Até à bem pouco tempo a maioria do tráfego web provinha do desktop e por isso mesmo a projecção e desenvolvimento web tinham como objectivo ir ao encontro desta experiência.
A Google, baseia-se na versão desktop dos websites para classificar e indexar nas SERP – Search Engine Result Page. No entanto, os tempos têm vindo a mudar.
Conforme mostram as estatísticas, em 2018, a evolução dos dispositivos móveis, a melhoria na sua usabilidade e velocidade de carregamento, resultaram em que o acesso aos websites passasse a ser feito preferencialmente nestes dispositivos. A taxa de penetração dos dispositivos móveis atingiu os 58% de taxa de utilização.
Na sequência desta evolução a Google lançou a 1 de Julho deste ano a Mobile-first Index.
Mobile-first Index
Tal como o nome indica o novo algoritmo da Google passa a fazer a indexação dos websites, em primeiro lugar, pelas versões mobile dos mesmos.
Quer isto dizer que não é obrigatório dispor de uma versão específica para mobile pois a versão desktop é incluída no índice que origina as classificações.
No entanto, lembre-se que nos dias de hoje é crucial ter um website responsivo, optimizado para todos os dispositivos. Caso contrário será mal classificado pelos motores de pesquisa.
Actualmente não basta ter um website mobile friendly. É necessário, se não mesmo obrigatório, que o mesmo seja pensado e desenvolvido para o seu principal público alvo, os dispositivos móveis (mobile-first).
Como avaliar se o seu site está preparado para o novo algortimo
Sendo que foi o aumento das pesquisas via mobile que originou este novo algoritmo convêm verificar que está preparado para o mesmo. Aqui ficam algumas dicas.
Para quem já dispõe de um website mobile friendly já é meio caminho andado bastando apenas fazer as adaptações necessárias para se tornar mobile-first.
Se ficou com dúvidas ou precisa de ajuda para fazer adaptações ao seu website, na Colour Invasion, estamos ao seu dispor para ajudar no que for necessário. Contacte-nos
Fonte: Mindseo, Perficient Digital e One Day Testing.