Ter uma ideia é uma coisa, colocá-la em prática é outra coisa totalmente diferente. Ter uma ferramenta que o ajude na organização e partilha de ideias é fundamental.
As ideias vão surgindo em diferentes formas e níveis de importância ao longo do dia. Por vezes somos inspirados ao ler um artigo ou comentário online e queremos guardá-lo para comentar mais tarde. Outra vezes surge-nos uma ideia do nada e necessitamos de exteriorizá-la ou gravar no nosso telemóvel para que não fique esquecida.
Porque é muito fácil esquecer e para que não perca nenhuma destas ideias experimente uma das ferramentas que indicamos abaixo. Estas ferramentas são não só uma mais valia para organizar as suas ideias como para partilhá-las com colegas ou amigos.
1. EVERNOTE
Preço: plano Básico grátis, plano Plus 22,93€/ano e plano Premium 54,45€
O Evernote é uma das melhores ferramentas para notas e organização de informação. Pode utilizá-la para organizar notas de entrevistas, rascunhos de posts em que está a trabalhar, ebooks, para gravar artigos que pretende ler mais tarde ou até mesmo para guardar informação importante.
A grande vantagem desta ferramente é que ela sincroniza com todos os dispositivos. Imagine que está numa saída com amigos quando lhe surge uma ideia para uma próxima campanha. Basta fazer um audio ou tirar uma fotografia da sua ideia e aceder ao Evernote através do seu smart phone.
Estão também disponíveis vários add-ons gratuitos que vão tornar o Evernote ainda mais simples, tais como a extensão Evernote Web Clipper para o Chrome, que lhe permite gravar para a sua conta Evernote, textos, links e imagens que encontra online, com apenas um click.
2. MICROSOFT ONENOTE
Preço: grátis
À semelhança da Evernote, esta ferramenta da Microsoft também lhe permite tirar notas e partilhar em todos os seus dispositivos. O senão para a utilizar é que precisa de ser um utilizador Microsoft, o seu dispositivo tem de ter o Microsoft Office instalado ou ter acesso ao site OneNote.
Esta ferramenta permite-lhe tirar e organizar notas, importar documentos e imagens, incluindo pdf. Outra funcionalidade interessante é que se fizer forward de emails seus para me@onenote.com eles vão direitinhos para o seu notebook.
Existem várias apps que integram directamente com o OneNote. Uma bastante interessante é o Feedly, um agregador de notícias, que permite gravar artigos para o OneNote directamente a partir do Feedly com apenas um click.
3. TRELLO
Preço: plano Basic grátis, plano Business 9,07€/mês por utilizador e plano Enterprise 22,69€/mês por utilizador
O Trello é uma ferramenta especialmente interessante para tracking e visualização do progresso das suas ideia. Tem um layout baseado em cartões em que cada cartão pode corresponder a uma ideia e em que pode associar notas, organizar as ideias em listas ou categorias, criar tarefas e check-list dentro dos cartões, associar código de cores, anexar ficheiros, e muito mais. Para rastrear o progresso de uma ideia tem simplesmente de arrastar o cartão para a sua nova localização. Por ex. pode criar apenas 2 colunas, To Do e Done. Na coluna To Do vai colocar todos os novos cartões que correspondem a ideias ou tarefas por realizar. Quando uma ideia ou tarefa já foi realizada basta arrastar o seu cartão para a coluna Done.
4. MINDMEISTER
Preço: grátis
Se procura uma ferramenta mais relacionada com mapas mentais para planeamento e brainstorming, a MindMeister é uma excelente opção. Tem vários templates de diagramas por onde escolher bem como um excelente biblioteca para facilitar a organização. É uma plataforma web pelo que o seu interface não é tão flexível e necessita de acesso à internet para aceder aos seus mapas.
Se pretender partilhar os seus mapas com outras pessoas pode fazê-lo em tempo real e de forma pública e/ou colaborativa. Consequentemente esta é uma optima ferramenta para organização e partilha de ideias.
5. XMIND
Preço: plano Basic grátis, plano Business 9,06€/mês por utilizador e plano Enterprise 22,66€/mês por utilizador
Se procura uma ferramenta de mapas mentais mais profissional então o XMind é o ideal para si.
Esta ferramenta oferece espaço de armazenamento e sincroniza automaticamente nos seus computadores ao invés de existir apenas na web, como o MindMeister. Tem templates pre-desenhados, temas e uma biblioteca de ícones.
Se usar a versão mais avançada pode ir acompanhando o progresso de diferentes tarefas através do que eles chamam de Gantt Chart – incluindo datas de início e fim, assignação, prioridade e progresso. Também pode utilizar a funcionalidade de Timeline para mostrar os eventos por ordem cronológica para validar milestones e agendamentos de diferentes projectos.
6. PINTEREST
Preço: grátis
Por fim, se procura apenas uma forma para organizar ideias e inspirações, o Pinterest é uma ferramenta simples, divertida e social, para fazê-lo de uma forma visualmente agradável.
Quando procura ideias para um post ou campanhas pode utilizar o Pinterest para gravar artigos, conteúdos visuais, ou outras peças de informação que encontre na internet. Desta forma, quando está a escrever o artigo pode sempre regressar a estes quadros. Outra forma de utilizar o Pinterest é guardar imagens e outros conteúdos visuais que possa vir a ter necessidade de utilizar mais tarde.