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IGTV – Uma oportunidade de marketing a não perder

O IGTV é um recurso do Instagram, lançado em 2018, e que se tornou numa das principais ferramentas das redes sociais.

Actualmente o Instagram  tem mais de um bilhão de pessoas activas e o ITGV já conquistou muitas delas. O mesmo não se pode dizer das empresas, sendo muito poucas as que exploram esta ferramenta.

O potencial de conversão do IGTV é enorme por isso se ainda não utiliza este recurso então está na hora de começar a fazê-lo.

O que é o IGTV?

Esta ferramenta do Instagram permite a partilha de vídeos verticais com a duração de até 1h. É como que o upgrade dos conhecidos stories. A própria rede social apresenta o IGTV como a próxima geração de vídeos. “Uma nova plataforma autônoma que inclui vídeos mais longos e a descoberta fácil nos canais, todos num formato vertical, para que possam ser visualizados sem ser necessário virar o telemóvel.”

O IGTV teve, na sua concepção, em consideração que em 2021 os vídeos vistos via telemóvel irão representar 78% do tráfego dos dados móveis e por essa razão foi concebido de forma responsiva. Ou seja, foi feito a  pensar nos dispositivos móveis.

Se ainda não conhece esta plataforma assim que a app é aberta começa a ser reproduzido o vídeo não obrigando a uma pesquisa ou navegação prévias, por conseguinte, é simples e intuitiva.

Como o IGTV pode funcionar em benefício das empresas?

Já aqui falamos da importância dos conteúdos em formato vídeo e de como estes têm vindo a crescer nos últimos anos. Os vídeos longos tornam mais fácil o envolvimento com o público e também ajudam a que novas pessoas cheguem até à sua empresa.

Uma vez que as contas do Instagram e do IGTV se encontram interligadas os seus seguidores do Instagram automaticamente passam a seguir o seu canal no IGTV.

Se a sua empresa já recorria ao feed e aos stories para publicar vídeos curtos então tem nesta plataforma uma nova oportunidade para melhorar a sua estratégia. Aproveite os vídeos já publicados na rede social e redirecione-os para o IGTV. Futuramente comece, então, a produzir conteúdo especificamente para este canal.

Aproveite para produzir conteúdo atraente e aprofunde os assuntos apresentados através de vídeos mais extensos e bem produzidos.

Como utilizar o IGTV

O primeiro passo é clicar no ícone da tv localizado na parte superior da tela no seu feed.

De seguida, é conduzido, para a página inicial do IGTV. Clique no botão “Carregar” para fazer o upload do seu vídeo. Aqui terá de preencher os campos Título e Descrição. Tem ainda a opção de publicar o vídeo apenas na sua página do Instagram ou de publicar igualmente na página do Facebook da sua empresa. Esta opção é importante pois permite-lhe alcançar mais pessoas.

A própria aplicação é tão simples de utilizar que lhe faz as recomendações que terá de ter em conta para a publicação do seu vídeo. Por conseguinte, o vídeo não deverá ter entre 1 e 60m de duração, estar no formato horizontal ou vertical, ser um arquivo em formato Mp4 e ter menos de 3.6 GB.

Por esta altura já deve saber que não basta publicar qualquer coisa nas redes sociais. Para garantir visualizações e assegurar que as suas publicações atingem os objectivos propostos é necessário publicar conteúdo relevante. Por isso, antes de começar a fazer vídeos, perca algum tempo a pesquisar e identificar temas de possível interesse para o seu público.

De seguida, crie um roteiro, um guia, de forma a não esquecer nenhum pormenor.

No que respeita a equipamento que vai necessitar, uma boa câmara é essencial. Se tiver um tripé a sua vida será facilitada. O microfone também é importante assim como a luz adicional.

Não se esqueça que o vídeo irá mostrar todo um cenário para além da sua imagem por isso tome atenção áquilo que o rodeia. O cenário também é importante.

Finalmente, temos a questão do conteúdo, o que publicar. Uma vez que estamos a falar de conteúdo em formato vídeo pense como se estivesse a produzir materiais para o YouTube. É fundamental que o seu conteúdo seja atrativo e caso seja um vídeo grande tenha a preocupação de não focar a imagem o tempo todo no rosto de alguém.

Em termos de tipos de conteúdo a publicar recomendamos as respostas ao público, temas relevantes, notícias e novidades e conteúdos institucionais.

Certamente tem uma lista das dúvidas recorrentes, também designadas FAQ’s, dos seus seguidores e clientes. Uma sugestão é fazer sessões onde explora as perguntas e a respectiva resposta. Pode por exemplo, fazer tutoriais.

A ideia por detrás dos temas relevantes é tal e qual como os blogs, nos quais, são abordados os temas mais pesquisados pelo público. Para tal basta pesquisar palavras chave e tendências e terá uma lista de assuntos a abordar nos seus vídeos.

No que respeita às notícias e novidades sobre o segmento da sua empresa estas também são úteis para criar vídeos onde aborda o tema de forma a ajudar os seus seguidores.

Com um pouco de criatividade pode utilizar o IGTV para apresentar a sua marca, falando sobre os serviços e produtos que disponibiliza, etc. Os eventos em que participa bem como outros acontecimentos específicos podem ser compartilhados com o seu público através de um vídeo divertido ou mais sério, tudo depende do enquadramento que lhe quiser dar.

Em suma, não se esqueça que o IGTV é uma aplicação nova para as empresas e por isso tem um longo caminho pela frente. O seu potencial de crescimento é enorme, por conseguinte é importante que a sua marca garanta um lugar no mesmo de forma a garantir autoridade em assuntos específicos e tornar-se uma referência.

Conte histórias com princípio, meio e fim e assegure-se que os seus espectadores, tal como numa série de televisão, voltam para ver novas transmissões.

Se as publicações no IGTV já são uma prática recorrente para a sua empresa ou se só agora vai começar a utilizar este recurso, deixe-nos o seu comentário para que todos possamos aprender uns com os outros 😉

 

 

Fonte: Nerdweb; Blog Mateada; Business Instagram 

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