é importante que no site da sua empresa disponibilize aos clientes, informações sobre os seus produtos/serviços de diversas formas. Poderá fazê-lo através de textos, vídeos, ficheiros de som, fotos, animações, etc. Quanto mais informação colocar mais persuasivo será o seu site e consequentemente poderá aumentar as suas vendas. O cliente tem de perceber o valor do seu produto/serviço, ele tem de entender que ganha a solução para uma necessidade que têm ou que consegue suprimir um desejo seu e por conseguinte o preço que vai pagar pelo mesmo é inferior ao valor que lhe atribui.

Uma dica para escrever em texto persuasivo é “conversar com os clientes”. Ou seja, procurar criar um contexto e ser natural. É importante ter as especificações do produto/serviço, mas também é importante fazê-lo de forma persuasiva. Imagine-mos um texto sobre uma mini adega de vinhos “Adega de vinho VLT400: dimensões de 90cmx48cmx37cm. Oito nichos com capacidade para 16 garrafas”. O ideal seria algo como “Adega de madeira para vinhos Albatroz: perfeita para a sua sala de estar ou bar (90cmx48cmx37cm). Robusta e modelar com 8 nichos para armazenar mais de 16 garrafas”.

Uma boa maneira de tornar o seu texto persuasivo é utilizando os seguintes elementos:

  • Números
    Colocar por exemplo, o índice de satisfação com os seus produtos/serviços é uma boa forma de ajudar a escolha do cliente.
  • Autoridade
    Disponibilizar testemunhos e depoimentos de clientes ajuda a tornar o seu produto/serviço mais relevante. E se for de alguém conhecido do público tanto melhor.
  • Prova Social
    Ao enviar um e-mail após uma compra para avaliação do produto/serviço, permite-lhe obter depoimentos e testemunhos de clientes que poderá divulgar no seu site atestando os benefícios do mesmo.
  • Reciprocidade
    Dar algo em troca é um excelente argumento. Ofereça por exemplo, um PDF com informação relevante a clientes que responderam a um questionário.
  • Envolvimento
    Fazer com que os clientes sintam que fazem parte da empresa ajuda a aumentar as suas vendas e a que o cliente não se esqueça de você. Por exemplo, uma empresa de software que oferece uma versão teste para o cliente experimentar durante um período de tempo.
  • Escassez
    Este é o argumento mais forte das técnicas de venda por isso aproveite-o. Criar uma promoção com tempo limitado, últimas unidades em determinados produtos, são boas opções.
  • Call to action
    Para além das informações detalhadas dos seus produtos/serviços não se esqueça de colocar um botão de “chamada para acção”. Um botão “compre” que não implique que o implique tenha de dar passos desnecessários para fazer uma compra.

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