fbpx

Infográficos – Uma poderosa ferramenta

Uma mistura de texto, recursos visuais e design podem certamente funcionar como um complemento do marketing de conteúdo da sua empresa.

Mas afinal com que são os infográficos?

São representações visuais que recorrem a textos breves com figuras e esquemas com o objectivo de expor um conteúdo.

Misturar texto e imagens estimula consequentemente ambos os lados do cérebro. O direito, responsável por entender e interpretar imagens, e o esquerdo, ligado ao raciocínio lógico e à escrita.

Pode por isso ver os infográficos como uma forma de facilitar a compreensão dos conteúdos que quer transmitir.

Quando bem feito, o infográfico tem certamente 30 vezes mais hipóteses de ser lido que um artigo e em resultado disso pode gerar um aumento de 12% de tráfego para o seu website.

Finalmente, para além de fácil de partilhar e gerar leads, o infográfico ajuda acima de tudo a fortalecer o reconhecimento da sua marca.

Ideias chave para um infográfico de sucesso
Foco
Centrado num tópico
Organização
Elementos estruturados e integrados
Visual
Conteúdo atrativo, interessante e de fácil leitura

Tratando-se de um conteúdo visual, o design assume uma importância vital por isso há que ser criativo e comunicar visualmente.

Passos para a produção de um infográfico
  • Definir público alvo e tema
    Quem é o seu público alvo e o quer quer comunicar? De nada lhe serve ter um conteúdo visualmente bem conseguido e com uma escrita impecável se o mesmo não for pensado para nenhum destinatário específico.
  • Pesquisar informações e dados
    Quanto mais informação, mais rico será o material apresentado (estatísticas, números, dados, exemplos, etc).
  • Esquematizar ideias e ordem de apresentação
    Estruture a ordem de apresentação da informação e segmentação do conteúdo de forma a facilitar a sua compreensão.
  • Estruturar o design
    Defina cores, letras e tamanho da mesma, tipo e quantidade de imagens bem como ícones e gráficos a utilizar.
  • Inserir links para as redes sociais e website
    Este é um aspecto importante. Não só permite divulgar quem produziu a informação  como contribui adicionalmente para disseminar os seus outros conteúdos (artigos de blog, etc).
  • Revisão final
    Antes de publicar não se esqueça nunca de dar uma vista de olhos pelo material que produziu e corrigir possíveis erros.

Eis alguns exemplos de infográficos que criamos para apresentar alguns dos nossos conteúdos.

À primeira vista pode parecer assustador ou até mesmo uma tarefa difícil de concretizar para quem não é um designer.

No entanto, para além das vantagens atrás referidas tem ao seu dispor vários recursos que o podem ajudar nesta tarefa.

Recomendamos o Canva.com, um software online gratuito e fácil de utilizar.

Caso tenha dúvidas já sabes estamos ao seu dispor.

Este artigo foi útil?

Obrigado pelo seu feedback!
Recommend
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIN
Share
Leave a reply