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Instagram Direct – Sabe como utilizá-lo?

Certamente já ouviu falar no Instagram Direct, mas sabe o que é e como o pode utilizar na sua estratégia de marketing?

Pois é, o Instagram Direct não é mais do que uma ferramenta de comunicação directa. Para além facilitar a interacção entre os usuários do Instagram esta ferramenta tem diversas vantagens quando utilizada correctamente numa estratégia de marketing. A saber:

  • conectar com as pessoas certas
  • aumentar a visibilidade
  • relacionar com os seguidores
  • fidelizar clientes
  • aumentar o engajamento

Se pensar que de acordo com o Social Media Trends de 2019, o Instagram era utilizado por 89,4% das empresas consegue perceber porque razão esta plataforma é uma grande fonte de oportunidades de negócio para as empresas.

O que é o Instagram Direct

Muito semelhante ao Messenger, do Facebook, esta ferramenta permite-lhe enviar mensagens instantâneas para diálogo directo entre pessoas. Possibilita, igualmente, a transmissão de vídeos, links, imagens e textos.

Bem vistas as coisas, esta pode ser considerada, por conseguinte, como uma forma privada de contacto, uma vez que só o emissor e o receptor têm acesso às informações partilhadas. Tem ainda, a particularidade de permitir a criação de grupos, em que todos os participantes têm acesso às informações que vão sendo publicadas.

O facto de na mesma plataforma que utiliza regularmente para visualizar publicações de amigos e marcas favoritas e onde publica as suas fotos, o cliente conseguir, igualmente, colocar as suas dúvidas sem ter de clicar em links, é sem dúvida uma grande mais valia.

Enquanto empresa, só tem a ganhar, porque encortando o caminho que o cliente tem de percorrer bem como as interferências, na sua tomada de decisão de compra, o retorno será com certeza maior.

Dicas de Utilização do Instagram Direct
  • Enviar Conteúdo

    Todas as marcas têm seguidores fiéis que gostam de estar permanentemente em contacto com elas. Estes merecem ser tratados de maneira especial, Enviar conteúdo exclusivo, como notícias em primeira mão, imagens e vídeos do dia-a-dia da empresa, etc são formas de aproximar as marcas dos seus fãs. Uma mensagem privada faz com que se sintam realmente especiais e por conseguinte no boca-a-boca falem bem de si a outros usuários.

  • Reconhecer, relacionar e premiar seguidores leais

    Reconhecer quem se relaciona com a sua marca, seguindo-a, comentando e compartilhando os seus conteúdos pode ser muito vantajoso até mesmo para simplesmente divulgação da marca.

    Quando dizemos recompensar não estamos necessariamente a falar de recompensas físicas. Óbvio, que estar são muito bem aceites, mas poderá ser um simples envio de vales de desconto ou amostras gratuitas ou até mesmo convites para visitar a empresa.

  • Recolher feedback, divulgar e testar

    O Instagram Direct permite-lhe enviar posts para um grupo selecionado a pedir opiniões. Os enquetes, por exemplo, permitem-lhe obter feedback obre conteúdos, produtos e serviços.

  • Comunicar ofertas, lançamentos e novidades

    Pode igualmente utilizar esta ferramenta de forma a aumentar as interacções dos seguidores, colectar leads, divulgar produtos e até realizar vendas, Imagine enviar mensagens privadas a informar sobre promoções relâmpago, sorteios, passatempos, etc.

  • Compartilhar conteúdos gerados por usuários

    Se criar uma hashtag que os clientes possam utilizar ao publicarem fotos deles a utilizar os seus produtos, está a aumentar a confiança de futuros clientes através de uma prova social. Esta prova social tem uma enorme influência na tomada de decisão de compra.

    Deixe que os seus seguidores o ajudem a divulgar a sua marca, não esquecendo, no entanto, que deverá ter o seu consentimento para fazer resposts nos canais da sua marca.

  • Suporte e atendimento ao cliente

    Esta é, possivelmente, a função mais valiosa do Instagram Direct. Sendo que cada vez mais as pessoas passam mais tempo nos canais digitais, estes passam a ser também o seu canal preferencial para recorrer ao apoio ao cliente.

    A plataforma dispõe do recurso de respostas rápidas que o ajudam a responder rapidamente a perguntas de rotina. Não são respostas automáticas, apenas ficam gravadas e manualmente só tem de as selecionar e fazer o envio.

Estas são apenas algumas das vantagens da utilização do Instagram Direct no marketing da sua empresa. Este é um canal ideal para conversas e respostas rápidas pelo que não convêm, de todo, que o utilize para fazer vendas directas. Dê prioridade a estabelecer relacionamentos com os clientes através de uma comunicação amigável.

Finalmente, não se esqueça que menos é mais, por isso, não envie mensagens em demasia, sobretudo com o intuito de vendas.

Esperamos ter ajudado, de certa forma, a explicar o que é o Instagram Direct e como a ferramenta o pode ajudar a alcançar os melhores resultados para a sua marca.

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