Se não começou ainda a pôr em prática as suas estratégias de marketing de Natal, não se deixe ficar para trás. Esta é, talvez, uma das épocas mais esperadas pelos consumidores e pelas empresas. Por esta altura já começamos a ver as decorações alusivas ao Natal.
Qualquer que seja a sua área de negócio esta é, sem dúvida, uma óptima oportunidade para aumentar as vendas da empresa. A pré-disposição, sentimental/emocional, dos consumidores é maior neste período pelo que tem boas chances de conquistar novos clientes e fortalecer as relações com os que já tem.
De acordo com um estudo da Google, cerca de 26% dos consumidores começam a fazer as suas compras de Natal em Outubro. Por isso, está na hora de meter mãos à obra e começar a fazer a sua “magia de Natal”.
Se não sabe por onde começar deixamos-lhe algumas sugestões que poderá utilizar nas suas estratégias de marketing de Natal.
1. Personalizar produtos e serviços
Se nos dias “normais” já gostamos de nos sentir especiais o que dizer desta época tão emotiva. Criar “edições de Natal” transmite uma sensação de exclusividade que pode fazer aumentar as vendas.
Esta é também uma óptima oportunidade para escoar stock criando “kits” com produtos ou serviços que possa vender como complemento uns dos outros.
2. Landing Page e pop-up de saída
As campanhas de Natal são ideias para captar contactos. Uma boa estratégia é a criação de uma landing page específica para o Natal. Através desta, pode obter informações importantes em troca de ofertas personalizadas ou benefícios exclusivos.
Em troca de um email pode por exemplo oferecer o envio grátis, descontos, facilidades pagamento ou o download de conteúdos gratuitos.
Não se esqueça de colocar no seu website um pop-up, em páginas estratégicas como a homepage e algumas páginas de produtos/serviços. Desta form poderá captar os contactos das pessoas que estão a navegar no seu website.
3. E-mail Marketing
Sendo que o email é considerado um canal de grande interacção com os clientes convêm não neglicenciar. Aproveite os contactos que angariou através dos pop-up e da landing page e acrescente-os à sua base de dados. Uma coisa muito importante nas campanhas de email marketing é a personalização. Não se limite a enviar mensagens de boas festas para toda a sua base de dados. Faça uma segmentação e crie conteúdos focados em grupos específicos. Se enviar ofertas a pessoas que já demonstraram interesse em determinados produtos/serviços tem mais probabilidades de os converter em compradores.
4. Sorteios e Concursos
Estas estratégias estão entre as mais utilizadas nas estratégias de marketing de Natal. Numa altura do ano em que, normalmente, gastamos mais dinheiro, qualquer oferta é bem recebida.
Porque não promover um sorteio ou um passatempo que apele à criatividade das pessoas. Pode socorrer-se das redes sociais para criar um passatempo em que oferece uma recompensa em troca de uma frase, foto ou vídeo sobre determinado tema.
Em relação a este tópico é importante não esquecer de verificar junto das entidades competentes as regras para este tipo de actividades.
5. Criar uma identidade Natalícia
Pode colocar pequenos detalhes no logotipo da sua marca, que sejam alusivos ao Natal ou colocar um banner de ofertas tanto nas suas redes sociais como no seu website. É importante criar uma imagem que ajude a criar um clima natalício. O Natal apela ao nosso lado emocional e a criatividade pode ajudá-lo a destacar-se da concorrência.
6. Lista de desejos
Se possui uma loja online, criar uma lista de desejos é uma excelente oportunidade para incentivar a compra. Ofereça uma “wish list” para os clientes irem colocando as suas escolhas e depois ofereça ofertas similares ou complementares às que foram listadas pelos clientes.
7. Redes Sociais
Use e abuse destas nas suas estratégias de marketing de Natal.
Escreva posts com dicas de presentes, sugestões com base em diferentes perfis de clientes, por exemplo, para os intelectuais, os caseiros, os viajantes ou atletas, etc.
Não se esqueça de para além de divulgar os seus produtos/serviços aproveita para desejar as Boas Festas.
Qualidade, informação, atrativo e criatividade são palavras chave.
8. Inbound Marketing
Se a sua marca dispõe de um blog esta é uma mais valia para atrair consumidores e potenciais compradores.
Publicar conteúdo de qualidade pode ajudá-lo a ficar bem posicionado nas pesquisas dos motores de pesquisa. Imagine, por exemplo, que vende televisões e publica, no seu website, um artigo onde descreve as principais características dos novos modelos de televisores e os benefícios para os clientes. Pode igualmente publicar um artigo onde fala de complementos que os clientes podem adquirir para complementar os televisores, como por exemplo colunas de som.
Estas são algumas ideias que poderá utilizar nas suas estratégias de marketing de Natal. Não se esqueça de que o importante é pensar nas pessoas. Sensibilizar, emocionar, despertar o amor e compaixão é o que se quer na época natalícia.
Nos dias de hoje as emoções desempenham um papel muito importante nas decisões de compra dos consumidores fazendo desta época o momento ideal para cativar clientes. Faça-o da forma correcta e certamente os seus esforços se vão ser compensados.