É quase impossível falar de Marketing Digital e não falar em Email Marketing. O Email Marketing é uma estratégia consiste em fazer chegar newsletters à caixa de correio electrónico dos seus clientes ou público alvo e cujo principal objectivo é fornecer conteúdo de valor pelo que deverá considerar alguns aspectos chave.
Deve ter em conta o que o seu público alvo poderá querer ou não ler e aquilo que lhe poderá chamar à atenção. Poderão existir vantagens e desvantagens nesta estratégia e aconselhamos a leitura do nosso post Email Marketing Benefícios e Desvantagens.
Para ajudar nesta tarefa deixamos aqui algumas dicas para uma boa newsletter.
1- Assinatura de quem envia
Coloque o seu nome na assinatura dos emails que envia, ao invés da assinatura da sua empresa ou website. Esta é uma forma de criar empatia e mostrara ao subscritor com quem estão a falar.
2- Título irresistível
Quando acede à sua caixa de correio a primiera coisa que vê primeiro é o título. Procure que este seja interessante, não esquecendo que o conteúdo do email deverá corresponder ao mesmo. Evite a associação imediata a vendas.
3- Não enivie emails todos os dias
Ninguém gosta de ter a sua caixa de correio invadida por emails, por isso envie no máximo 2 por semana.
4- Directo e conciso
O ideal é escrever não mais do que 5 parágrafos num email, com não mais do que 4 linhas em cada um deles. Se tem muito conteúdo direccione o sbscritor para o seu website ou blog.
5- Não seja egocêntrico
Troque o “eu” ou “nossa empresa” por “você”. Aproveite para falar de si, explicando como podem beneficiar com os seus serviços/produtos enquanto se oferece para ajudar os subscritores.
6- Ofertas surpresa
Quem não gosta de receber ofertas e sobretudo quando não se está a espera. Ofereça ebooks, vídeos, infográficos, mini cursos online, etc. Oferecer recompensas ajuda a melhorar a sua imagens e e aumentar a confiança do cliente em si.
7- Design responsivo
Não se esqueça de que a maior parte dos emails são abertos no telemóvel e por isso deveme ter o conteúdo adaptado ao mesmo. Não abuse de imagens uma vez que a maior parte dos subscritores não as consegue ver quando estas necessitam de autorização para serem visualizadas.
8- Inclua hiperligações
Sem exagerar procure conduzir os subscritores para o seus website, página de produtos/ serviços ou blog, através de hiperligações.
9- Utilize o Post Scriptum
Quando colocado abaixo da assinatura chama a atenção do subscritor por isso aproveite para colocar um call to action (ex. link).
10- Não faça Spam
Menos é mais, por isso, não faça SPAM (Sending and Posting Advertising in Mass), eviando constantemente emails. Seja coerente e sobretudo relevante.
Quando estiver a fazer as suas newsletters não se esqueça de que o conteúdo das mesmas decide se vão ser enviadas para o “caixote do lixo” ou se merecem ser abertas. Perca tempo a analisar as dicas para uma boa newsletter que mencionamos acima para conseguir converter o máximo de emails enviados em cliques no website ou blog e diga-nos como correu a experiência.
Caso queira ficar a par das tendências no que respeita ao Email Marketing para 2019 clique aqui.