Que é importante para o seu negócio ter uma presença nas redes sociais já deve estar cansado de ouvir dizer. Mas será que sabe o que deve e o que não deve fazer, por exemplo, no Facebook?
Nem sempre aquela que parece ser a atitude mais correta é a mais acertada. Acompanha-nos neste artigo para saberes o que deves e o que não deves fazer.
Presença no Facebook
Seja qual for a plataforma que estejamos a utilizar para divulgar o nosso negócio esta só terá um resultado positivo se a gestão da presença for feita e pensada de forma estruturada e assertiva. De que serve anunciar ao mundo que estamos aqui se depois não sabemos como interagir com o público e não sabemos distribuir conteúdos interessantes e de valor.
Enquanto consumidores e utilizadores das redes sociais já nos aconteceu a todos, muito certamente, perante uma situação menos boa, ter vontade de deixar o nosso feedback no perfil de uma marca/empresa sobre determinada situação. Seja este feedback positivo ou negativo o mesmo irá ter um impacto. Caso seja positivo irá ajudar a reforçar o posicionamento da marca/empresa. Caso seja negativo, e de acordo com a forma como o tratamos, poderá ter um impacto prejudicial.
O caminho mais fácil por vezes não é o melhor e por isso queremos partilhar algumas boas práticas de como estar presente no Facebook.
Comentários/Críticas
Seja qual for o seu negócio as recomendações e avaliações são muito importantes, funcionam como que uma montra.
Mesmo um comentário/crítica menos positiva pode ajudar a demonstrar o carater da sua empresa. Deixar o comentário visível e responder ao mesmo demonstra que é humildade e transparente e que se sente preocupado em corrigir a situação. Pode sempre responder agradecendo o feedback dado e pedindo para explicar o que terá corrido menos bem.
Por sua vez, as opiniões positivas ajudam-no a atrair mais clientes. Não se esqueça de que são as opiniões das outras pessoas, aquilo que dizem sobre si que fazem com que outros o procurem. Não existe melhor publicidade do que aquela que é feita pelos próprios clientes, o boca a boca.
O próprio algoritmo do Facebook privilegia os perfis com menções positivas, mostrando-o mais vezes no feed de potenciais interessados.
Resumindo, quanto mais menções e comentários positivos, maior alcance e interações terá para o seu negócio.
No Facebook o separador dos comentários à sua marca é designado por Críticas. Pode optar por deixá-lo ativo ou desativá-lo. Caso decida pela segunda opção eis o que deverá fazer:
1º Clique em definições no menu do lado esquerda da sua página do Facebook
2º Clique em Modelos e Separadores
3º Desative as Críticas na barra.
Esta é uma decisão sua mas na nossa opinião deverá deixar esta opção ativa pois só tem a ganhar com isso.
Elogios
Por outro lado, quando se trata de responder a um elogio é tudo mais fácil.
Esta é uma boa oportunidade de interagir com o cliente e fidelizá-lo. Faça um gosto na avalição deixada enfatizando o porque do sucesso da relação.
Linguagem
Comentários ou linguagem ofensiva podem levar a que o Facebook penalize uma página. O ideal é evitar que estas situações aconteçam. Para tal, pode:
1º Clicar nas Definições, no menu do lado esquerdo da sua página
2º Escolher a opção Moderação e Página
3º Selecionar uma lista de palavras e emojis que deseja ocultar da sua página e clique em gravar para terminar
Quando possível, é importante ter alguém específico que se dedique a estas situações. Alguém que conheça muito bem os valores da marca.
O Facebook, tal como as outras redes sociais, podem ser uma mais valia para qualquer marca/empresa, no entanto não podemos esquecer nunca que estar presente não é só dizer Olá estou aqui. É necessário saber estar e sobretudo não ir de encontro aquilo que são as regras da plataforma, caso contrário aquilo que poderia nos ajudar a alavancar o nosso negócio poderá ter precisamente o efeito contrário.
Gostou do nosso post? Já teve alguma situação relacionada com elogios ou críticas no Facebook que gostasse de partilhar connosco? Deixe o seu comentário 🙂