fbpx

Métodos pagamento online mais utilizados em Portugal

Com o E-Commerce a tornar-se cada vez mais popular em Portugal e sendo a previsão de que em 2020 se atinjam os 9 milhões de utilizadores de internet, convêm ficar a par dos métodos pagamento online mais utilizados em Portugal antes de decidir quais pode disponibilizar aos seus clientes.

Abaixo deixamos aqueles que na nossa opinião são os mais utilizados.

1- PayPal

Este é o método de pagamento mais utilizado na internet, com 153 milhões de clientes em todo o mundo, disponível em 190 mercados e com 23 moedas diferentes.

Similarmente a outros métodos este é fácil e rápido de integrar em qualquer website. É acima de tudo seguro para os utilizadores e permite aceitar a maior parte dos cartões.

As taxas cobradas podem ir de 1,9% (+0,35€) a 3,4% (+0,35€), no entanto, não tem de pagar nada à Paypal enquanto a venda não for paga.

2- Cartão de Crédito

Os pagamentos por este método implicam a utilização de uma empresa creditada para o efeito. Tem ao seu dispor a EasyPay, o Stripe ou a HiPay, sendo as taxas/comissões variáveis consoante o fornecedor.

As redes de cartões mais populares são Visa e Mastercard no caso de crédito e VisaElectron e Maestro para débitos.

No nosso país tem crescido a utilização do serviço 3D-Secure, que permite o pagamento através da introdução de um código de utilização única enviado por SMS para o telefone do titular do cartão.

Existe ainda o serviço MBNet, em que é gerado um cartão de pagamento virtual, para uma ou várias utilizações.

3- Referência Multibanco

Hoje em dia, e essencialmente por questões de privacidade, as pessoas continuam a preferir fazer os pagamentos através de referência multibanco. Certamente porque desta forma não têm de fornecer os dados dos cartões de crédito.

É um método fácil, simples e seguro que pode ser utilizado no Multibanco ou por Homebanking da instituição bancária.

4- MBWay

Por ser uma solução digital tem vindo a ganhar terreno no mercado. Primeiro por ser uma solução interbancária e adicionalmente por permitir fazer compras através de smartphones ou tablets.

Para fazer um pagamento online por este método o comprador tem apenas de inserir o número do telefone na loja online e imediatamente recebe um pedido na app MBWay para autorizar o pagamento. Consequentemente e automaticamente o pagamento é debitado da conta do cliente.

5- Transferência Bancária

A transferência bancária continua a ser uma das principais e mais seguras formas de pagamento online.

Simples de utilizar implica apenas a confirmação manual da encomenda no website.

6- PayShop

Finalmente a Payshop, uma solução de pagamentos portuguesa que permite o pagamento online mediante a visita a um agente PayShop com uma referência. Podem ser postos de abastecimento, supermercados, papelarias, tabacarias, etc.

O serviço tem disponível uma rede de cerca de 6800 pontos, dos quais 4400 agentes PayShop.

Métodos de Pagamento do Futuro

Os indicadres que existem até aos dias de hoje apontam para que o futuro passe pelas carteiras electrónicas. Assim sendo estas vão substituir as carteiras físicas através do pagamento de compras com recurso aos smartphones.

A Apple Pay através do sistema de pagamento NFC (Near Field Communication) permite que as informações, como detalhes do cartão de crédito ou débito, sejam extraídas pela aplicação permitindo o pagamento através do telefone.

Já a Samsung dispõe do Samsung Pay cujo funcionamento é semelhante ao Apple Pay e que tem adicionalmente a vantagem de oferecer recompensas nas compras diárias.

Recomendar
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIN
Partilhar
Deixar um comentário