Não há dúvidas que a pandemia ocasionada pelo coronavírus foi de um duro golpe para a economia mundial fazendo com que houvesse uma redução da faturação.
As restrições para a mobilidade e economia
Como já se sabe, uma das primeiras medidas que quase todos os Governos colocaram em marcha, foi as restrições em relação à mobilidade dos cidadãos, o que fez com que as possibilidades de consumo físico baixassem drasticamente, já que passou a ser impossível adquirir quase tudo nos estabelecimentos comerciais.
Mas, ao mesmo tempo, essa circunstância fez com que as lojas e os fornecedores de serviços que usam a internet como meio, tenham conseguido capturar mais clientes dispostos a consumir, pelo que em muitos casos, começaram a solicitar os serviços de uma agência de marketing digital para poder aceder a todos esses compradores que, de outra forma, não poderiam chegar.
Comércio na internet e marketing digital
Com efeito, se até agora a economia da Internet ia ganhando cada vez mais terreno, o que poderíamos chamar de “comércio local”, a crise do coronavírus foi uma verdadeira vitória para a primeira. Na verdade, a cada dia que passa há mais estabelecimentos físicos que se incorporam no mundo virtual e as possibilidades de comprar qualquer coisa pela rede aumentam progressivamente.
Por isso, como já existem inúmeras opções para poder comprar online, é necessário que o seu site se destaque dos restantes e chegue ao ecrã do consumidor antes de qualquer outro. Na verdade, esta situação é cada vez mais fácil, já que cada vez mais pessoas têm dados móveis e estão constantemente online.
Para isso, é necessário desenvolver uma estratégia, na qual o papel de uma boa agência de marketing digital é fundamental, tanto para obter uma boa posição nos resultados de pesquisa como para divulgar o seu produto, por exemplo, nas redes sociais que cada vez mais utilizadas, como é o caso do Instagram.
A importância do SEO em tempos de coronavírus
O mais frequente na hora de efetuar uma compra pela internet é começar a procurar no Google quais são as várias opções que temos ao nosso alcance. Neste sentido ocupar uma boa posição nos resultados de pesquisa é fundamental no momento de atrair novos clientes que, como referimos, são mais numerosos desde o começo do confinamento causado pelo Covid-19.
Por isso, os serviços que uma empresa de marketing digital podem oferecer são vitais para o aumento da faturação, porque os seus trabalhadores são experts em posicionamento SEO e conseguirão colocar em marcha uma estratégia que levará a sua web a ocupar as tão procuradas primeiras posições do Google.
Publicidade Digital e Covid-19
Mas não basta ocupar uma boa posição nos resultados de pesquisas na web, já que muitas vezes consumimos certos produtos como consequência de os termos visto publicitados noutro meio como a imprensa, rádio, televisão ou até mesmo nas ruas das cidades. No entanto, com a pandemia mundial que estamos a viver, o uso da internet obteve um extremo incremento, pelo que se transformou na melhor “montra” para dar a conhecer o que temos para oferecer.
Contudo, desenvolver uma campanha de marketing online é algo que normalmente não podemos nós mesmos fazer, pois requer uma série de conhecimentos que nao sao comuns e que costumam estar nas mãos de determinados profissionais que sabem como realizar campanhas online de forma a angariar clientes.
Assim, podemos concluir que o marketing digital é uma ferramenta que em circunstâncias normais pode garantir um aumento significativo das suas vendas online, mas que agora passou a ser fundamental na medida em que a internet está a alcançar uns números domésticos muito superiores aos que tinha antes da crise do coronavírus.
Cada vez mais empresas estão a desenvolver mais estratégias para usá-la como meio de aproximar os seus produtos e serviços aos clientes, como é o caso das companhias de eletricidade que já possibilitam contratar luz ou serviços adicionais através da própria web.