Quem tem um website sabe da importância que as landing pages têm para a taxa de conversão de clientes e deveria por isso estar a par das melhores práticas para criar páginas de entrada com elevada taxa de conversão.
Abaixo apresentamos um resumo das 12 melhores práticas para criar landing pages de alta conversão.
1. UTILIZE O CONSTRUTOR DE PÁGINAS DE CONVERSÃO CORRECTO PARA O SEU NEGÓCIO
Nada melhor do que começar por utilizar as ferramentas correctas. Para quem tem um site desenvolvido em WordPress e quer ter uma landing page em que não seja necessário sair do dashboard, o Elementor é uma óptima opção. Este plugin permite-lhe escolher entre cerca de 300 templates que poderá customizar tanto na versão desktop como mobile.
2. MANTENHA A LANDING PAGE SIMPLES
Esta é uma dica que não sai de moda. Uma landing page simples facilita aos visitantes a compreensão daquilo que têm para lhes oferecer bem como a encontrar o botão de call-to-action (CTA). Landing pages complicadas e com demasiada informação tendem a confundir os visitantes ao invés de os converter.
Aquando da criação da sua página coloque a seguinte questão: Quais são os elementos chave para levar os visitantes à conversão?
3. TEXTO EFICIENTE
No que respeita à conversão e mesmo tendo pouco texto na sua landing page, é importante que deixe claro aos visitantes quais são os benefícios dos seus produtos/serviços. Pode esquematizar a informação com recurso a icons de forma a sintetizar o texto ou utilizando texto em negrito para realçar aspectos.
4. COMPREENDA AS NECESSIDADES DOS VISITANTES
As necessidades variam de acordo com as diferentes indústrias e tipos de negócio. Por exemplo, a landing page do Airbnb é direcionada para pessoas que estão interessadas em alojar visitantes nas suas casas. A maioria dessas pessoas quer ser anfitrião devido às compensações financeiras. Assim sendo, faz todo o sentido que o Airbnb disponibilize uma calculadora para ajudar os potenciais anfitriões a calcularem os lucros que podem vir a ter.
5. REMOVA BARRAS DE NAVEGAÇÃO
O objectivo destas landing pages é converter o visitante, pelo que é necessário que consiga manter o visitante nestas mesmas páginas até que ele tome uma acção e não se perca em múltiplas páginas. Uma barra de navegação aqui seria uma distração o que poderia fazer os visitantes abandonarem a página para visitarem outras páginas, baixando a sua taxa de conversão.
O visitante deve manter-se focado na sua oferta.
6. BASTANTE ESPAÇO BRANCO
Ter espaço branco entre os diferentes elementos da sua landing page facilita a leitura e compreensão do seu texto. O visitante deve ficar esclarecido em poucos segundos para assim poder tomar a decisão de seguir ou não. O espaço em branco deve ser utilizado para chamar atenção sobre o que realmente quer destacar.
7. UTILIZE UM BOTÃO DE CALL-TO-ACTION
Veja este botão como um caminho para a conversão, pelo que não deve passar despercebido ao visitante.
O botão deverá estar relacionado com a sua oferta.
Evite palavras genéricas como “submeter”.
A utilização de botões com cores que contrastam com a imagem de fundo funcionam bem.
8. UTILIZE RECURSOS VISUAIS
Imagens e vídeos ajudam a captar a atenção e consequnetemente conduzir os visitantes a agir. Pode utilizar estes recursos como um complemento à mensagem da página ou para fazer passar a própria mensagem.
9. UTILIZE A PROVA SOCIAL PARA AUMENTAR A CONFIANÇA
Como pode convencer visitantes a acreditarem na sua palavra e a submeterem informações?
Uma forma fácil é mostrar como outras pessoas beneficiaram consigo. Testemunhos reais de outras pessoas tem mais peso para um novo visitante do que as suas próprias palavras. Mostrar os logotipos de empresas reconhecidas que trabalham consigo também é uma forma de mostrar reconhecimento pelos seus produtos/serviços.
10. UTILIZE “IMANS” DE CONVERSÃO
Se quer obter leads genuínos comece por fornecer valor. Pense nas soluções que pode oferecer aos potenciais clientes para solucionar rapidamente os seus problemas. Por exemplo, ofereça um e-book com informação relevante em troca de informações de contacto.
11. OPTIMIZE A LANDING PAGE PARA OS MOTORES DE PESQUISA
A optimização é crucial para gerar segmentação e tráfego gratuito. Pesquise as palavras chave e encontre aquela que lhe será mais valiosa e de seguida optimize o texto da sua página para essa mesma palavra chave.
12. FAÇA TESTES A/B
Realizar constantemente testes A/B à sua página é bom para melhorar as suas conversões. Encontrar o melhor desempenho para a sua landing page requer testar vários elementos em simultâneo, analisar as conversões em cada alteração que faça e implementar as devidas alterações necessárias.
Não esqueça que os testes A/B são um processo contínuo.
A criação de landing pages com alta conversão requer trabalho. A listagem que lhe deixamos acima com as melhores práticas para landing pages com elevada taxa de conversão fornece-lhe tópicos importantes que deverá ter em consideração.
Se ficou com dúvidas ou precisa de ajuda contacte-nos.