fbpx

Importância das FAQ´s para um Website

Sabe qual a importância que a página de FAQ´s pode ter para um website?  E já agora, sabe o que são as FAQ´s ou Frequently Asked Questions, traduzido para português “Perguntas Frequentes”.

Normalmente quando as pessoas procuram a resposta a dúvidas que têm enquanto navegam num determinado website elas vão à página das FAQ´s para tentar obter a resposta às suas dúvidas.

Não importa qual seja a área de negócio é importante que o Website tenha uma página onde os clientes podem tirar as suas dúvidas e a página das FAQ´s não é mais do que uma secção onde aparece uma listagem das perguntas que são mais comuns e as respectivas respostas. É uma forma de “facilitar a vida” à empresa que não tem de estar sempre a responder à mesma pergunta de pessoas diferentes. Mas também “facilitar a vida” para os clientes que assim conseguem uma resposta rápida às suas dúvidas.

O website que desenvolvemos para a Isabella Secret Store é um bom exemplo para perceber o que é uma página de FAQ´s e de como esta poderá ser apresentada.

Agora que já explicamos o que é uma página de Perguntas Frequentes talvez seja melhor elucidar a importância que esta página poderá ter para o seu negócio online.

Motivos para criar as suas FAQ´s

Como já referimos anteriormente, a probabilidade de os seus clientes fazerem constantemente a mesma pergunta sobre os seus produtos ou serviços é grande. Não faz sentido estar a dar a mesma explicação vezes e vezes sem conta.

Ter à disposição as FAQ´s é uma forma de agilizar todo esse processo. O cliente passa a ter à sua disposição respostas para as dúvidas que poderá ter, sem necessitar para isso de entrar em contacto com a empresa.

Por outro lado, ao reduzir o número de atendimentos para este tipo de perguntas está também a ganhar tempo para se dedicar a dúvidas ou dificuldades mais específicas que alguns clientes possam ter.

Se tem uma empresa com um número muito reduzido de colaboradores imagine a mais valia que poderá ser para si o facto de disponibilizar a página de FAQ´s aos clientes.

Numa outra perspectiva deverá encarar esta página como uma estratégia de marketing de conteúdo. Através destas perguntas e respostas está a estabelecer um diálogo com o seu público e por isso mesmo convêm que este seja feito na mesma linguagem.

As FAQ´s transmitem transparência e honestidade. Quem o visita e tendo em conta que, hoje em dia, muitas pessoas pesquisam antes de adquirir algum produto ou serviço está a fornecer informações importantes aos seus visitantes, mesmo que os mesmos não lhe tenham perguntado directamente. Esta é. certamente uma forma de criar proximidade com os clientes.

Cada vez temos menos tempo e paciência a perder a espera de uma resposta. Temos dúvidas e queremos que as mesmas sejam respondidas na hora.

Ao facilitar este processo está igualmente a aumentar as suas chances de fazer mais vendas. Um website que dispõe de uma página onde o cliente encontra resposta às dúvidas mais frequentes, e que podem muito bem ser as mesmas que as suas, está a facilitar o caminho para a compra.

Do ponto de vistas das empresas esta página é também uma optima forma de potenciarem os seus produtos/serviços, destacando os seus pontos fortes e mais valias.

Finalmente, mas não menos relevante, é o facto de as FAQ´s serem algo que os motores de pesquisa adoram, pelo que tendem a ranqueá-las bem. Como tal, convém que aproveite as mesmas para utilizar conteúdo de qualidade e recorrendo às palavras chave certas.

Depois de ter lido o nosso texto esperamos que tenha percebido a importância que as FAQ´s podem ter para o website da sua empresa. Convêm realçar que as mesmas devem ser apresentadas por temas e da forma mais clara possível. Não se esqueça também de que as mesmas devem ser constantemente actualizadas.

Este artigo foi útil?

Obrigado pelo seu feedback!
Recommend
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIN
Share
Leave a reply