Provavelmente já ouviu dizer que uma imagem vale mais do que 1000 palavras. Por isso é fácil compreender a importância da qualidade de imagem na fotografia de produtos.
Tratando-se de fotografias de produtos deve ter em conta não só a qualidade da imagem, como a sua composição e os detalhes minuciosos dos produtos. isto é particularmente importante no caso das lojas online onde deve ter a preocupação de garantir que o cliente fica com uma boa impressão dos seus produtos/serviços.
As imagens que publica no seu website para divulgar os seus produtos/serviços devem ter alta qualidade e conter bastantes detalhes para além de cores reais.
Resumindo seja qual for o seu tipo de website (loja online, institucional, promocional, etc.) deve ter estas mesmas preocupações no que se refere à questão das imagens.
Boas imagens fazem com que um cliente, mesmo não fazendo a compra online, se sinta interessado e motivado para visitar o seu espaço físico e ver pessoalmente os seus produtos/serviços.
Aumento das vendas
A qualidade das imagens pode muito bem ajudar a aumentar as suas vendas. Certamente porque que com uma imagem criativa e atractiva vai conseguir captar o interesse de potenciais clientes.
As redes sociais, que como já sabe devem fazer parte da sua estratégia de marketing digital, têm vindo a apostar cada vez mais nas imagens. Isto acontece porque o público exige cada vez mais conteúdo imediato e fácil de visualizar, o que resulta na importância da qualidade de imagem na fotografia de produtos
Conseguir transmitir sensações através de uma imagem pode ser a diferença entre a conclusão de uma compra ou o abandono dos produtos no carrinho de compras sem finalizar o processo.
Como utilizar os bancos de imagens?
Como é óbvio contratar um profissional para realizar as fotos é sempre o ideal, tendo em conta a importância da qualidade de imagem na fotografia de produtos. No entanto, a maior parte das empresas tem um orçamento limitado para este tipo de acções. Nestas situações pode sempre recorrer a bancos de imagens com qualidade e que lhe ofereçam uma variedade grande de fotos.
Existem opções de bancos de imagens gratuitas e outras pagas. Só tem de escolher entre aquele que melhor se adequa às suas necessidades.
Alguns websites fornecem fotografias com uma boa resolução de imagem e tamanhos variados.
Se tem disponibilidade financeira aconselhamos a usar um destes bancos:
Caso não tenha essa disponibilidade pode sempre optar por uma solução gratuita que tenha também uma boa qualidade mas sendo que a variedade de imagem é mais reduzida.
Pode optar por uma destas sugestões:
Posso utilizar as imagens do banco de imagens independentemente do fim a que se destinam?
A utilização deste tipo de imagem pode ter alguma limitação, por exemplo uma licença específica dependendo do fim a que se destinam.
Cada banco de imagem tem os seus próprios termos de utilização. É por isso importante que leia as informações que lhe são disponibilizadas não só no que respeita aos direitos que lhe são concebidos como igualmente às restrições impostas.
Recurso ao telemóvel
Por fim, outra opção viável é a utilização da câmara do seu telemóvel para realizar as fotografias dos seus produtos/serviços.
Com os avanços tecnológicos hoje em dia dispõe de uma variedade de telemóveis com câmaras fotográficas com bastante qualidade profissional.
Caso opte por esta opção procure fotografar sobre um fundo neutro, de preferência branco para dar destaque total ao seu produto.
Não se esqueça também do factor luz. A iluminação também é um aspecto importante a ter em conta.
Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e que estas venham a ser lhe úteis.
Caso necessite de ajuda profissional ou tenha necessidade de contratar um profissional para fazer uma sessão fotográfica, fale connosco.