Infográficos - Uma poderosa ferramenta
Infográficos uma poderosa ferramenta pois misturam texto, recursos visuais e design podem certamente funcionar como um complemento do marketing de conteúdo da sua empresa.
Mas afinal com que são os infográficos?
São representações visuais que recorrem a textos breves com figuras e esquemas com o objectivo de expor um conteúdo.
Misturar texto e imagens estimula consequentemente ambos os lados do cérebro. O direito, responsável por entender e interpretar imagens, e o esquerdo, ligado ao raciocínio lógico e à escrita.
Pode por isso ver os infográficos como uma forma de facilitar a compreensão dos conteúdos que quer transmitir.
Quando bem feito, o infográfico tem certamente 30 vezes mais hipóteses de ser lido que um artigo e em resultado disso pode gerar um aumento de 12% de tráfego para o seu website.
Finalmente, para além de fácil de partilhar e gerar leads, o infográfico ajuda acima de tudo a fortalecer o reconhecimento da sua marca.
Ideias chave para um infográfico de sucesso
Foco
Centrado num tópico
Organização
Elementos estruturados e integrados
Visual
Conteúdo atrativo, interessante e de fácil leitura
Tratando-se de um conteúdo visual, o design assume uma importância vital por isso há que ser criativo e comunicar visualmente.
Passos para a produção de um infográfico
- Definir público alvo e tema
Quem é o seu público alvo e o quer quer comunicar? De nada lhe serve ter um conteúdo visualmente bem conseguido e com uma escrita impecável se o mesmo não for pensado para nenhum destinatário específico.
- Pesquisar informações e dados
Quanto mais informação, mais rico será o material apresentado (estatísticas, números, dados, exemplos, etc).
- Esquematizar ideias e ordem de apresentação
Estruture a ordem de apresentação da informação e segmentação do conteúdo de forma a facilitar a sua compreensão.
- Estruturar o design
Defina cores, letras e tamanho da mesma, tipo e quantidade de imagens bem como ícones e gráficos a utilizar.
- Inserir links para as redes sociais e website
Este é um aspecto importante. Não só permite divulgar quem produziu a informação como contribui adicionalmente para disseminar os seus outros conteúdos (artigos de blog, etc).
- Revisão final
Antes de publicar não se esqueça nunca de dar uma vista de olhos pelo material que produziu e corrigir possíveis erros.
Eis alguns exemplos de infográficos que criamos para apresentar alguns dos nossos conteúdos.
À primeira vista pode parecer assustador ou até mesmo uma tarefa difícil de concretizar para quem não é um designer.
No entanto, para além das vantagens atrás referidas tem ao seu dispor vários recursos que o podem ajudar nesta tarefa.
Recomendamos o Canva.com, um software online gratuito e fácil de utilizar.
Caso tenha dúvidas já sabes estamos ao seu dispor.