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Design e Usabilidade – Parte 1

Partindo do princípio que leu e implementou as considerações dos posts “O que um site deve ter para gerar tráfego, leads e vendas – Parte 1 / Parte 2 / Parte 3“, e que já está a conseguir gerar tráfego para o seu site, terá de seguida de se debruçar em encontrar formas para que este tráfego permaneça no seu site.

Depende muito do sector de actividade mas, a maioria dos sites tem entre 30 a 60% de bounce rate (taxa de rejeição). O que significa isto? Significa que grande parte do tráfego que entra no seu site abandona o mesmo sem sequer navegar para outra páginas, i.e., a página de entrada no site é também a de saída. E muitas das vezes eles podem nem regressar uma segunda vez ao site.

Para combater esta catástrofe aqui ficam algumas dicas que deve considerar para melhorar a experiência dos utilizadores e reduzir a taxa de rejeição.

1. A PRIMEIRA IMPRESSÃO

O seu site representa quem você é e o que tem para oferecer. Quando acedem ao site pela primeira vez as pessoas pensam:

  • Este site é credível?
  • Trata-se de uma empresa profissional?
  • Esta empresa é estável?
  • Este site faz-me sentir bem-vindo?
  • Estou no site correcto?

Ao pensar na criação de um site deverá ter em consideração estas questões. O grafismo pode não ser o aspecto mais importante de um site, e muitas vezes é dado muito mais ênfase em relação a este factor do que às funcionalidades, mas a verdade é que trata-se de um factor que desempenha um papel importante na geração de primeiras impressões.

Dicas para um bom grafismo:

  • Utilização apropriada de cores
    Utilize as cores apropriadas para a sua audiência e para atrair a sua atenção para determinados elementos. Não tente que tudo salte à vista. Evite uma utilização de cores caótica e em alternativa escolha 2 a 3 cores base para utilizar no site e materiais promocionais.
  • Animações, gadgets e ficheiros media
    Evite tudo o que for desnecessário. Usar animações em flash porque ficam bem é uma estratégia errada. Na maioria dos casos é preferível não usar backgrounds animados ou com música, até porque se tiver em consideração que mais de metade dos acessos aos sites é feito através de dispositivos móveis, o facto do site estar ou utilizar flash é um entrave no acesso ao mesmo. Use apenas media e animações como auxiliares de conteúdos e informação.
  • Grafismo
    Crie uma estrutura de navegação e organize os elementos da página numa grelha. Adicionalmente não tenha receio do espaço em branco e evite o “empilhamento” de informação/elementos. É preferível manter um site clean e com menos informação do que encher as páginas apenas para que aparentem ter muita informação.
  • Tipografia
    Certifique-se que o seu site é legível. Use fontes, tamanhos de fonte e cores que sejam de fácil leitura. A fonte que utiliza na sua identidade gráfica (logotipo) pode não ser amais aconselhável para usar no seu site. Opte por uma fonte semelhante mas que seja Google Font pois desta forma está a garantir a correcta leitura dos seus conteúdos. Para uma leitura mais rápida use bullets, títulos e parágrafos curtos.

Apesar do grafismo ser importante não se esqueça que oferecer bom conteúdo é, em última instância, aquilo que os seus visitantes procuram. Um site com um bom grafismo pode convencer os visitantes a darem uma vista de olhos mas eles não irão voltar se o conteúdo não for útil e estiver bem organizado.

Tenha em conta que não existe uma segunda oportunidade para criar uma primeira impressão.

Design e Usabilidade – Parte 2
Design e Usabilidade – Parte 3
Design e Usabilidade – Parte 4

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