fbpx

Mobile First vs Sites Responsivos

Já aqui falamos anteriormente sobre o que são sites responsivos e a sua importância. Mobile First e Sites Responsivos, embora possa parecer similar um site desenvolvido para mobile first, é diferente de um site que é optimizado para dispositivos móveis.

Dados recentes apontam para um aumento de 7 vezes mais usuários de internet móvel entre 2017 e 2022, por essa razão talvez seja boa ideia repensar o design do seu site caso ainda não seja “mobile first“.

COMO DISTINGUIR UM SITE MOBILE FIRST DE UM SITE RESPONSIVO

Ao dar prioridade aos usuários móveis garante que independentemente do dispositivo com que acede ao site, ou seja, quer tenha uma tela pequena ou grande, não vai perder nem informação nem qualidade. Normalmente, os sites mobile first utilizam imagens grandes, com pouco texto e menus à base de ícones.  O site da Apple, do Youtube e do Airbnb são bons exemplos de designes funcionais para usuários móveis.

ESTRATÉGIAS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

  • Mantenha a simplicidade consolidando o conteúdo

    Em primeiro lugar comece por categorizar o seu conteúdo bem como o desempenho de determinadas áreas de conteúdo. O Google Analytics é uma óptima ferramenta para o ajudar nesta tarefa.

  • Renove o design

    O WordPress oferece-lhe os temas mais versáteis para criar um site mobile first. Caso já tenha um site e vá fazer uma reformulação, para este tipo de abordagem, o mobile first, provavelmente terá de escolher um novo tema uma vez que esta não é adaptável a design já existentes.

  • Tire o máximo benefício da tecnologia móvel

    O design projectado para dispositivos móveis tem a grande vantagem de não estar restrito no tempo e espaço em que o usuário do desktop estaria. Em resultado abre-lhe a possibilidade de recorrer a elementos como a Realidade Aumentada (AR), activação por voz, recursos de tela sensível ao toque, etc.

    Imagine oferecer cupões de desconto aos seus visitantes, sendo que este apenas terá de fazer girar uma roda passando o dedo sobre o ecrã do seu dispositivo.

    Outra possibilidade é, através da AR proporcionar experiências onde os visitantes podem ver como os produtos virtuais ficariam nas suas casas. Poderá igualmente considerar a possibilidade de criar opções de vendas baseadas na localização.

Sendo que a utilização da internet via dispositivos móveis tem tendência a aumentar ainda mais, parece que talvez esteja na hora de reformular o seu site e implementar práticas adaptadas a dispositivos móveis.

Caso precise de ajuda já sabe, estamos ao seu dispor, contacte-nos teremos todo o gosto em  o ajudar.

Recomendar
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIN
Partilhar
Tagged in
Deixar um comentário