Provavelmente já recebeste um email do Facebook a alertar para o facto do Facebook Analytics ir ser descontinuado. É verdade, devido a alterações nos produtos de medição, a rede social, vai descontinuar a Análise de Dados.
E isto é já a partir de 30 de Junho deste ano. O aviso está a ser feito para que quem precise tenha tempo de efectuar algumas acções que o Facebook recomenda. Até lá ainda pode acessar relatórios, exportar gráficos e tabelas e explorar insights.
Veja abaixo quais são.
Visite a Análise de Dados da sua conta
Aproveite enquanto ainda tem possibilidade para ver informações e estatísticas que a ferramenta lhe proporciona antes que a mesma deixa de estar disponível.
Aproveite detalhes para futuras referências
Uma vez que será só a partir do final de Junho que a ferramenta será descontinuada é uma óptima ideia continuar a rever as suas estatísticas até essa data. Aceda aos relatórios, gráficos e tabelas de exportação.
Visite o Centro de Ajuda para Negócios
Em caso de dúvida podes sempre visitar o Centro de Ajuda do Facebook, para tentares esclarecer as mesmas.
A parte boa é que a rede social não vai deixar os utilizadores de mãos abanar. A mesma vai continuar a disponibilizar algumas ferramentas que o podem ajudar a analisar a sua presença e estratégias tanto no Facebook como no Instagram.
Pode utilizar o Facebook Business Suite que não só lhe permite gerir as suas contas como também obter insights detalhados sobre o seu público, conteúdo e tendências.
Tem também o Gerenciador de Anúncios que lhe permite visualizar, alterar e consultar os resultados dos seus anúncios, conjuntos de anúncios e campanhas no Facebook.
Por fim, ainda tem à sua disposição, o Gerenciador de Eventos. Esta ferramenta ajuda-o a configurar e gerenciar as Ferramentas do Facebook para Empresas (pixel do Facebook e a API de Conversões).
Agora que está avisado é hora de começar a retirar o máximo partido dos dados fornecidos pela rede social enquanto for possível 😉