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Infográficos – Uma poderosa ferramenta

Uma mistura de texto, recursos visuais e design que podem funcionar como um complemento do marketing de conteúdo da sua empresa. Mas afinal com que são os infográficos?

São representações visuais que recorrem a textos breves com figuras e esquemas com o objectivo de expor um conteúdo. Ao misturar texto e imagens, o infográfico, estimula ambos os lados do cérebro, o direito responsável por entender e interpretar imagens e o esquerdo, ligado ao raciocínio lógico e à escrita. Pode ver os infográficos como uma forma de facilitar a compreensão dos conteúdos que quer trasmitir.

Quando bem feito, o infográfico tem 30 vezes mais hitpóteses de ser lido que um artigo e pode gerar, em média, um aumento de 12% de tráfego para o seu site. Para além de fácil de partilhar, gerar leads, também ajuda a fortalecer o reconhecimento da sua marca.

Ideias chave para um infográfico de sucesso

Foco

Centrado num tópico

Organizado

Elementos estruturados e integrados

Visual

Conteúdo atrativo, interessante e de fácil leitura

Tratando-se de um conteúdo visual, o design assume uma importância vital por isso há que ser criativo e comunicar visualmente.

Passos para a produção de um infográfico

  1. Definir páblico alvo e tema
    O primeiro passo para fazer um infográfico é definir quem é o seu público alvo e o quer quer comunicar. De nada lhe serve ter um conteúdo visualmente bem conseguido e com uma escrita impecável se o mesmo não for pensado para nenhum destinatário específico.
  2. Pesquisar informações e dados
    Quanto mais informação, mais rico será o material apresentado (estatísticas, números, dados, exemplos, etc).
  3. Esquematizar ideias e ordem de apresentação
    Estruturar a ordem de apresentação da informação e segmentação do conteúdo de forma a facilitar a sua compreensão.
  4. Estruturar o design
    Definir cores, letras e tamanho da mesma, tipo e quantidade de imagens bem como ícones e gráficos a utilizar.
  5. Inserir links para as redes sociais e website
    Este é um aspecto importante não só porque permite divulgar quem produziu a informação bem como contribui para disseminar os seus outros conteúdos (artigos de blog, etc) e desta forma atrair mais visitantes.
  6. Revisão final
    Antes de publicar não se esqueça nunca de dar uma vista de olhos pelo material que produziu e corrigir posssíveis erros.

Eis alguns exemplos de infográficos que criamos para apresentar alguns dos nossos conteúdos.

Ao princípio pode parecer assustador ou até mesmo uma tarefa difícil de concretizar para quem não é um designer, mas para além das vantagens atrás referidas dispõe de vários recursos que o podem ajudar nesta tarefa.

Recomendamos o Canva.com, um software online gratuito fácil de utilizar. Caso tenha dúvidas já sabes estamos ao seu dispor.

AnitaInfográficos – Uma poderosa ferramenta

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