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Google Mobile Friendly e suas implicações

Sabe o que significa ser mobile friendly?

O Google procura apresentar os resultados mais relevantes para a pesquisa efectuada pelo utilizador. É igualmente do conhecimento geral de que no seu algoritmo dá importância à experiência do utilizador. Consequentemente tem implicações no ranking, levando a que sites com maior engagement fiquem mais bem posicionados. Por outro lado sites que tenham, por ex., taxas elevadas de rejeição (bounce rate) ficam mais mal posicionados.

Alterações introduzidas

No início do ano de 2015 Google anunciou que iria fazer novas alterações ao seu algoritmo. Passaria a privilegiar, nos resultados de pesquisa, os sites considerados “mobile friendly”. Em resultado poderia levar a que aparecessem nos primeiros lugares do ranking os sites que fossem assim considerados.

A 16 de Março volta a anunciar que caso já tivessem sido efectuadas alterações ao site já não iria ser afectado por este update do algoritmo.  Ao invés de passar a privilegiar os sites “mobile friendly” o que iria acontecer era que os sites que não o fossem iriam passar a ser apresentados mais para baixo nos resultados das pesquisas.

Independentemente da forma como sejam interpretados os anúncios da Google em relação a estas alterações ao seu algoritmo, a verdade é que tanto para os motores de pesquisa como para os utilizadores passou a ser cada vez mais importante o factor user experience, i.e., experiência do utilizador. Se o seu site não é “mobile friendly” então pode estar a ser prejudicado em termos de ranking para pesquisas efectuadas em dispositivos móveis (smart phones e tablets) .

Como posso ver se o meu site é “mobile friendly”?

Se precisar de ajuda para verificar se o Google considera o seu site “mobile friendly” pode fazê-lo através de uma ferramente disponibilizada pelo próprio Google. Basta aceder aqui e colocar o URL do seu site. Caso fique com dúvidas ou precise de ajuda estamos aqui para o ajudar.

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