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Email Marketing benefício vs desvantagens

O email marketing não morreu, ao contrário do que muitos dizem e continua a ser uma excelente ferramenta de marketing e das mais baratas.

É verdade que nos últimos anos as redes sociais ganharam protagonismo no que se refere ao marketing digital, no entanto, o email marketing não deve ser descartado pois pode ser uma excelente opção para quem pretende angariar contactos e aumentar a relevância da sua empresa/marca com esses contactos.

Veja abaixo as vantagens e desvantagens do email marketing.

VANTAGENS

  • Contacto directo

    Consegue fazer chegar conteúdos direccionados relevantes para cada contacto.

  • Utilização Global

    Facilita a realização de campanhas internacionais ou a entrada em novos mercados.

  • Branding

    Cria uma óptima oportunidade para acrescentar valor e manter a marca no top-of-mind da audiência.

  • Rápido e Fácil

    Próprias plataformas assegura as questões mais técnicas.

  • Pouco Intrusivo

    Podemos escolher/filtrar quais as mensagens que queremos ver.

  • Partilhável

    Possibilita o encaminhamento do email para outra pessoas qualquer aumentando o alcance deste.

  • Flexível

    Pode enviar mensagens em plain text, html, com o layout pretendido, com ou sem imagens.

  • Escalável

    Podemos contactar algumas pessoas centenas, centenas de milhar ou milhões.

  • Mensurável

    Podemos medir os resultados de uma campanha de marketing.

  • Testável

    Tudo pode ser testado, o layout, o texto, as imagens, as fontes ou as cores.

  • Rastreável

    Usando tags nos links conseguimos saber em que links o contacto clicou e qual o caminho que seguiu.

  • Aprendizagem sobre os clientes

    Consegue perceber que tipo de conteúdos e produtos interessam mais aos seus clientes.

  • Segmentação

    Usando critérios como idade, género, localização geográfica, histórico de compras, etc, para conseguir comunicar de forma mais relevante.

  • Personalização

    Nome do contacto como outros dados variáveis para que os emails seam realmente personalizados e relevantes.

  • Geração de tráfego

    Para as plataformas (site e redes sociais) e conteúdos.

  • Marketing Automation

    Automatização dos envios após subscrição, quando existe abandono do carrinho, quando se angaria uma nova lead.

  • ROI

    Meio relativamente barato e eficiente de alavancar bons resultados nas vendas.

  • Fidelização

    Permite manter contacto regular e relevante com os clientes.

DESVANTAGENS

  • SPAM

    Inconveniência, gastos para empresas, gastos para o usuário, riscos à segurança e prejuízo financeiro e não recebimento de mensagens fidedignas.

  • Legislação

    Protecção de dados restritiva, complexa e com elevadas coimas associadas.

  • Entregabilidade

    Não temos como controlar se os emails que enviamos são ou não entregues.

  • Consistência do design entre plataformas

    A maioria das plataformas no mercado acabam por ter layouts muito semelhantes.

  • Complexidade

    Sem o recurso a plataformas de email marketing o processo de envio seria complexo.

If you don´t know where you are going, any road will get you there.

Lewis Carrol Alice no País das Maravilhas
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