Partindo do princípio que leu e implementou as considerações dos posts “O que um site deve ter para gerar tráfego, leads e vendas – Parte 1 / Parte 2 / Parte 3“, e que já está a conseguir gerar tráfego para o seu site, terá de seguida de se debruçar em encontrar formas para que este tráfego permaneça no seu site.
Depende muito do sector de actividade mas, a maioria dos sites tem entre 30 a 60% de bounce rate (taxa de rejeição). O que significa isto? Significa que grande parte do tráfego que entra no seu site abandona o mesmo sem sequer navegar para outra páginas, i.e., a página de entrada no site é também a de saída. E muitas das vezes eles podem nem regressar uma segunda vez ao site.
Para combater esta catástrofe aqui ficam algumas dicas que deve considerar para melhorar a experiência dos utilizadores e reduzir a taxa de rejeição.
1. A PRIMEIRA IMPRESSÃO
O seu site representa quem você é e o que tem para oferecer. Quando acedem ao site pela primeira vez as pessoas pensam:
Ao pensar na criação de um site deverá ter em consideração estas questões. O grafismo pode não ser o aspecto mais importante de um site, e muitas vezes é dado muito mais ênfase em relação a este factor do que às funcionalidades, mas a verdade é que trata-se de um factor que desempenha um papel importante na geração de primeiras impressões.
Dicas para um bom grafismo:
Apesar do grafismo ser importante não se esqueça que oferecer bom conteúdo é, em última instância, aquilo que os seus visitantes procuram. Um site com um bom grafismo pode convencer os visitantes a darem uma vista de olhos mas eles não irão voltar se o conteúdo não for útil e estiver bem organizado.
Tenha em conta que não existe uma segunda oportunidade para criar uma primeira impressão.
Design e Usabilidade – Parte 2
Design e Usabilidade – Parte 3
Design e Usabilidade – Parte 4