Email Marketing benefício vs desvantagens

O email marketing não morreu, ao contrário do que muitos dizem e continua a ser uma excelente ferramenta de marketing e das mais baratas.

É verdade que nos últimos anos as redes sociais ganharam protagonismo no que se refere ao marketing digital, no entanto, o email marketing não deve ser descartado pois pode ser uma excelente opção para quem pretende angariar contactos e aumentar a relevância da sua empresa/marca com esses contactos.

Veja abaixo as vantagens e desvantagens do email marketing.

VANTAGENS

  • Contacto directo
    Consegue fazer chegar conteúdos direccionados relevantes para cada contacto.
  • Utilização global
    Facilita a realização de campanhas internacionais ou a entrada em novos mercados.
  • Branding
    Cria uma óptima oportunidade para acrescentar valor e manter a marca no top-of-mind da audiência.
  • Rápido e fácil
    Próprias plataformas assegura as questões mais técnicas.
  • Pouco intrusivo
    Podemos escolher/filtrar quais as mensagens que queremos ver.
  • Partilhável
    Possibilita o encaminhamento do email para outra pessoas qualquer aumentando o alcance deste.
  • Flexível
    Pode enviar mensagens em plain text, html, com o layout pretendido, com ou sem imagens.
  • Escalável
    Podemos contactar algumas pessoas centenas, centenas de milhar ou milhões.
  • Mensurável
    Podemos medir os resultados de uma campanha de marketing.
  • Testável
    Tudo pode ser testado, o layout, o texto, as imagens, as fontes ou as cores.
  • Rastreável
    Usando tags nos links conseguimos saber em que links o contacto clicou e qual o caminho que seguiu.
  • Aprendizagem sobre os clientes
    Consegue perceber que tipo de conteúdos e produtos interessam mais aos seus clientes.
  • Segmentação
    Usando critérios como idade, género, localização geográfica, histórico de compras, etc, para conseguir comunicar de forma mais relevante.
  • Personalização
    Nome do contacto como outros dados variáveis para que os emails sejam realmente personalizados e relevantes.
  • Geração de tráfego
    Para as plataformas (site e redes sociais) e conteúdos.
  • Marketing automation
    Automatização dos envios após subscrição, quando existe abandono do carrinho, quando se angaria uma nova lead.
  • ROI
    Meio relativamente barato e eficiente de alavancar bons resultados nas vendas.
  • Fidelização
    Permite manter contacto regular e relevante com os clientes.

DESVANTAGENS

  • SPAM
    Inconveniência, gastos para empresas, gastos para o usuário, riscos à segurança e prejuízo financeiro e não recebimento de mensagens fidedignas.
  • Legislação
    Protecção de dados restritiva, complexa e com elevadas coimas associadas.
  • Entregabilidade
    Não temos como controlar se os emails que enviamos são ou não entregues.
If you don´t know where you are going, any road will get you there.
Lewis Carrol, Alice no País das Maravilhas
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