Email Marketing benefício vs desvantagens
Email Marketing benefício vs desvantagens saiba quais são.
O email marketing não morreu, ao contrário do que muitos dizem e continua a ser uma excelente ferramenta de marketing e das mais baratas.
É verdade que nos últimos anos as redes sociais ganharam protagonismo no que se refere ao marketing digital. No entanto, o email marketing não deve ser descartado. Ele pode ser uma excelente opção para quem pretende angariar contactos e aumentar a relevância da sua empresa/marca com esses contactos.
Veja abaixo as vantagens e desvantagens do email marketing.
Vantagens
Contacto directo
Consegue fazer chegar conteúdos direccionados relevantes para cada contacto.
Utilização global
Facilita a realização de campanhas internacionais e similarmente a entrada em novos mercados.
Branding
Cria uma óptima oportunidade para acrescentar valor e acima de tudo manter a marca no top-of-mind da audiência.
Rápido e fácil
As próprias plataformas asseguram as questões mais técnicas.
Pouco intrusivo
Podemos escolher/filtrar quais as mensagens que queremos ver.
Partilhável
Possibilita o encaminhamento do email para outra pessoa qualquer aumentando consequentemente o alcance deste.
Fléxivel
Pode enviar mensagens em plain text, html, com o layout pretendido, com ou sem imagens.
Escalável
Podemos contactar apenas algumas pessoas, centenas, centenas de milhar ou milhões.
Mensurável
Podemos medir os resultados de uma campanha de marketing.
Testável
Tudo pode ser testado, o layout, o texto, as imagens, as fontes ou as cores.
Rastreável
Usando tags nos links conseguimos saber em que links o contacto clicou e adicionalmente qual o caminho que seguiu.
Aprendizagem sobre os clientes
Consegue perceber que tipo de conteúdos e produtos interessam mais aos seus clientes.
Personalização
Nome do contacto como outros dados variáveis para que os emails sejam realmente personalizados e ainda mais relevantes.
Geração de tráfego
Para as plataformas (website e redes sociais) e conteúdos.
Marketing automation
Automatização dos envios após subscrição, quando existe abandono do carrinho, quando se angaria uma nova lead.
ROI
Meio relativamente barato e eficiente de alavancar bons resultados nas vendas.
Fidelização
Permite manter contacto regular e relevante com os clientes.
Desvantagens
SPAM
Inconveniência, gastos para empresas, gastos para o usuário, riscos à segurança e prejuízo financeiro e finalmente o não recebimento de mensagens fidedignas.
Legislação
Protecção de dados restritiva, complexa e com elevadas coimas associadas.
Entregabilidade
Não temos como controlar se os emails que enviamos são ou não entregues.
Email Marketing benefício vs desvantagens, agora que já sabe quais são já pode começar a pensar em incluir esta ferramenta no seu plano de marketing. E se tiver dúvidas entre em contacto connosco.