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Importância da diferenciação para pequenos negócios

A diferenciação tem uma relevância enorme para os pequenos negócios. Para uma empresa pequena crescer e ter relevância é uma missão hercúleana pois a concorrência é enorme. A actual conjuntura, devido à pandemia, veio a aumentar o surgimento de mais pequenas empresas o que poderá representa maior concorrência. É uma verdadeira batalha pelo poder em que a palavra de ordem é estratégia. 

Dito isto, é fácil compreender que, perante um contexto competitivo, as estratégias de posicionamento das marcas são fundamentais. Sem algo que o distinga da sua concorrência você será apenas mais um.

A diferenciação é a solução e por isso ao invês de venderem apenas um produto/serviço é necessário que as empresas consigam criar experiências que vão bem mais além do que a compra.

1º Segmentação

É importante que defina muito bem quem é o seu cliente ideal (persona) Pense nas características que este deverá ter, quais os seus problemas e objeções na resolução dos mesmos. Não quer isto dizer que só poderá ter, necessariamente, um cliente ideal. Mas convêm saber que caso opte por mais do que um deverá definir de que forma irá comunicar com cada um deles.

2º Posicionamento

Após definir o seu cliente ideal deverá preocupar-se em como irá diferenciar os seus produtos/serviços em relação à sua concorrência.

Aqui convêm que faça uma pesquisa de mercado para perceber o que os seus clientes querem ver, ouvir, usar…

3º Reciprocidade

A publicação de conteúdo relevante ajuda o seu cliente ideal a resolver alguns dos seus problemas. Assim não só está a ajudar a que seja reconhecido como uma autoridade no assunto como ajuda-o a divulgar os seus produtos/serviços o que poderá fazer com que o potencial cliente dê um passo em frente no processo de compra.

4º Inovação

Quando falamos em inovação não queremos dizer necessariamente a criação de algo novo. Poderá ser a adaptação de algo já existente a um novo contexto, utilização ou aplicação.

É importante que não se esqueça de que deverá continuar presente para o seu cliente após a venda efectivada. Deve investir em estratégias de pós-venda e manter o relacionamento com o seu cliente.

A diferenciação pelo preço já não tem o peso que tinha anteriormente. Muitos clientes já entenderam que por vezes o barato sai caro e por isso não se importam se tiverem de pagar um pouco mais para terem a melhor experiência do mundo. Pode diferenciar-se pela qualidade, pelo seu serviço de atendimento, pelo valor agregado aos seus produtos/serviços, pela sua localização ou até mesmo pela sua identidade pessoal.

A sua empresa o que tem feito para se diferenciar no mercado actual? Deixe-nos o seu comentário.

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